Distrito de Arapixuna será instalado em janeiro de 2016

Reunião sobre criação do Distrito de Arapixuna
Reunião sobre criação do Distrito de Arapixuna

Na tarde de segunda-feira (23/11), o prefeito Alexandre Von reuniu com lideranças que compõem a Comissão de Criação e Instalação do Distrito de Arapixuna. Participaram da reunião, o presidente da Câmara Municipal de Santarém, vereador Reginaldo Campos, os vereadores: Ney Santana, Júnior Tapajós, Ronan Liberal Jr., Emir Aguiar e Ivete Bastos, além do procurador geral do Município, José Maria Lima, os secretários da Semap, Rosivaldo Colares e João Clóvis Lisboa (adjunto) e o coordenador municipal de Comunicação, Osvaldo de Andrade.
Na ocasião ficaram definidos os trâmites do processo de instalação do distrito de Arapixuna, em cumprimento aos dispositivos da lei municipal nº 19.830/2015, que cria o Distrito de Arapixuna. A lei foi votada por unanimidade na Câmara e sancionada pelo prefeito Alexandre Von em 14/07/2015.
Até o dia 10/12/2015 serão encaminhadas ao prefeito as sugestões de nomes para a função de agente distrital. No dia 29/01/2016, o prefeito Alexandre Von irá ao Arapixuna para instalar oficialmente o novo Distrito e empossar o primeiro agente distrital.
PREFEITURA DE SANTARÉM E INSTITUTO AYRTON SENNA RENOVAM PARCERIA NA ÁREA EDUCACIONAL E ESCOLAS DO MUNICÍPIO RECEBEM NOVOS ATOS AUTORIZATIVOS
A Prefeitura de Santarém e o Instituto Ayrton Senna (IAS) renovaram na segunda-feira (23/11), em solenidade na Escola Municipal de Artes Professor Emir Bemerguy, uma parceria de sucesso na área educacional, com a continuidade das ações do Programa de Correção de Fluxo Escolar nas escolas da Rede Pública Municipal. Na ocasião, também, foram entregues novos atos autorizativos, expedidos pelo Conselho Municipal de Educação, aos representantes de escolas das áreas urbana e rural. Participaram da solenidade o prefeito Alexandre Von, as secretárias municipais de Educação, Irene Escher e Marilza Serique (adjunta), a gerente de Projetos do Instituto Ayrton Senna, Rita de Cássia Palon, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Paulo Sérgio Marinho, o presidente do Sinprosan, Josafá Gonçalves, a agente técnica do Instituto Ayrton Senna, Sandra Pinagton, o agente distrital de Alter do Chão, Mauro Vasconcelos, o assessor da Semed na região de Rios, João Magalhães, e a assessora da Semed na região de Planalto, Marluce de Pinho.
A parceria entre Prefeitura e Instituto Ayrton Senna iniciou no ano de 1997 com a Correção de Fluxo Escolar /Programa Acelera Brasil. A partir do ano de 2001, o Município passou a participar do Programa Escola Campeã, que visa promover a melhoria da aprendizagem e do gerenciamento do sistema educacional.
Atualmente, o Município de Santarém adotou como política educacional os programas do IAS: Programa Gestão Nota 10, Programa Circuito Campeão, Correção de Fluxo Escolar: Programa Se Liga e Acelera.
“Essa parceria tem números que são incontestáveis, destacando o que é uma parceria de sucesso. A cada ano estamos melhorando e ampliando o Ideb do nosso Município [no último levantamento do MEC, Santarém saltou de 3,5 (em 2005) para 4,9 (2013) nas séries iniciais e de 3,7 (2005) para 4,0 (2013) nas séries finais], estamos reduzindo os índices de repetência, reprovação e evasão escolar. Isso é fruto das estratégias dessa parceria, por isso mesmo que estamos renovando-a para continuarmos trabalhando em prol da melhoria da qualidade da educação pública municipal”, destacou o prefeito Alexandre Von.
Além da renovação da parceria com o Instituto Ayrton Senna foram entregues atos autorizativos para escolas da área urbana e, também, da área rural. Os atos autorizativos, expedidos pelo Conselho Municipal de Educação, permitem que os educandários certifiquem os alunos, a partir da conclusão das etapas de ensino.
“Essa é outra estratégia que eu considero fantástica na educação pública do nosso Município. Para se ter uma ideia, somente em 2015, o Conselho Municipal de Educação já autorizou mais de 120 escolas da cidade, mas, sobretudo, da zona rural, a desenvolverem sua missão que é a de educar, formar e certificar os alunos que vencem etapas na educação pública”, observou Alexandre Von.
Escolas que receberam Atos Autorizativos
Zona Urbana
Escola Dr. Alberico Mendes Nóvoa (Prainha) – 1º ao 5 ano
Escola Aldo Ferreira Campos (Alvorada) – Ed. Infantil I e II/1º ao 5º ano – 1ª a 4ª série EJA
Escola Dom Floriano (Maracanã) – Ed. Infantil I e II – 1º ao 5º ano
Escola Fluminense (Santa Clara) – Ed. Infantil I e II – 1º ao 9º ano
Escola Haroldo Veloso (Urumari) – Ed. Infantil I e II
Escola Deputado Ubaldo Corrêa (Conquista) – 6º ao 9º ano – 3ª a 4ª EJA
Escola Irmã Leodgard Gausepohl (Uruará) – Ed. Infantil I e II
Escola Joaquim Cavalcante Maia (Urumari) – 1º ao 5º ano
Escola Santo André (Santo André) – 1º ao 9º ano – 1ª a 4ª EJA
Escola Mário Fernandes Imbiriba (Interventoria) – Ed. Infantil I e II
Zona Rural
Eixo Forte
Escola Antônio de Sousa Pedroso (Vila de Alter do Chão) – 1º ao 9º ano
Escola Irmã Dorothy Mae Stang (comunidade de Caranazal) – 6º ao 9º ano
Várzea
Escola Nossa Senhora do Livramento (comunidade de Saracura) – 1º ao 9º ano
Escola Nossa Senhora de Assunção (Aldeia de Vila Franca) – Ed. Infantil I e II
Arapiuns
Escola Santo Antônio (Prainha do Maró) – Ed. Infantil/1ª a 4ª etapa EJA
Planalto
Escola João XXIII (Cipoal) – Ed. Infantil – 1º ao 9º ano – 1ª a 4ª etapa EJA
Escola União Santana (Ituqui) – Ed. Infanti I e II
Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Santa Cruz) – Ed. Infantil I e II – 1º ao 9º ano
Escola São Sebastião (Murumurutuba) – Ed. Infantil I e II – 1º ao 9º ano
Escola Jayme Barcessat (Hidrelétrica) – Ed. Infantil I e II – 1º ao 9º ano
Escola Santo Antônio (Jacamim) – Ed. Infantil I e II – 1º ao 9º ano
Escola Santo Antônio (Serra Grande do Ituqui) – 1º ao 9º ano
**Mojuí dos Campos (ainda quando fazia parte de Santarém)
Escola Cecília Flores (comunidade de Mojuí dos Pereiras) – 1º ao 9º ano
Escola Gerardo Monteiro (comunidade de Ubizal) – 1º ao 9º ano
Escola Dr. Ismael Araújo (comunidade Mojuí dos Pereiras) – 1º ao 9º ano
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *