Começou o enchimento do reservatório intermediário de Belo Monte

Enchimento do vertedouro de Belo Monte
Enchimento do vertedouro de Belo Monte

A operação contínua do vertedor do Canal de Derivação que levará água para o reservatório intermediário da Usina Hidrelétrica Belo Monte iniciou no sábado (12/12), às 6h20. Na sexta-feira (11/12), a empresa responsável pelo empreendimento, Norte Energia, realizou com sucesso o teste de abertura e fechamento das duas comportas do vertedouro que já está liberando água de forma controlada até a vazão máxima de 1.000 m3/s para o Canal que interliga os reservatórios principal e intermediário da usina.
“É um momento histórico e feliz para todos os funcionários e empresas que participam do empreendimento”, disse o diretor presidente da Norte Energia, Duilio Diniz de Figueiredo. Cerca de cem operários, técnicos e executivos assistiram a abertura das duas comportas. Quando o volume de água atingir o nível adequado, a barragem provisória construída entre o rio Xingu e o Canal de Derivação será retirada de forma gradativa para que haja a interligação entre os reservatórios, mantendo o nível de ambos na cota constante de 97 metros acima do nível do mar.
O vertedouro com as duas comportas é uma solução de engenharia prevista no Plano Básico Ambiental Consolidado do Belo Monte para permitir o início do desvio do Rio Xingu com baixas vazões, até equilibrar os níveis do Canal e do reservatório principal. O mecanismo substituiu o método de bombeamento de água para encher o Canal de Derivação e reduz o tempo de enchimento de 77 para 45 dias. Nesse período será possível fazer os primeiros testes de comissionamento na primeira Unidade Geradora da Casa de Força Principal localizada no Sítio Belo Monte.
Para desviar a água do Xingu para o vertedouro do Canal de Derivação, foi construído um canal de adução paralelo para conduzir a água à área onde estão as duas comportas, situadas a cerca de três quilômetros da intersecção com o rio. Uma rede de proteção foi instalada na entrada do canal de adução para prevenir eventual impacto em peixes que poderiam adentrar o canal em sua fase inicial de enchimento.
Concluído em novembro de 2015, o Canal de Derivação de Belo Monte possui 20 km de extensão, 300 metros de largura média entre as margens e 25 metros de profundidade. Ele promove a interligação entre os reservatórios principal, formado no próprio leito do rio, e o reservatório Intermediário, que fornecerá água para mover as turbinas da Casa de Força Principal do empreendimento. Com a conclusão do enchimento dos dois reservatórios, é previsto que passe pelo canal uma vazão de água de até 14.000 metros cúbicos por segundo.
Belo Monte terá 24 unidades geradoras, sendo 18 na Casa de Força Principal, no Sítio belo Monte, e seis na Casa de Força Complementar, no Sítio Pimental. Com potência instalada de 11.233.1 Kw, a hidrelétrica beneficiará 60 milhões de pessoas em 17 estados brasileiros.
O teste no vertedouro ocorreu na presença dos diretores da Norte Energia Antônio Elias Filho (Construção), José de Anchieta dos Santos (Socioambiental) e Clarice Coppetti, além de representantes do Consórcio Construtor Belo Monte e das demais empresas envolvidas na construção do canal e operação do vertedouro.
Fonte: RG 15/O Impacto e Adilson Ferreira, com foto de Betto Silva/ Norte Energia

Um comentário em “Começou o enchimento do reservatório intermediário de Belo Monte

  • 16 de dezembro de 2015 em 03:59
    Permalink

    COP-21 RESILIÊNCIA
    RESILIÊNCIA é propriedade dos corpos sólidos que determina sua resistência ao impacto de choques mecânicos.
    COP-21 é a discussão dos gases de efeito estufa e a contribuição nacionalmente determinadas por INDCs pretendidas. Quanto os países irão reduzir, e as ações que irão fazer ou as metas conquistadas.
    Como parar emissões de gases de estufa (GEE), Paris quer data limite para que GEE pare de crescer ou a sua neutralidade de carbono, ou seja, o liberado na atmosfera e o retirado ou compensado seja igual a zero.
    Estamos próximo do limite se estamos no limite, essa é a hora dos cientistas pós-graduandos do clima mostrar suas credencias de conhecimento para o mundo. As tão faladas ferramentas contra o rigor do clima.
    Crise ambiental coloca em risco os avanços no combate à miséria. Se até 2030 serão dois terços cerca de 8,5 milhões de cidadãos, para acolher essas pessoas será necessário ampliar em 60% a infraestrutura urbana. Hoje os centros urbanos são responsáveis direto por mais de 70% de toda a energia consumida e por quase metade das emissões globais de gases de efeito estufa.
    Imagine a alegria da FNP Frente Nacional de Prefeitos, ICLEI, ANAMMA fórum das capitais brasileiras e FONAR (fórum nacional de secretariado e gestores municipais de relações internacionais) em julho de 2015 aconteceu em Roma a convocação de 60 prefeitos pelo pontífice Papa Francisco para pressionar os governos centrais na assinatura de acordos mais efetivos e ousado para o enfrentamento das mudanças climáticas, enfrentamento que nunca aconteceu.
    A grande alegria da FNP e ambientalistas acima citado estão se vangloriando pelas fabricas de carros, motos e bicicletas elétricas, e o convite de suas cidades na COP-21 os 60 prefeitos não analisaram os impactos dos esgotos de suas cidades, que não aparecem no centro de suas cidades, porque são dissolvidas em rios, mares, lagos e lagoas, bem como a Lagoa da Pampulha e toda a BH os esgotos estão presentes em todo lugar, e o Rio de Janeiro temos a Baia de Guanabara que consumiu Um Bilhão e Duzentos Milhões e 300 toneladas dia de adubo para acabar com o mau cheiro. Sem falar em Marapandir, Lagoa Rodrigo de Freitas e o esgoto que corre na enseada de Botafogo, as águas distribuídas em Florianópolis e todo o Sul do Brasil tem coliformes fecais, materiais pesados, prejudiciais à saúde que está tão precária nesse país de corrupção. Dissolver esgoto em águas limpas é a maior covardia que políticos praticam contra os menos esclarecidos, crime brutal. As cidades não têm urbanismo e as favelas nascem como plantas daninhas.
    Mais pobres são os mais ameaçados pelo aquecimento global, por COP21.

    MAIS pobres só foram lembrados pelos países ricos, com medo de perderem os seus bens, até por que os pobres já viviam sem eles, em sua plena existência, os 80 milhões de dólares para 80 países é a corrupção se aproximando de todos os seus direitos sobre o meio ambiente.

    A OMS diz acreditar que entre 2030-2050 as mudanças climáticas matarão 250 mil.
    O homem sobreviveu a era do gelo, sem roupas, calcados, e sem o mínimo de conhecimento de aquilo que iria encontrar pela frente, e hoje os seus descendentes, aqueles que conseguiram amontoar alguns bens, se julgam sábios, o dono da bola.

    Fenômenos meteorológicos extremos, como as ondas de calor e inundações, a degradação do ar, do saneamento e do estoque de águas e alimentos, foi o que expressou a OMS.
    A OMS indicou que as crianças e mulheres de países mais pobres, são os mais afetados, já são presentes, como constata José Graziano da Silva Diretor Geral de outra FAO.
    O aquecimento impacta a segurança alimentar de todos os países, especialmente das zonas áridas e nos pequenos países insulares em desenvolvimento onde vivem muitos pobres e famintos do mundo, são os únicos que sabem aonde ainda existe alimento que os seus projetos futuristas estão destruindo.

    Não se pode distinguir entre a estação as chuvas e a seca! AS estacoes de chuva ou seca, é um projeto milenar criado por meu senhor O PODEROSO DEUS, só ele tem o poder de modificar.

    E ondas de refugiados, são os apoios estrangeiros a políticos inescrupulosos contra a sociedade ordeira e trabalhadora de um País que não aceitou a sua repressão.

    As tecnologias para cumprir promessas contra o rigor do clima eles não mostraram, até por que já tentaram roubar de JOÃO DE DEUS FERREIRA, IMPULSADOR DE ENERGIA LIMPA, DESIDRATADOR DE FRUTAS LEGUMES E TUBERCÚLOS, CATALISADOR DE MONOXIDO DE CARBONO, O SUPERFILTRO, DOIS OU MAIS DESTINOS PARA OS ESGOTOS, E COMO TORNAR RIOS E IGARAPÉS POTÁVEIS
    Descarbonizacão profunda, eles jamais cumprirão essa força de expressão.
    Transição mundial para o sistema de energia limpa, o diesel irá continuando, pelo crescimento do consumo de energia limpa
    As tecnologias estão a quém do conhecimento dos cientistas o conhecimento pertence ao PAI, e ele sabe o que faz.
    IPCC, OMS, ONU e todos as organizações que aí estão são alarmistas e terror dos fracos.
    Fim das cidades quando o PAI quiser será feita a sua vontade.
    O TEXTO DA COP21, ESTÁ NA VERDADE ENTRE O PERIGOSO E O MORTAL, POR FALTA DE PROJETOS OU FERRAMENTAS CAPASES DE MOSTRAR RESULTADOS SÓ O DINHEIRO NÃO BAIXA O RIGOR DO CLIMA.
    JOÃO DE DEUS FERREIRA, põem em jogo a verdade contra a mentira, eu posso mostrar visivelmente até para uma criança de dez anos, por que podemos baixar 2°C agindo com os meus projetos e a imprensa mostrando tudo dentro de trinta dias vocês terão todo o resultado, eu acredito que todos governos querem ver o meu erro.
    QUERO DIZER PARA VOCÊS, QUE HOMEM NEM UM QUE BEBER AS ÁGUAS QUE CORREM NOS RIOS DO MEU PAI TEM O PODER DE PERDOAR POR ABORTO OU TRANSFORMAR RESTOS MORTAIS EM SANTO QUEM DIZ FAZER TUDO ISSO É DEMÔNIO.

    O PODEROSO DEUS ESTÁ REUNINDO A SUA IGREJA E LA NÃO USAMOS SACOLINHA.

    JOÃO DE DEUS FERREIRA O HOMEM.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *