Vitória do Xingu sedia oficina de regionalização do turismo
O município de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, sedia, nesta segunda-feira, 15 de fevereiro, uma oficina de regionalização do turismo. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Turismo do Pará, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Semat) de Vitória do Xingu.
A intenção é remapear as regiões com potencial turístico no estado. Somente os municípios inseridos no Programa Nacional de Regionalização do Turismo poderão acessar políticas públicas do governo federal. É esse programa que define a área que deve ser trabalhada com prioridade pelo Ministério do Turismo.
Na ocasião, haverá a presença do diretor do Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) Álvaro Espírito Santo, além de palestras sobre as políticas públicas do governo federal e apresentação de propostas das novas regiões turísticas para validação.
São esperados os prefeitos dos municípios da região Transamazônica e Xingu.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO ABAIXO:
13h20 – Credenciamento;
14h – Abertura;
14h45 – Palestra sobre as orientações do Ministério do Turismo a respeito do Programa de Regionalização do Turismo;
15h30 – Intervalo;
15h45 – Apresentação da proposta das novas regiões turísticas para validação;
16h15 – Divisão dos municípios por região turística para instalação da instância de governança regional (eleição da mesa diretora e do interlocutor da região turística junto ao fórum regional);
17h30 – Entrega dos termos de compromisso assinado pelo prefeito ou responsável pela pasta do turismo, aderindo de forma espontânea e formal ao programa.
18h – Considerações finais.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/VTX