Bocão Ed. 1074

SAMU NA UTI

BOCÃO 01A saúde pública em Santarém está pedindo socorro. Se não bastasse o anúncio dos médicos que ameaçam paralisar suas atividades por falta de pagamento, agora deparamos com mais um absurdo. Tomamos conhecimento que o serviço do SAMU em Santarém só conta com uma ambulância, as outras estão com problemas mecânicos e sem data para serem consertadas. Isso é uma vergonha. Quem sofre é a população, que se ficar doente e não tiver dinheiro para pagar um taxi, vai morrer à espera da única ambulância. Uma cidade com mais de 300 mil habitantes ficar sem esse serviço à disposição deve ser uma catástrofe, principalmente nesta época de final de ano, onde as festas vão acontecer em vários locais da cidade.

SAMU NA UTI 2  

O Ministério Público Estadual deve entrar em ação e verificar essa denúncia. Se for verdade, que puna os responsáveis por esse descaso com a saúde pública de Santarém. Todos nós sabemos que o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, faz corretamente o repasse para as secretarias de saúde de todos os municípios, para que casos como esses não aconteçam. Os funcionários e socorristas que atuam no SAMU fazem o que podem para atender as demandas da população, infelizmente são prejudicados por seus superiores.


PERIGO NAS ESCOLAS

BOCÃO 02A violência em Santarém está tão grande, que até nas escolas não há segurança. Na tarde de segunda-feira (28) dois vagabundos em uma moto de marca Titan de cor azul fizeram um verdadeiro arrastão na porta do Colégio Almirante Soares Dutra, em Santarém. Os marginais se aproveitaram que alguns alunos estavam do lado de fora do colégio e praticaram o assalto. Um dos alunos informou que além de levarem o seu celular, ainda levou um tapa na cabeça. Há informações de que aproximadamente 15 alunos foram vítimas da dupla de assaltantes. Alguns pais dos alunos procuraram a Delegacia para registrar Boletim de Ocorrência. Ninguém mais está em segurança.


TRÂNSITO CONGESTIONADO

BOCÃO 03A SMT deve tomar uma atitude urgente para acabar com o congestionamento na Avenida Tapajós, entre o porto da Praça Tiradentes e o centro comercial. Motoristas de carros grandes e pequenos, além de motociclistas, abusam o que podem e estacionam em locais proibidos, bem como em filas duplas, sem serem importunados pelos agentes da SMT. Que só se preocupam em mandar rebocar carros que estão em cima de calçadas. A indústria que mais cresce na cidade é a de estacionamentos, todo dia se abre um estacionamento no centro e em locais bastante movimentados. Alô Ministério Público, vamos investigar esse comércio, que todos chamam de “Máfia do Guincho”.


CASA DA MÃE JOANA

BOCÃO 04Não é de hoje que o proprietário de um hotel localizado na Avenida Rui Barbosa é alvo de denúncias por parte da população. Meses atrás, decidiu por conta própria cavar buracos na Trv. 15 de Agosto para solucionar o problema de sistema hidráulico do hotel. Até aí, tudo bem. Acontece que depois do serviço feito, não tapou os buracos e vários veículos tiveram peças quebradas quando passavam pelo local. Foi preciso a Prefeitura resolver a situação. Agora, um leitor da coluna flagrou outro abuso. Ele decidiu colocar um container cheio de tijolos na Avenida Rui Barbosa, bem em frente a uma parada de ônibus. O passageiro que quiser pegar o ônibus tem que ir para o meio da rua. Até quando esses abusos vão acontecer, sem que o responsável seja punido? Parece que Santarém está sem rumo, sem lei, sem governo e sem regras. Virou a “Casa da Mãe Joana”.


CADÊ O PROCON?

BOCÃO 05Em todos os estados do Brasil o Procon está fazendo uma fiscalização rigorosa para conter o aumento abusivo do combustível, controlando e punindo quem exagera no preço. Porém, aqui em Santarém parece que o órgão está fechando os olhos, haja vista que o aumento é semanal e o preço varia em vários postos de combustíveis, sempre a maior. O Ministério Público deve cobrar do Procon uma fiscalização rigorosa e punir os proprietários de postos que aumentam o preço do produto do jeito deles. Quem sofre são os proprietários de veículos e motociclistas que são obrigados a pagar o preço que é imposto por esse cartel.


CALOTE

BOCÃO 06Motoristas que fazem o transporte escolar de estudantes de escolas públicas das regiões de várzea, rios e planalto de Santarém, se reuniram na segunda-feira (28), em frente à Prefeitura, para cobrar o pagamento de salários atrasados. Os servidores fazem parte de empresas terceirizadas e alegam que estão há três meses sem receber pelo serviço prestado às escolas. “Temos que tirar do bolso para custear  e suprir a necessidade do combustível”, disse um desses motoristas. De acordo com eles, a categoria não possui mais combustível suficiente para realizar o transporte dos estudantes até as escolas. Os transportadores afirmam, ainda, que caso não houver pagamento, os serviços serão paralisados, o que pode prejudicar os estudantes. Ao todo são aproximadamente 200 servidores atuando no transporte de alunos em 153 rotas distribuídas nas comunidades da região. Os custos para manter os veículos são elevados e não é possível continuar o transporte sem o repasse da verba por parte da Secretaria de Municipal de Educação (Semed). A Semed informou que está aguardando a liberação de recurso do FNDE e do Estado, para poder pagar essas pessoas. Pelo visto, o ano de 2016 será de sofrência para os alunos das escolas municipais e mais um calote será dado.


PERIGO NA PISTA

BOCÃO 07Um leitor da coluna, bastante indignado, tirou uma foto do eminente perigo na pista da Anysio Chaves, bem em frente da Prefeitura e Câmara. Não sei com que autoridade, alguém colocou pedaços de ferros em vários pontos da pista, fato que pode provocar acidentes com veículos e coloca a vida de pessoas em perigo. Isso é uma vergonha e um afronto ao Prefeito e aos vereadores.

Por: Manuel Rocha

2 comentários em “Bocão Ed. 1074

  • 3 de janeiro de 2016 em 07:31
    Permalink

    Santarem foi entregue à violência. Se a polícia usa obrigue é denunciada. Tem que cruzar o braço mesmo.

    Resposta
  • 3 de janeiro de 2016 em 07:29
    Permalink

    O bocao em 2015 foi a coluna que mais promoveu denúncia. É uma coluna importante deixa agente atualizados. Parabéns bicai que em 2016 mantenha o ritmo

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *