Santarém conquista o segundo lugar geral em premiação nacional de Educação Fiscal

Representantes da escola com vice-prefeita Maria José Maia
Representantes da escola com vice-prefeita Maria José Maia

A Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (FEBRAFITE), em parceria com a Escola de Administração Fazendária (ESAF), entregou na noite de terça-feira, dia 24/11, em Brasília, o Prêmio Nacional de Educação Fiscal versão 2015. Foram escolhidos os 10 melhores projetos do Brasil, nas categorias Instituição e Escola. A Escola Municipal Indígena Borari Antônio de Sousa Pedroso, da Vila de Alter do Chão, conquistou o segundo lugar geral nesta categoria. Como forma de reconhecimento, o educandário recebeu um troféu e uma premiação em dinheiro no valor de R$ 10 mil.
O Município de Santarém concorreu nas duas categorias. Na categoria Instituição, com o GMEF/SAN-Grupo Municipal de Educação Fiscal de Santarém e na categoria Escola, com a Escola Municipal Indígena Borari Antônio de Sousa Pedroso, coordenado pela professora Marlene Rodrigues Fonseca.
No dia 04/12, na Escola Municipal de Artes Professor Emir Bemerguy será a vez do Município de Santarém premiar as Escolas que se inscreveram no I Prêmio Municipal de Educação Fiscal. Serão premiados os três melhores projetos.
Das 16 escolas inscritas, 10 estão concorrendo ao título de melhor iniciativa em Educação Fiscal. Essa versão do prêmio municipal foi toda baseada no modelo realizado pela FEBRAFITE.
É válido frisar que o município de Santarém lançou e executa de forma pioneira no Estado Pará e no Brasil, o Prêmio Municipal de Educação Fiscal.

PREFEITURA DE SANTARÉM E OPERADORES DO TRANSPORTE ESCOLAR DISCUTEM A CRIAÇÃO DE COOPERATIVA PRÓPRIA PARA O SETOR
Na quarta-feira (25/11), a Prefeitura de Santarém discutiu com os operadores do transporte escolar do Município nas regiões do Planalto e Rios, a possibilidade de implementar o cooperativismo para esta atividade. O encontro foi realizado na manhã de quarta-feira (25/11), no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM) e reuniu os representantes do setor, o prefeito Alexandre Von, a secretária municipal de Educação, Irene Escher, representantes da Divisão de Transporte da Secretaria Municipal de Educação, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras no estado do Pará, Ernandes Rayol, o chefe da Divisão Municipal de Cooperativismo, Almerindo Ribeiro, e o vereador Chiquinho da Umes, representando a Câmara Municipal.

PREFEITO RECEBE A VISITA DE REPRESENTANTES DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
O prefeito Alexandre Von, acompanhado do procurador geral do Município José Maria Lima, recebeu, no final da manhã de quarta-feira (25/11), no Gabinete Protocolar do Centro Cultural João Fona, representantes do Ministério Público do Trabalho para discutir uma pauta comum entre as duas instituições.
Estavam presentes o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho dos estados do Pará e Amapá, Hilderaldo Luiz Machado, o coordenador do Ministério Público do Trabalho em Santarém, Raphael Cavalcanti, e o procurador do Trabalho, Allan Miranda de Brunno.

SEMTRAS REALIZA A CAMPANHA ANUAL DENOMINADA ’16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER’
A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência (Semtras) realizou na manhã de quarta-feira (25/11), a campanha anual denominada “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”. A ação foi realizada por meio do Centro de Referência Especializado em Atendimento à Mulher em Situação de Violência – Maria do Pará, com o objetivo de esclarecer, orientar e combater a violência contra o público feminino, promovendo o direito das mulheres e reunindo toda a rede de enfrentamento da violência no município de Santarém.

