PÁROCO INSTITUI NÚCLEO DE NOSSA SENHORA DE APARECIDA NO BAIRRO DA CASTANHEIRA
Várias comunidades, líderes comunitários, catequistas, leigos, fiéis e religiosos da Igreja Católica do município de Curuá, participaram da solenidade da fundação do Núcleo de Nossa Senhora de Aparecida. O ato solene aconteceu no último domingo, dia 14 de fevereiro de 2016, às 08 horas da manhã, num barracão improvisado. No mesmo, doravante, será edificado um templo sagrado dignos de celebrações eucarísticas.
A missa histórica em ação de graças foi presidida pelo Padre Nilton, pároco da paróquia de São Raimundo Nonato. A consolidação para a instituição em definitivo desse marco religioso, ou seja, da criação do Núcleo no Bairro da Castanheira município de Curuá, se deu após a determinação da Prelazia de Óbidos. Sendo que, os devotos idealizadores tiveram que cumprir, na íntegra, todos os ritos tradicionais determinados pela Cúria.
Durante as solenidades que contou com a uma assembléia de aproximadamente 300 devotos, houve muita emoção com a renovação da fé através da evangelização.
SEMMA REALIZA SOLTURA DE MILHARES DE QUELÔNIOS EM TERRITÓRIO CURUAENSE
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), do município de Curuá, iniciou no mês de setembro de 2015 a campanha de: preservação, manejo e monitoramento de quelônios na Reserva Ecológica Ilha do Meio, do Município. A ação deu-se sob a responsabilidade da bióloga Jessiney Sena, lotada na referida pasta.
Assim sendo, durante os trabalhos técnicos, foram feitas transferências de milhares de ninhos que estavam em áreas que sofrem influência do fenômeno de terras caídas. A força tarefa objetivou salvar as espécies do risco iminente dos ninhos desmoronarem e perderem-se no rio.
Em entrevista exclusiva à nossa redação, a técnica supramencionada, disse que duramente o monitoramento foi realizado processo de biometria (pesagem e medição) de matrizes da espécie Tartaruga da Amazônia (P. expansa). “Observamos que existem várias destas, com lesões do tipo: carapaça quebrada, pés traseiros e dianteiros mutilados. A campanha tem sido um sucesso, onde milhares de quelônios já foram devolvidos à natureza. Na Reserva, milhares de pássaros das espécies talhamar, gaivotas, biguá, patos do mato e tantos outros. Nosso projeto tem caráter sustentável. É importante ressaltar que, através deste trabalho é notório o crescimento populacional das espécies acima descritas”, concluiu a bióloga.
LEGISLATIVO: A Câmara de vereadores do municipio de Curuá reiniciou no dia 17 de fevereiro, os trabalhos legislativos referente ao segundo semestre de 2016. Com exceção da vereadora Izolina Marciel e Juscelino Piloto, os demais vereadores compareceram na sessão que foi atribuida pelo presidente da câmara Júnior Chupira – PSDB e Ziraldo Moraes – PMDB (foto), como uma sessão amigável. Segundo o presidente, vários projetos oriundos do Poder Executivo serão submetidos às comissões permanentes para apreciação. Após os trâmites legais, os mesmos serão levados ao plenário para aprovação ou rejeição. O certo é que pelo andar da carruagem a chapa vai esquentar. É ano eleitoral e tem muita água pra rolar debaixo da ponte. Há fortes rumores que os vereadores Xuxa, Júnior e Gica são postulantes ou pretensos candidatos à sucessão do Executivo.
CURUAZANDO – A REGRA DO JOGO: Fiquei perplexo com um acontecimento antológico nos bastidores da política curuaense. Pasmem, um pretenso candidato a Prefeito criticou com muita veemência o comportamento de um cabo eleitoral comilão. Isto porque, segundo o adversário ao mesmo cargo no seu entendimento, além do referido cabo eleitoral não ter voto, já recebeu a atribuição dos correligionários como mata rancho. Moral da história, esse ti-ti-ti está zuando nos quatros cantos da cidade. Quando a gente pensa que já viu de tudo em política, chega em Curuá fica perplexo com esse jogo de vale tudo.