ALGUNS TÓPICOS, APENAS!

1 – Aqui vai um Protesto!. Não concordo e não achei correta a atitude de cinco soldados do tático da PM, na quarta ou quinta-feira, passada, estarem correndo dentro do parque, um portando um fuzil em arma cruzada, por volta das seis e trinta da manhã, no horário em que centenas de pessoas estão fazendo as suas caminhadas naquele belo logradouro público. No meu entendimento, lá não é local para esse tipo de exercício dos soldados da PM, principalmente, quando o local está aberto ao público. Por outro lado, é do conhecimento público que as instituições militares, sempre tiveram grandes áreas justamente para esse tipo de atividade. Concorda comigo, senhor Comandante? Ou então, se a moda pega, vai virar uma extensão do quartel.

2 – O que os empresários locais deveriam, nesses tempos brabos, era investirem campanha publicitária para o Círio da Padroeira dos Católicos santarenos que será no próximo dia 22 de novembro, portanto, antes do Natal. E fazer, como antigamente, e influenciar os romeiros para que comprassem um chinelo, um tênis, ou mesmo um sapato. Uma camisa, uma calça nova, uma bermuda, um almoço do Círio, com vinho e pato no tucupi, maniçoba. Antigamente havia isso por aqui, por que não agora? E por falar nisso lembrei do tradicional almoço na Barraca da Santa, mesmo terceirizada, vai haver este ano? Não se deve esquecer a tradição, embora não se tenha mais o picadinho, guisado ou o paxicá de tartaruga. Galinha assada recheada com farofa. Leilão de leitão assado de forno de padaria. Mas, com certeza, não vai faltar uma boa garapa na Garapeira Ipiranga, só que já sem a broa ou pão doce.

3 – Conforme falei, anteriormente, aqui neste espaço, após o Círio de Nazaré, na nossa Capital Belém do Pará, de lá já vinham, quase que, totalmente, “costurados” os candidatos à Prefeito e Vice de Santarém, como sempre ocorreu na história deste Município. Razão por que já estão aparecendo alguns se “enxirindo”, em out door, nas redes sociais, por exemplo. Por isso quero pedir ao eleitor santareno que se prepare para votar em candidato que preste! Analise, procure conhecer a história do candidato, a sua biografia, sua origem, a origem da sua riqueza, se rico for, ou se enricou rápido. Sua conduta na família, na vida social, política e econômica. Cuidado para não cometer os erros do passado. Santarém não merece passar pelo que está passando. E nós, como seus filhos, merecemos coisa melhor. Acabou-se a época do coronelismo, dos “donos de votos” ou como disse Inglês de Souza, na sua obra – O coronel Sangrado – “o coronelismo do barranco.”

4 – Parece brincadeira, o que está acontecendo com a Trav. Turiano Meira, na COHAB. Parece que está fadada a entrar o ano novo sem ser asfaltada, de vez que após a conclusão do nivelamento, no dia em que retiraram as máquinas para possível colocação do pinche, Estourou a tubulação da água que é fornecida pela COSANPA. Começa tudo de novo, rasga a rua, emenda o tubo, fecha a rua, nivela o leito da travessa para receber a primeira camada. Aí de novo, rompe a tubulação nas emendas. Não sei qual a cola que usaram para fazer essas emendas. Cola própria, “goma arábica”, (lembram?), mas com certeza se fosse o “Cipó titica”, tinha segurado. E nesta semana que se finda, não apareceu uma viva alma para refazer o serviço. Parece que estão com medo da maldição da Turiano Meira. Está muito “carregada” e a água continua jorrando, a rua virou um lamaceiro e já chegou a atolar um veículo 4 x 4, na Turiano com a Moaçara (onde não colocaram os tubulões no esgoto, taparam com tudo).  Creio que já é hora desse tal de secretário de gerenciamento de Obras especiais (secretaria criada especialmente para ele), aparecer e ver que a obra da Turiano é uma obra especial, dada a dificuldade para a sua conclusão.

5 – Minha gente! Quando é que teremos um representante político, que tenha prestígio junto ao Governo Jatene, ou que tenha “peito” para cobrar dele o andamento das obras do Estado aqui em Santarém, principalmente, a recuperação dos colégios, o ginásio poliesportivo, a escola técnica, o Colosso do Tapajós, a melhoria da água e do fornecimento de luz elétrica e mais alguns serviços ou obras que você, caro leitor, deve está lembrando. Tudo parado!

====

Parece que vai “colar” mesmo. O esgoto do tão decantado projeto “Minha Casa Minha Vida” vai direto para o Juá. E está sendo feito, na barba das “otoridades” locais, quando o caldo estiver derramado, vem aquelas séries de desculpas, para ficar como está.

=====

O governo municipal já anuncia a “Operação Inverno” porque a “Operação Verão” já era.

Como “Já era” o sítio arqueológico que as Instituições Superiores estavam “cavando”, ali na Vera Paz. A Cia Docas do Pará deu um “jeitinho brasileiro” na surdina e ficou com tudo, inclusive com os campos de futebol, onde a Associação dos moradores do Laguinho promoviam os campeonatos dos diversos sub e máster do bairro. Hoje, Zero. Aliada a isso a população daquela área, vive engolindo diariamente, o pó vindo do embarque da soja e outros grãos, do Porto da Cargill, “empanturrando”  os nossos peixes com o pó, cheio de agrotóxico, e os passageiros que são obrigados a estarem ali, por que o navio está em operação de carga e descarga ou aguardando a sua embarcação. Os estivadores que trabalham diariamente. Que tal a vigilância sanitária ou própria universidade que tem o seu campus ali próximo, com certeza estão absorvendo esse ar contaminado. Não aguarde aparecerem os primeiros doentes, contaminados, podem até serem terminais, em consequência desse crime ambiental que os humanos estão sendo atingidos por tabela.
Atenção amantes da música romântica, e da saudade. A sexta-feira no FLUMINENSE continua sendo a grande pedida, a partir das onze da noite, com a Banda Stillus, Delson, Caetano e a cantora Lícia Mara.
Meus parabéns aos amigos Botafogueses, Raimundo Aquino, Wilson Calderaro, Rubem Dourado, Aluísio Maciel, Luiz Gonçalves, Bena Santana, Osvaldo de Andrade, a famíia Miranda, da Fina Flor do Samba, Cachiado, Hoiama Miranda e Ivan sadeck. E como dizia o falecido frei Juvenal “E viva o Botafogo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *