Orquestra Sinfônica Wilson Fonseca é lançada na programação do 19º Fest’Arte

orquestra
Integrantes da Orquestra exibem seus instrumentos

Santarém recebeu a 19ª edição do Fest´Arte Wilson Fonseca. O evento ocorreu nos dias 7, 8, 13, 14 e 17 de novembro. O evento contou com uma vasta programação, dentre ela o lançamento da 1ª Orquestra Sinfônica Wilson Fonseca com cordas do Instituto.

A programação do evento começou no sábado (7), com “Uma feira Santarena” que é uma operata na qual foram apresentados números de danças, músicas e encenação de teatro ao mesmo tempo, o espetáculo foi realizado no Centro Recreativo. No domingo (8), foi à vez do Concerto da Banda Diocesana São Francisco da cidade de Óbidos se apresentarem na Casa da Cultura. Dia 13 também na Casa da Cultura houve o Encontro de Corais. Um dia depois, domingo (14) foi realizado o Concerto dos 20 anos da Orquestra Jovem Wilson Fonseca.

No dia 17 de novembro, último dia da 19ª edição do Fest´Arte foi lançamento da Orquestra Sinfônica Wilson Fonseca, que tocou a música Over theRaimbow, rígida pelo maestro, José Agostinho da Fonseca Neto. A orquestra também tocou as canções Lundu e New Direction rígidas pelo maestro, Agostinho Junior, sendo a última música citada é composição dele especial para nova Orquestra do Instituto.

Para o diretor do Instituto Maestro Wilson Fonseca, José Agostinha da Fonseca Neto, o lançamento da orquestra é um projeto que está sendo trabalhado há anos, “Essa orquestra é muito mais que a realização de um sonho de alunos e professores de uma cidade. Ela é a concretização de um projeto para Santarém e para toda a região. Um projeto que traz um curso regular, um curso que tem reconhecimento nacional, através da Fundação Carlos Gomes com quem temos parcerias e também um curso que irá premiar aqueles que concluírem o curso com a certificação. Estamos muito felizes com o resultado que a orquestra apresentou no dia de seu lançamento e pela maneira que ela foi aceita, recebida e aplaudida. O que nos confirma que nossa cidade confia e acredita neste projeto que é o Instituto Maestro Wilson Fonseca que já tem 22 anos”, comenta o diretor do instituto.

Ainda falando sobre a orquestra o diretor do instituto destaca que tudo que é de boa qualidade se leva tempo para ser realizado, “É importante lembrar e citar que não temos presa a chegar, sempre foi foco do instituto a qualidade dos trabalhos realizados por aqui, por isso sabemos que para cada momento tem uma etapa adequada e correta a ser vencida e a ser estudada para que a gente então consiga melhores resultados. E a orquestra Sinfônica Maestro Wilson Fonseca é mais um desses bons resultados obtidos por todos, através da grande dedicação dos alunos e dos professores de Belém e também não podemos esquecer do Maestro Agostinho Fonseca Junior e também da parceria da Fundação Carlos Gomes, parceria com a Prefeitura de Santarém, parceria com Associação Artística e Cultural Maestro Wilson Fonseca. Agradeço em primeiro lugar a Deus e a todos que tem colaborado de alguma forma com esse projeto que faz o engrandecimento da música, do músico e da cultura santarena”, concluiu o Maestro Agostinho Fonseca.

Além das apresentações musicais a noite também contou com as homenagens que o Instituto fez para os colaboradores e parceiros. Os homenageados da noite foram:  Alexandre Von, Antônio dos Santos Dezincourt, Claudemir Clementino de Sá, Claudemir Clementino de Sá, Débora Regina Soares, Elizety Sarmento Lopes, Fátima Fonseca, Fritz Baró, Geraldo Maria Sirotheau, Glória Caputo, Heinaldo Augusto Couto, Iranilde Nunes, João Jaime Marinho de Oliveira, João Otaviano de Matos Neto, José Agostinho da Fonseca Jr, José Cândido Corrêa de Araújo, Josenilda Maria Ferreira Dezincourt, Maria Eliene Aguiar, Maria José Maia, Moisés Levy, Naoki Yano, Nayane Nazaré,  Paulo José Campos de Melo, Paulo Osório Marinho de Oliveira,  Railena Queiroz Corrêa, Raimunda Rodrigues Frazão,  Raimundo Nonato Aguiar,  Rodrigo Santana, Ronaldo Sarmanho, Simão Robison Oliveira Jatene,  Valéria Cordeiro, Vânia Pereira Maia,  Vicente José Malheiros da Fonseca, Walter Durães, Walter Matos.

De acordo com o coordenador da 19ª edição do Fest´ Arte Wilson Fonseca José Cândido Côrrea, o evento superou as expectativas, “O Fest´ Arte 2015 foi um sucesso, conseguimos uma boa participação da população santarena em todos os nossos eventos. Comprovando assim mais uma vez a credibilidade que o Instituto Maestro Wilson Fonseca tem na cidade. Nosso objetivo é levar cultura para as pessoas através da música, dança e teatro que são as áreas que o Instituto oferece cursos. Agora vamos trabalhar bastante para os próximos eventos realizado pelo Instituto, para que eles sejam assim como os outros apresentados com muito sucesso”, afirmou o coordenador.

O Fest’Arte é um evento no qual pode se encontra programações na área da dança, música e teatro. O evento já é tradição na cidade de Santarém e é realizado pelo Instituto Maestro Wilson Fonseca.

Orquestra

A partir do dia 17 de novembro de 2015, o Instituto Maestro Wilson Fonseca possui uma Orquestra com instrumentos de cordas. O lançamento da Orquestra Sinfônica Wilson Fonseca foi na 19ª edição do Fest´ Arte e no dia em que o MestroIsoca, completaria 103 anos. Participam da Orquestra 43 músicos, que tocam: Flauta Transversal, Oboé, Fagote, Clarinete, Trompete, Trompa, Trombone, Tuba, Violino, Violoncelo, Contrabaixo e Percussão. As aulas para os componentes da Orquestra são dadas por professores da Fundação Carlos Gomes de Belém.

Além da Orquestra de corda o instituto também conta há 20 anos com a Orquestra Jovem Wilson Fonseca que é composta de instrumentos de sopro e percussão.

Instituto

No dia 2 de agosto de 1993 foi fundado em Santarém o Instituto Maestro Wilson Fonseca, pelo Maestro Wilson Fonseca, há exatamente 22 anos. Hoje o Instituto conta com mais de mil alunos, divididos nos 52 cursos áreas de música, dança e teatro. O Instituto possui uma matriz que fica localizada na Avenida Borges Leal, 1558, bairro Santa Clara e dois polos, o São Paulo Apóstolo, no bairro Diamantino e o São José Operário, no bairro São José Operário, além de uma filial na cidade de Óbidos – PA.

São parceiros do Instituto Maestro Wilson Fonseca a Fundação Carlos Gomes, a Associação Artística Wilson Fonseca e a Secretaria Municipal de Cultura, através da Prefeitura de Santarém. O Instituto tem o apoio cultural do Centro Recreativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *