Praticantes de rapel divulgam as belezas naturais de Santarém

Prática de rapel na Serra da Matinha em Santarém
Prática de rapel na Serra da Matinha em Santarém

Com o intuito de praticar esporte radical e de divulgar as belezas naturais de Santarém, o grupo de praticantes de rapel Aventura Segura na Amazônia (ASA), esteve na tarde do último domingo, 10, na Serra da Matinha, onde desenvolveu técnicas voltadas a escalada em rochas.
Sob coordenação do instrutor de rapel e bombeiro civil, Williames Tavares, o grupo existe há 7 anos e se reúne aos sábados e domingos, para praticar o esporte em áreas consideradas pontos estratégicos, como a Serra da Matinha, Serra da Comunidade de São Bras, na região do Eixo-Forte e a Serra Piroca, em Alter do Chão.

Susane Miranda de Souza é uma das integrantes do grupo ASA, que pratica rapel em Santarém
Mulheres fazem parte do grupo ASA, que pratica rapel em Santarém

No segundo semestre de 2015, o grupo ASA participou de um comercial da Jeep, gravado na Serra Piroca, em Alter do Chão. Hoje, o comercial está sendo divulgado em cadeia nacional, nas principais emissoras de televisão do Brasil.
Além de rapel, o grupo também pratica tirolesa e arborismo (plataforma montada no alto das árvores). “Eu pratico há quatros o esporte e gosto muito. Também participei do comercial da Jeep, na Serra Piroca, em Alter do Chão. Fazem parte do grupo seis pessoas entre homens e mulheres. A faixa etária para se fazer a atividade pode ser de criança até adulto”, destaca a técnica em segurança no trabalho, Susane Miranda de Souza, acrescentando que quem deseja participar do grupo paga apenas uma quantia entre R$ 35 e R$ 40,00.
Além disso, segundo Susane, o grupo ASA disponibiliza equipamentos, instrutores e socorristas. “A subida da serra é como se fosse uma trilha, é a primeira prova de fogo para quem quer fazer rapel, logo após fazemos algumas dinâmicas para interagir com o grupo e fazer com que percam o medo”, ressalta Susane.

Prática de rapel em Santarém atrai adeptos
Prática de rapel em Santarém atrai adeptos

ESPORTE RADICAL: Munidos de equipamentos de segurança como cadeirinha, mosquetão, capacete e luvas, além de uma boa dose de coragem, eles praticam o rapel, atividade que surgiu a partir de uma antiga técnica de alpinismo. Esse esporte já vem sendo realizado em Santarém há algum tempo, mas só agora está sendo mais conhecido e a serra localizada no bairro da Matinha é o ponto favorito dos aventureiros, por conta da bela paisagem e do contato com a natureza. Os praticantes são, em sua maioria, jovens que curtem aventuras, adrenalina e querem experimentar sensações diferentes.

Por: Manoel Cardoso
Fonte: RG 15/O Impacto

Um comentário em “Praticantes de rapel divulgam as belezas naturais de Santarém

  • 14 de julho de 2016 em 07:02
    Permalink

    Precisamos do contato do instrutor. Com pArticipar? ???

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *