Atletas santarenos sofrem humilhações em Belém

Atletas dormem no chão
Atletas dormem no chão

Quartos improvisados, colchões finos, falta de água e almoço servido apenas às 19h. Essas são algumas das condições nas instalações de atletas que participam da final dos Jogos Abertos do Pará (Joapa/2015), em Belém.
Desde a última quarta-feira (14), eles estão alojados na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira. “Tudo de maneira improvisada”, disse um dos atletas, de Santarém, que preferiu não se identificar. “Tem delegação que está com mais de dez pessoas em um espaço minúsculo”, acrescentou.
O conforto, segundo o atleta, é nenhum. “O colchão é só uma esponja para separar do chão”.
A reclamação é também sobre a alimentação. “Principalmente no café da manhã. É só um pão e uma fruta”. Segundo ele, na sexta-feira (16), o almoço só chegou por volta das 19h.
“Também falta água nos banheiros, que estão em péssimas condições, e para beber. Somos obrigados a comprar”.
A insegurança no local também preocupa. “Não tem nenhuma. Já vimos assaltos e brigas de gangues em frente onde estamos instalados. E preocupante deixar nossas coisas para ir para o ginásio”.

Várias atlteas dormem amontoadas e com colchões no chão
Várias atletas dormem amontoadas e com colchões no chão

OUTRO LADO
A Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), informou, por meio da Assessoria de Imprensa, que as denúncias não procedem. A secretária Renilce Nicodemos disse desconhecer tais informações. De acordo com a coordenação do Joapa, o fornecimento de alimentação e água está normalizado nas instalações da Sejel, na Aldeia Amazônica, onde estão alojados alguns dos 1.107 atletas que estão participando da fase estadual do Joapa.
Sobre o problema de superlotação, a Seel informou que o grupo que está no local se recusou a ficar hospedado no quartel do Exército, local escolhido pela coordenação para alojamento, e preferiu permanecer no prédio da Aldeia Amazônica. A Seel acatou a decisão e tem mantido equipes de apoio no local.
A Seel informou ainda que o Joapa está sendo realizado em parceria com a Prefeitura de Belém, a qual está responsável pela logística da hospedagem dos atletas. A secretária disse que lamenta o comportamento desse grupo de atletas, uma vez que os demais participantes permanecem seguindo a programação da competição.
A programação do Joapa deverá ser encerrada por volta de meio-dia deste domingo (18).

Isso mostra mais uma vez o descaso que o governador Simão Jatene trata o povo de Santarém e demais municípios do Oeste do Pará. Essa situação é o fim da picada. Está na hora de darmos um basta nisso.
Fonte: RG 15\O Impacto e DOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *