Merendeira de Vitória do Xingu fica em 2º lugar da região Norte em concurso sobre merenda escolar

Maria da Conceição com comitiva de Vitória do Xingu
Maria da Conceição com comitiva de Vitória do Xingu

Maria da Conceição Ferreira do Carmo, que trabalha fazendo a merenda de alunos da escola municipal de educação infantil e fundamental do Evangelho, de Belo Monte, zona rural de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, ficou em segundo lugar da região Norte no concurso denominado “Melhores receitas da merenda escolar”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e Fundo
Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O resultado saiu na quinta-feira (28), em Brasília.
Ela participou do concurso com a receita da farofa nutritiva, feita com grão de bico, soja, cenoura, beterraba, cebolinha, pimenta de cheiro, farinha de puba, entre outros itens regionais.

Maria da Conceição durante apresentação de sua receita nutritiva
Maria da Conceição durante apresentação de sua receita nutritiva

A vitoriense ficou entre as 15 finalistas do concurso após uma etapa regional e disputou com mais duas paraenses o prêmio de melhor receita. A vencedora foi a merendeira Maria Arlete da Silva, de Paraupebas, com a receita de arroz de cuxá com charque.
Nta quarta-feira (24), a vitoriense Maria da Conceição participou da “prova de fogo”, preparando pratos para serem avaliados pelo júri, composto por um chef de cozinha, uma nutricionista, um conselheiro de alimentação escolar, uma aluna da rede pública e um convidado. De acordo com o MEC, os profissionais avaliaram a viabilidade do uso da receita na alimentação escolar, valorização dos hábitos locais, criatividade, aroma, sabor, textura e cor.
A farofa nutritiva é preparada com ingredientes cultivados pelos próprios alunos na horta da escola. A receita foi usada até mesmo como atividade multidisciplinar, sendo estudada nas disciplinas de português, matemática e geografia.

Comitiva de Vitória do Xingu com ministro da educação Aloizio Mercadante
Comitiva de Vitória do Xingu com ministro da educação Aloizio Mercadante

Além de Maria da Conceição, estiveram presentes em Brasília o vice-prefeito de Vitória do Xingu, José Caetano; o chefe de gabinete da prefeitura, Johnny Carvalho; e a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Daniele Damasceno.
Confira a receita da farofa nutritiva:
Ingredientes
250 Gramas (g) de Proteína Texturizada de soja, granulada
250 Gramas (g) de Grão-de-bico, cru
500 Gramas (g) de Farinha, de mandioca, torrada
300 Gramas (g) de Cenoura, crua
200 Gramas (g) de Beterraba, crua
10 Folha de Couve, crua
2 Xícara de chá de Tomate, com semente, cru
2 Xícara de chá de Cebola, crua
1/2 Xícara de chá de Pimenta, hot chili, verde, crua
50 Mililitro (ml) de Óleo, vegetal, girassol, oleico (mais de 70%)
2 Pitada de Sal, cozinha
Modo de preparo
Coloque o grão de bico na panela de pressão para cozinhar por 30 minutos. Após esse tempo, escorra e reserve. Em uma panela, aqueça o óleo e acrescente a cenoura ralada, a beterraba ralada e a soja, frite por 5 minutos ou até dourar, adicione o tomate, o cheiro verde, a cebola, a couve e a pimenta de cheiro, mexa rapidamente. Adicione o grão de bico, o sal e a farinha aos poucos, mexendo até ficar uniforme. Sirva com arroz colorido.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/VTX

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *