Thompson Mota
Se endividar pela falta de pagamento do cartão de crédito ou por entrar no cheque especial sempre foi algo perigoso. E, com a alta dos juros de várias operações financeiras, o risco aumenta ainda mais. O Banco Central informou que os juros médios cobrados pelos bancos nas operações com cartão de crédito rotativo, a modalidade mais cara do mercado, subiram para 403,5% ao ano. Esse é o maior valor desde março de 2011. Os juros do cheque especial também apresentaram aumento recorde e chegaram a 253,2% ao ano, representando a maior marca desde setembro de 1995. As compras a crédito e a opção de usar o cheque especial até parecem uma facilidade, mas, se não houver controle e organização das finanças, podem se tornar uma armadilha para o consumidor.
ARMADILHA FINANCEIRA II
Isso porque, além de dever o valor da compra, são acrescidos os juros cobrados pelo banco. Assim, se a pessoa perder o prazo de pagamento ou não tiver dinheiro, a situação só piora: a dívida vira uma bola de neve, pois a cada mês novos juros são acrescentados e o valor aumenta mais ainda. Procure cortar gastos desnecessários e evite pagamentos a prazo com o cartão de crédito. As compras por impulso, que ocorrem com frequência com a chegada das festas de fim de ano ou em dias em que o consumidor está mais “emotivo”, podem trazer prejuízos ainda maiores. Na maioria dos casos é melhor guardar o dinheiro e pagar à vista. Muitas empresas oferecem descontos nessa forma de pagamento e o consumidor evita correr o risco de se endividar.
Atualmente, é comum muitas pessoas estarem com a cabeça cheia de ocupações e vários problemas para serem resolvidos ao mesmo tempo. Como se não bastassem as múltiplas tarefas e os inúmeros lembretes que sobrecarregam a mente, ainda existem as preocupações relacionadas à casa, à família e a outras atividades. Quando percebem, as pessoas estão se queixando de que o cérebro está a ponto de explodir e os problemas, em vez de estarem solucionados, na verdade, estão causando mais confusão. Então, o que fazer? O primeiro passo é concentrar-se em apenas uma tarefa para não ser interrompido por outras. Para treinar, faça algumas paradas entre as atividades e não preencha o descanso com outras. Nossa mente é como uma caixa de ferramentas. Ela deve estar organizada com informações que são úteis quando precisamos. Então, temos que selecionar o que é importante apenas para aquele momento.
CÉREBRO II
Em segundo lugar, é preciso criar um planejamento e traçar objetivos diariamente. Quando entendemos que nosso cérebro é um cofre e que devemos guardar nele o que temos de mais precioso, automaticamente cuidamos dele com mais atenção. A partir do momento que você sabe o que quer e aonde quer chegar, pode programar metas todos os dias para obter esse resultado. Para conseguir fazer esse planejamento, verifique qual é seu ritmo biológico e esquematize as tarefas mais complexas ou os problemas mais difíceis para aquele período do dia em que você rende mais. Mas é importante que nessas horas a pessoa desligue os gatilhos que a fazem se distrair.
Para se comunicar com Deus, a oração é uma ferramenta poderosa. Ela é um dos canais usados para materializar aquilo que se deseja, como a cura de uma doença, por exemplo. Muitas pessoas têm alcançado milagres na saúde por meio das orações. Por isso, a ciência foi em busca de estudos que pudessem reconhecer o valor da prece na cura e na reabilitação de doenças.Um dos estudos foi realizado pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos. A pesquisa, que contou com a participação de 1.500 médicos, mostrou que a oração, aliada à fé, evita que as pessoas fiquem doentes e colabora para uma rápida reabilitação das que já estão enfermas. Os resultados indicaram que pessoas que oram mais apresentam melhor saúde física e mental.
Elas geralmente lidam melhor com o estresse, tornam-se mais otimistas e experimentam menos ansiedade.
VIP LEILÕES
No mercado de leilões judiciais e extrajudiciais deste a década de 90, a agência organizadora de leilões e gestora de pátios VIP LEILÕES tem a sua história marcada por um crescimento fundado em muito trabalho, qualificação profissional, dedicação aos parceiros e transparência e honestidade em suas ações. São essas bases que marcaram nossa história e orientam o nosso futuro. Parece até verdade, transparência e honestidade são itens que não acontecem aqui em Santarém. Chamo atenção do Ministério Público, dos diretores da VIP em São Luís (MA) e do próprio Detran para possível liberação de veículos sem recolhimento de tributos estaduais. Deve estar circulando em nossa cidade uma lista com liberação de veículos sem vistoria. Caso seja confirmada a mutreta, a VIP Leilões pode perder a concessão do serviço por quebra de contrato. Conheço o Delegado Nilton Atayde, diretor geral do Detran, ele não compactua com roubalheira.
“Eu me defendi com meus pés. Mas era como lutar um com o outro. Eu realmente só queria que ele parasse.” Foi uma tentativa de defesa malsucedida. O relato, feito por uma jovem de 21 anos, é parte da descrição de uma agressão que terminou na delegacia. Essa poderia ser mais uma das tantas tristes histórias de violência doméstica que acontecem ao redor do mundo, mas tem uma peculiaridade: a declaração foi feita pela cantora Rihanna, quando o cantor Chris Brown, seu então namorado, atacou-a durante uma discussão. Na ocasião, em entrevista à rede de TV americana ABC, a cantora contou detalhes sobre o caso. Brown, que tinha 20 anos, mordeu, sufocou a artista até que ela ficasse sem fôlego e deu vários socos no olho dela.
VIOLÊNCIA CONTRA MULHER II
Fotos dela machucada circularam pela internet logo após a agressão. Hematomas e marcas no rosto puderam ser vistas. O cantor foi julgado e condenado a cinco anos em liberdade condicional e teve de prestar 180 horas de serviços comunitários para cumprir a pena. Apesar de o tempo ter apagado as marcas físicas, ela explica que as cicatrizes permanecem por dentro. “O que os homens não compreendem quando batem em uma mulher é que o rosto, o braço quebrado, o olho roxo vão se curar. Esse não é o problema. O problema é a ferida por dentro. Você lembra, você relembra o tempo todo. Isso volta para você, quer você queira ou não. É doloroso”, afirmou.
VIOLÊNCIA CONTRA MULHER III
Agressões contra a mulher ganham repercussão quando acontecem no meio artístico, mas ocorrem em todas as esferas da sociedade. Segundo um levantamento da Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República (SPM-PR), 77% das mulheres que vivem em situação de violência sofrem agressões semanais ou diárias. Em mais de 80% dos casos, a violência foi cometida por homens com quem as vítimas têm ou tiveram algum vínculo afetivo. Foi o que aconteceu com a jornalista Vanessa Freitas. Ela viveu uma relação cheia de altos e baixos e precisou procurar ajuda. “Meu casamento durou seis anos e, nesse tempo, sofri agressões verbais e físicas. No início, as crises de raiva eram por causa de ciúme. Depois, as explosões aconteciam por qualquer motivo, a qualquer hora”, relembra.
MOTINHAS
Efeito Dilma: Em um cenário de crise político-econômica no Brasil, o desemprego é uma grande preocupação. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no segundo trimestre deste ano, quase dois milhões de pessoas estão em busca de uma colocação no mercado de trabalho. XX Imagine pagar para estudar em uma das maiores instituições de ensino do País, dedicar-se aos estudos, estar no mesmo patamar que outros estudantes e, mesmo assim, ser julgado como um ser inferior. XX Foi assim que os alunos negros da Universidade Presbiteriana Mackenzie se sentiram ao encontrar a seguinte frase pichada em um banheiro da faculdade de direito da instituição, na capital paulista: “Lugar de negro não é no Mackenzie é no presídio” Isso é lamentável, partindo de futuros Advogados. XX Pode uma pessoa ser bilionária, mundialmente famosa e não ser feliz? A resposta pode ser dada por Corinna Betsch, esposa do ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher. Schumacher é o piloto que mais arrecadou dinheiro na história do automobilismo, alcançando incríveis 730 milhões de euros (mais de 3,1 bilhões de reais). Toda essa fortuna, entretanto, não garantiu ao alemão e à sua família a felicidade. Pense nisso! XX Após o acidente de esqui que o deixou entre a vida e a morte, no final de 2013, ele ainda não se recuperou. De acordo com o jornal Daily Express, o ex-piloto não pode falar ou se locomover e conta com a ajuda de uma equipe médica para tudo. Estima-se que, para mantê-lo vivo em sua casa, a família gaste cerca de 1,5 milhão de reais todos os meses. Até agora, já teriam sido gastos 50 milhões de reais no tratamento. XX O que mata mais jovens no mundo? Alguns responderão que são as drogas, lícitas e ilícitas, que tanto destaque têm entre a juventude. Outros afirmarão que a violência urbana mata mais, com latrocínios e homicídios. Existem ainda aqueles que responderão que são as doenças, como a aids e o câncer, por exemplo. XX De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas o trânsito mata mais no mundo do que o suicídio entre os jovens de 15 a 29 anos de idade. São cerca de 800 mil pessoas por ano tirando a própria vida. XX É um dos assuntos mais comentados desta semana. A edição norte-americana da revista “Playboy” anunciou que não vai mais publicar ensaios nus por causa da concorrência de sites e blogs pornográficos. XX Para os donos, a internet tornou desnecessária a nudez em veículos impressos, deixando as revistas eróticas sem força comercial. Sendo assim, a partir de março de 2016, a publicação continuará com suas musas em poses sensuais, mas sem nu frontal. XX O número de homicídios ocorridos em Santarém, no oeste paraense, reduziu 35% neste primeiro semestre se comparado ao mesmo período de 2014. Nesses primeiros seis meses, também houve uma redução de 30% no número de homicídios ocorridos em 13 municípios do Baixo Amazonas. XX A área é de jurisdição da 12ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP). Nela, houve uma queda de 67 homicídios em 2014 para 48 assassinatos nesses primeiros seis meses de 2015. XX A região tem recebido constantes investimentos na área de segurança pública por parte do Governo do Estado. Pode-se destacar a compra de viaturas e motocicletas, usadas no trabalho ostensivo, a contratação de mais de 120 policiais militares e dezenas de policiais civis entre delegados, investigadores e escrivães. XX Neste sábado tem Garapeira Ypiranga do amigo Cacheado. Vamos lá com a Loira Gelada, Ruiva Destilada, Morena Quente, Negra Gostosa, Bela Dalila e Poderosa Beatriz. Fui!