Coluna Impacto

c01CARNAVAL DA LIBES

Podemos dizer que foi o de melhor na orla de Santarém, o desfile dos blocos da Libes no domingo à noite, sob o comando de Paulo Costa e Kiba Mota. O desfile começou pontualmente no horário marcado e terminou exatamente às 1h15min de segunda-feira. A Praça da Matriz ficou completamente lotada com a Banda dos Cabeludos (foto). Na terça-feira o carnaval da Libes desfilou com o Blocão, que teve duração de três horas. Ao contrário dos blocos da Asac, que atrasaram o desfile no sábado, só se salvando o Bloco da Pulga, que se apresentou no horário marcado. Esse atraso dos blocos da Asac está causando efeito na Libes, que está encontrando dificuldades para arrumar patrocínio.

DENÚNCIA

Moradores do bairro Área Verde, mais precisamente da Rua Trans Maicá, denunciaram à coluna a demora dos ônibus da empresa que faz a linha do bairro, em passar nas paradas. Muita gente está chegando atrasada no trabalho e nas escolas, pois os ônibus demoram cerca de 50 minutos para passar. Esse é um caso sério, que nossas autoridades devem tomar providências urgentes, bem como a frota de ônibus em Santarém que está bastante sucateada. O exemplo mais recente foi um ônibus que pegou fogo na semana passada na Avenida Magalhães Barata.

c02CASA LUCI

O empresário e ex-deputado Antonio Rocha, em contato com a coluna, informou que dentro de poucos dias vai reinaugurar a Padaria Luci (foto), com todas suas características e no mesmo local, na orla de Santarém, inclusive com aquela tradicional balança. Um cartão postal que está sendo resgatado por iniciativa própria. Que sirva de exemplo para os órgãos que administram a cultura de Santarém.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

A Igreja Católica iniciou a Quaresma, período de preparação para a Páscoa, na quarta-feira (10). Na Diocese de Santarém, missas foram celebradas para marcar a data. Na manhã de quarta-feira, durante programação de encerramento do Cristoval no Parque da Cidade, foi celebrada a Missa das Cinzas, presidida pelo bispo da Diocese Dom Flávio Giovenale, que representa um momento de reflexão e arrependimento diante de Deus. Durante a celebração, os padres abençoam e colocam as cinzas na cabeça dos fiéis. A quarta-feira de cinzas também é marcada pelo lançamento da Campanha da Fraternidade em todo País, mas em Santarém, só será lançada nesta sexta-feira (12), às 19h30, na Igreja do Santíssimo Sacramento. Neste ano, a campanha terá o tema: “Casa Comum, nossa responsabilidade”.

PREOCUPAÇÃO

Preocupado com a polêmica questão sobre Construção de Hidrelétrica em nossa região, o vereador Marcilio Cunha comentou sobre a problemática que se apresenta com relação as ações técnicas sobre o assunto. Ele disse que é preciso uma análise profunda sobre as causas e consequências que o futuro espera sobre a importante questão. “Construir hidrelétrica, simplesmente por construir, no sentido de aumentar a capacidade geradora de energia não é o caso, nós possuímos no momento duas importantes fontes de energias que é Tucuruí e Curuá-Una e os consumidores pagam um ônus de elevada taxa tarifária pelo consumo de energia em nossa região. Vários argumentos tem que ser de fato observados, principalmente e essencialmente com relação à parte técnica e a questão ambiental que é sem dúvida a mais séria. Nossa população ribeirinha se sente ameaçada pela construção de barragens no caudaloso Rio Tapajós. Destruir ou impactar o seu curso natural, vem assustando essa população que depende diretamente do Rio”, disse Marcílio.

c03DESTAQUE

A santarena Graça Lima Vieira (foto), sócia da Construtora Lima Vieira, disputou com mais de 600 mulheres de todo o Estado do Pará o “Prêmio Sebrae Mulher de Negócios”, que aconteceu na semana passada, sendo a grande vencedora e agora será a representante do Pará na versão nacional do prêmio. A premiação é o reconhecimento estadual e nacional às mulheres que transformaram seus sonhos em realidade, e cuja vida é exemplo para tantas outras mulheres que sonham ser empreendedoras. O prêmio é uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW), com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

RETOQUES

Santarém está perdendo sua cultura e tradição. As festas juninas estão desaparecendo, os festivais de músicas não existem mais. O mais recente podemos falar do carnaval na orla, que está praticamente falido. Só resta o carnaval em Alter do Chão, que também está sendo alvo de críticas, pois quem esteve lá este ano falou da grande quantidade de carros de som na área do Sairódromo, onde ninguém entendia nada. * Muita gente preferiu passar o carnaval em Óbidos, que possui trio elétrico e é organizado. * O que está salvando nosso carnaval é o Bloco Fuleragem, tendo à frente o músico Marreta, que saí às ruas na quarta-feira de cinzas. * Também podemos louvar a iniciativa do Hospital Regional do Baixo Amazonas, que promoveu um bailinho de carnaval dentro do HRBA, para dez crianças que estão internadas na Clínica Pediátrica. Ao lado dos seus acompanhantes e da equipe multiprofissional da unidade, os pequenos pacientes participaram ativamente da festa e demonstraram muita descontração. * Louvável a atitude da SMT que apreendeu um ônibus que faz linha intermunicipal, que está sucateado e sem condições de circular e transportar passageiros. Os pneus do ônibus estavam sem condições de trafegabilidade, o lacre da placa estava rompido, os bancos sem condições de uso, danificados e o motorista não apresentou a carteira de habilitação. * A frota de ônibus em Santarém está sucateada e deveriam fazer esse mesmo trabalho com outros ônibus. * O Horário de Verão termina do dia 20 para 21 deste mês. A partir do dia 22 de fevereiro (segunda-feira) os bancos voltam a funcionar no horário de10 às15 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *