Festival do Charutinho atrai turistas à Praia de Ponta de Pedras

Veranistas na Praia de Ponta de Pedras
Veranistas na Praia de Ponta de Pedras

Centenas de pessoas participaram do 13º Festival do Charutinho, que iniciou na última sexta-feira, 13, e encerrou domingo, 15, na praia de Ponta de Pedras, na região do Eixo-Forte, em Santarém, oeste do Pará. Além de veranistas de Santarém, Belém e Manaus, turistas estrangeiros também prestigiaram o evento em um dos balneários mais badalados da cidade.
Segundo a coordenação, o evento é uma forma de divulgar o balneário de Ponta de Pedras como ponto turístico na cidade e destacar os pratos típicos feitos a partir de peixe. A programação dos três dias contou com atividades esportivas, exposições, apresentação de danças folclóricas e shows musicais.
Além de divulgar a cultura local, o evento é uma alternativa que os donos de barracas de venda têm para obter mais lucro. Quem participou do evento em Ponta de Pedras constatou o preço do prato do charutinho comercializado entre R$ 10,00, e R$ 20,00.

O prato de charutinho
O prato de charutinho

A cozinheira e vendedora Edna dos Santos nasceu na comunidade e há 20 anos trabalha preparando o charutinho para venda. “Criei todos os meus filhos com esse trabalho, fritando charutinho. Nossa expectativa é que este ano seja bom o evento”, conta.
De acordo com a coordenação, o Festival do Charutinho iniciou no ano de 2002, quando surgiu a idéia de se potencializar a comunidade por meio de uma festa tipicamente regional.

Mulheres lindas prestigiaram o Festival do Charutinho
Mulheres lindas prestigiaram o Festival do Charutinho

Localizada às margens do rio Tapajós, a comunidade de Ponta de Pedras, tem acesso pela rodovia Everaldo Martins e de barco. Ponta de Pedras é um desses lugares encantadores com uma beleza única e forte apelo turístico. Além disso, o local possui um cenário paradisíaco com enormes rochas que se formam às margens da praia, servindo de decoração para um dos pontos turísticos mais encantadores do interior da Amazônia.
Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *