Polícia Federal bate recorde em emissão de passaportes em Santarém

Sede da Polícia Federal em Santarém
Sede da Polícia Federal em Santarém

Dados da Polícia Federal apontam que mais santarenos tiveram acesso ao passaporte em 2015. De acordo com a Polícia Federal, o número de pessoas que procuraram a sede do órgão em busca do documento, no ano de 2015, ultrapassou a quantidade de 2014.
Em todo o Brasil, do início do ano até a semana passada, foram emitidos 2.280.561 milhões de novos documentos. Este número é superior à quantidade de passaportes emitidos em todo o ano de 2014, que já representava marca histórica. Por mês, foram emitidos, em média, 190 mil novos passaportes.
Segundo os dados da PF, 77% dos 142 postos de atendimento apresentam disponibilidade de vagas para o serviço dentro do prazo de até três dias úteis. Quando se analisa o período de agendamento para até sete dias, o número se amplia e chega a 124 postos, num total de 87%.
O chefe da Divisão de Passaportes da Polícia Federal, delegado Juner Caldeira Barbosa, comemorou os bons números apresentados pela instituição. “Em janeiro a disponibilidade de vagas para conseguir o serviço chegou a 30 dias. Hoje reduzimos esse número em praticamente dez vezes. Agora o cidadão não precisa mais antecipar o pedido quando for realizar uma viagem no futuro”, observou.
Segundo ele, a eficácia dos postos aumentou, especialmente, por conta do trabalho realizado pelos gestores locais. “Além da renovação do parque tecnológico e aquisição de novos equipamentos, houve um trabalho forte na cultura de gestão, tanto em nível regional como local. Tivemos uma maior capacitação do pessoal que atua nos postos. Com isso, as equipes que trabalham no atendimento ao cidadão conseguem prestar o serviço com mais qualidade e em menor tempo”, destacou.
A partir de julho, o passaporte comum brasileiro passou a ter validade de dez anos, o que provocou a implementação de inúmeros itens de segurança. Desde a última quinta-feira, 17, a Polícia Federal passou a disponibilizar na internet uma pesquisa de satisfação, que serve como indicador de efetividade do serviço prestado ao cidadão.
Fonte: RG 15/O Impacto

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