PAA: SEMTRAS REALIZA ENTREGA DE ALIMENTOS PARA 1.557 FAMÍLIAS
A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) realizou na quarta-feira (25/11) mais uma entrega de alimentos do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Os alimentos foram entregues às famílias atendidas pela Rede Socioassistencial do Município de Santarém nos bairros: São José Operário (600 famílias), Bela Vista (155 famílias) e Nova República (472 famílias). Os produtos também beneficiaram 330 associados da Associação dos Deficientes Visuais do Baixo Amazonas (ADEVIBAM), totalizando 1.557 famílias beneficiadas.
As entregas foram acompanhadas por técnicos do Núcleo do PAA em Santarém e lideranças comunitárias nos bairros.

CAPACITAÇÃO DE PREVENÇÃO À INFECÇÃO HOSPITALAR
Ocorre nos dias 26 e 27/11, a capacitação de prevenção à
infecção hospitalar promovida pela Secretaria Municipal de Saúde(SEMSA), por meio da Divisão de Vigilância em Saúde (DIVISA), em parceria com o 9º Centro Regional/SESPA. O curso será realizado no auditório da DIVISA, no horário de 8h às 17h, voltado aos profissionais da área de saúde inseridos no controle de infecção hospitalar dos estabelecimentos de Santarém e cidades vizinhas.

BALSA DO CENTRO DE ATENDIMENTO AO TURISTA DE ALTER DO CHÃO ESTÁ SENDO RECUPERADA
Segue em ritmo acelerado, o trabalho de recuperação da balsa que passou mais de três anos no fundo do rio Tapajós, na praia do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em Alter do Chão. Por iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (Semdetur), a balsa começou a ser recuperada pela empresa Camila Navegação e Transporte e ainda este ano será reativada para o atendimento aos turistas.
O equipamento público é utilizado para a atracação das embarcações que chegam à vila trazendo turistas. Durante todo o tempo em que a balsa ficou desativada, a atracação no local ficou comprometida. “É mais um compromisso assumido pela gestão municipal que está sendo cumprido pela Prefeitura. A balsa logo estará funcionando para atender aos turistas que chegam em Alter do Chão diariamente”, disse Valdir Matias Jr., titular da Semdetur.
Em julho deste ano, o CAT foi reaberto ao público. O espaço estava desativado desde outubro de 2014. O centro foi revitalizado e ganhou novos atrativos como forma de chamar ainda mais a atenção dos turistas que visitam a comunidade.

AVANÇA A REFORMA DO TERMINAL FLUVIAL TURÍSTICO
A reforma do Terminal Fluvial Turístico (TFT), na orla da cidade, também, avança. O espaço recebe vários serviços em sua estrutura física para garantir a liberação total do TFT à população. A previsão é que todo trabalho seja concluído até o dia 15 de dezembro deste ano. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento e Turismo, Valdir Matias Jr., o alicerce do logradouro está ganhando reforço em suas bases para suportar o volume de água quando o rio começar a subir. Todo trabalho é acompanhado de perto por engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).
De acordo com o coordenador dos Centros de Informações Turísticas, Reinaldo Almeida, a madeira do guarda-corpo do TFT também será substituída por piquiá, um tipo de madeira que é mais resistente a ação do tempo.
Segundo ele, com a reforma do espaço e a base fortalecida, a Prefeitura vai garantir também a liberação da balsa de madeira que servirá de atracação para pequenos barcos e lanchas, sobretudo embarcações de passeio e de atividades turísticas.
O serviço nas pilastras e sustentação da ponte de ferro, que dá acesso à balsa, é feito pela empresa Presim.
BAZAR NATALINO NO TFT
Teve início no último dia 23/11, no Terminal Fluvial Turístico (TFT), mais uma edição do Bazar Natalino com a exposição de produtos artesanais de diversos artesãos e artistas plásticos de Santarém. A maioria das peças é confeccionada com motivos natalinos. Participam do bazar cerca de 40 profissionais, dividindo em grupos de 20 cada. A exposição encerrará no dia 23 de dezembro.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *