Carta Aberta ao Secretário de Segurança pública do Pará

Advogado Ubirajara Bentes de Sousa Filho
Advogado Ubirajara Bentes de Sousa Filho

Devido ao grande índice de assassinatos que vêm ocorrendo em Santarém, que culminou com a morte da Subtenente Silvia  Margarida Campos de Sousa, a Subseção da OAB manifesta solidariedade aos familiares da militar e decidiu enviar uma Carta Aberta ao Secretário de Segurança do Estado, pedindo que seja feita uma profunda investigação nesses atos de violência que estão assustando a população santarena. Veja o teor do documento na íntegra:

CARTA ABERTA AO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO PARÁ

Excelentíssimo Senhor Secretário,
A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Santarém, por intermédio de seu Presidente, vem a público manifestar preocupação diante da grave situação de violência e terror que se instalou em nossa cidade desde a última segunda-feira, dia 14 de dezembro de 2015.
De forma audaciosa e absolutamente torpe, uma subtenente da Polícia Militar, Silvia Margarida Campos de Sousa, foi assassinada no início da manhã do dia 14 a poucos metros do 3º Batalhão da Polícia Militar, deixando consternada toda a população de Santarém.
A OAB manifesta integral solidariedade aos familiares e amigos de Silvia Margarida Campos de Sousa, assim como aos seus colegas de trabalho, que se sentem vulneráveis diante de um homicídio com essas circunstâncias.
Como sociedade civil, reivindicamos que a Secretaria de Segurança Pública encare esse fato lamentável com a preocupação devida, tomando o conjunto de providências necessárias que garantam mais segurança pessoal aos policiais do Estado do Pará, que arriscam suas vidas em prol da segurança pública.
Ao mesmo tempo, a OAB, Subseção de Santarém, manifesta preocupação com a escalada de violência que começou a ocorrer após a morte da subtenente Silvia Margarida.
Embora com informações ainda preliminares, tivemos notícias de várias execuções e tentativas de homicídios em Santarém, sobretudo nos bairros periféricos.
Dentre os crimes já confirmados pela imprensa, há o baleamento de, pelo menos, onze pessoas em bairros periféricos da cidade – quatro delas morreram e sete ficaram feridas, após serem alvejadas por tiros disparados por condutores de motocicletas modelo BROS. Trata-se de ataques sem qualquer motivo aparente, em circunstâncias parecidas, entre a manhã do dia 14 e a madrugada do dia 15.
De toda forma, o ataque armado a doze pessoas, numa escalada de violência ainda não vista em nossa cidade, revela uma situação extremamente grave que deixa a população alarmada. A impressão difusa em toda a cidade é que se trata de “acerto de contas” devido à morte da subtenente Silvia Margarida, tese que foi oficialmente negada pelo comandante do 3º BPM.
Diante dessa situação, considerando a imperiosa necessidade de assegurar a credibilidade das instituições de segurança pública do Estado, a OAB – Subseção de Santarém REIVINDICA a Vossa Excelência que, na qualidade de Secretário de Segurança Pública, determine uma profunda investigação de todos os atos de violência ocorridos na última segunda-feira e madrugada de terça, com a identificação de seus responsáveis e dos seus motivos.
Esclarecer todos os ocorridos citados evitará especulações de que policiais tenham agindo de forma ilegal – hipótese que deixa a população extremamente insegura – e desvinculará a Instituição da Polícia Militar do Pará em relação a qualquer ação criminosa.
É preciso investigar profunda e imediatamente todos os fatos, para que os criminosos não fiquem impunes. Condenamos todo e qualquer ato de violência, de onde quer que venha, e esperamos que a Secretaria de Segurança Pública aja com eficácia para dar uma resposta à sociedade santarena.
Atenciosamente,
Santarém, 15 de dezembro de 2015.

Ubirajara Bentes de Souza Filho
Presidente da – Seção do Pará
Subseção de Santarém
Italo Melo de Farias
Vice-Presidente da – Seção do Pará
Subseção de Santarém

Gracilene Maria Souza Amorim Pontes
Secretária-Geral da – Seção do Pará
Subseção de Santarém

Edivaldo Feitosa Medeiros
Secretário-Adjunto da – Seção do Pará
Subseção de Santarém

Lúcia Brito Cabral
Tesoureira da – Seção do Pará
Subseção de Santarém

Gleydson Alves Pontes
Comissão de Direitos Humanos da – Seção do Pará
Subseção de Santarém

Francisca das Chagas Oliveira Dias
Delegada da CAA – Seção do Pará
Delegacia de Santarém
Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *