Boto Tucuxi representa o Pará em festival de música e gastronomia em Manaus

Dançarinos do Boto Tucuxi em apresentação em Manaus
Dançarinos do Boto Tucuxi em apresentação em Manaus

No último sábado 31, Manaus recebeu uma noite especial dedicada a um dos seus Estados vizinhos, o Pará. O projeto “Festival Paraense de Música e Gastronomia”, teve como objetivo valorizar a cultura do Norte do Brasil, por meio da música e da culinária e reuniu em um só espaço, diversas opções para quem desejou ‘matar a saudade de casa’ ou conhecer um pouco da cultura paraense.
O festival aconteceu na Arena Via Norte – anexo do shopping localizado no bairro Nova Cidade.
Entre as atrações da noite, estiveram as bandas Sayonara, Pinta Cuia e Amazon Beach. Além disso, o evento também teve apresentação do cantor Waldo César e do Boto Tucuxi – campeão do Sairé 2015, festa religiosa que acontece na vila de Alter do Chão, em Santarém (PA).
Um dos organizadores do festival, Rildo Lessa, disse que a o anexo do shopping se transformou em um complexo onde a música, a cultura e a gastronomia do Pará foram os grandes protagonistas da festa. “Esse evento teve o real objetivo de reunir a comunidade paraense que reside em Manaus e mostrar aos amazonenses a nossa cultura. Foi um evento para todo mundo, sem distinção de região e idade”, declarou.
Ele destacou ainda que a cultura paraense tem grande visibilidade na capital do Amazonas e muitas pessoas que vieram do estado vizinho, atualmente, “abraçaram” Manaus. “Nada melhor do que proporcionar isso para esse povo também. Foi uma grande confraternização de paraenses e amazonenses, uma festa para toda a família”, finalizou.

A Rainha do Lago Verde Mayanny Belo em apresentação em Manaus
A Rainha do Lago Verde Mayanny Belo em apresentação em Manaus

O FESTIVAL – Diversos elementos característicos do Estado do Pará estiveram presentes no festival, a começar pela gastronomia. Com ambiente descontraído e bem estruturado, o evento contou com uma praça de alimentação confortável e recheada de pratos típicos para os “brocados”, entre eles ‘pato no tucupi’, ‘vatapá’, ‘maniçoba’, ‘tacacá’, entre outros.
Todas as delícias presentes na praça de alimentação foram elaboradas pela equipe do Restaurante Recanto do Pará, referência da culinária paraense em Manaus. Considerada uma das culinárias mais “brasileiras” do País, a gastronomia do Pará possui ingredientes que são indispensáveis em seus pratos.
Eles vieram com o acréscimo do camarão, caranguejo, pato e peixes. Além disso, teve os temperados com folhas e frutas nativas, como o jambu. Os mais tradicionais foram cozidos e embebidos de tucupi, caldo extraído da mandioca. A raiz é uma das bases da culinária paraense, e sua farinha não pode faltar nos pratos locais.
A música também foi um elemento presente no festival paraense e teve suas particularidades. O “brega” é um gênero amplamente difundido e, com o passar dos anos, foi ganhando novas vertentes. O ‘brega pop’ e o ‘tecnobrega’ se tornaram popular na cena regional do norte do Brasil, especialmente no Pará.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *