Descaso – Praça do Mirante vira o retrato do abandono

Praça do Mirante, em Santarém
Praça do Mirante, em Santarém

Nove anos depois de inaugurada, a Praça do Mirante, na área central de Santarém, virou motivo de reclamação de centenas de usuários. Diariamente, estudantes, autônomos e trabalhadores do comércio procuram o local em busca de tranqüilidade, mas segundo eles, os problemas que acontecem pela falta de manutenção estão causando transtornos para a comunidade santarena.
O local já foi um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, mas, atualmente, está abandonado. A escadaria José Miguel Lisboa de Mendonça que dá acesso à Praça do Mirante pela Avenida Adriano Pimentel, também apresenta problemas.
Quem vai à Praça do Mirante constata diversos problemas, como: bancos em péssimo estado de conservação, buracos no piso da Praça, lixo, ripas apodrecidas na estrutura da Praça, entre outros. Parte dos problemas, segundo os usuários, é ocasionado por vândalos e integrantes de gangues.
Sem vigilante, o espaço está sendo depredado, os bancos estão quebrados, o corrimão está enferrujado, o mato encobre a vista do encontro das águas. Na escada que dá acesso à Praça, os ladrilhos estão se soltando. “Precisa de uma reforma”, afirma o visitante, José Moura.
Além dos problemas de falta de manutenção, populares denunciam a violência no local. No período noturno, de acordo com usuários, a Praça do Mirante se transforma em ponto de encontro de consumidores de drogas e de garotos e garotas de programa. Roubos e assaltos já foram registrados no local.
A violência na Praça, considerada um dos principais pontos turísticos mais visitados da cidade, tem assustado jovens. “Está tendo muita briga aqui. Todo dia tem briga marcada”, enfatizou a estudante Graziele de Sousa.
A vendedora Severina Pereira, que trabalha há 5 anos na Praça, conta que os casos de violência são freqüentes. Ela lembra que encontrou uma faca escondida no local e se viu obrigada a contratar os serviços de uma empresa para a segurança no espaço. “Eu ainda mostrei para a Polícia a arma branca que encontrei dentro do vaso. Aqui está um pouco melhor porque eu pago uma empresa de segurança, tiro do meu próprio bolso, do pouco que ganho para dividir com a segurança”, disse Severina Pereira.
A Praça tem vistas para o encontro das águas dos rios Tapajós e Amazonas. Há pessoas que ainda aproveitam o espaço para realizar eventos culturais e fazer com que o público não abandone o local, mas dizem que faltam providências. “Um espaço com um rio em frente é propício para vários tipos de eventos. Seria uma boa o governo ter essa iniciativa. A gente faz eventos aqui de vez em quando para chamar o público a prestigiar, mas ultimamente está complicado, devido a falta de manutenção da Praça”, afirmou o músico Gregory Postigo.
DESCASO: A praça foi construída para revitalizar o espaço histórico da Fortaleza do Tapajós, mas, com tantos problemas, o lugar é pouco visitado. “A gente padece aqui com problema de falta de água. As pessoas querem ir ao banheiro e não tem água para lavar a mão. Elas nem vem mais. Às vezes, a gente é quem dá água”, afirmou a vendedora Suelem Bernardes.
As pessoas que ainda trabalham nas barracas de venda de comida reclamam do pouco movimento e atribui isso a falta de segurança no local e também de estrutura adequada. “É muita sujeira. A Prefeitura nem passa mais por aqui. Os bancos estão todos rabiscados, o mato toma conta, os banheiros em péssimas condições”, afirmou a vendedora Leidiane Ribeiro.
Por: Manoel Cardoso
Fonte: RG 15/O Impacto

2 comentários em “Descaso – Praça do Mirante vira o retrato do abandono

  • 7 de março de 2016 em 08:05
    Permalink

    SE O VONmito NAO MANDA RETIRAR UMA ARVORE QUE ESTA NO FIM DE SUA COBERTURA IMAGINE ELE MANDAR FAZER NA PRAÇA.QUEM NÃO ARRUMA SUA PROPIA CASA JAMAIS ARRUMARA A CASA DOS OUTROS!!!!!!

    Resposta
  • 6 de março de 2016 em 11:06
    Permalink

    Tem uma construção invadindo a área da praça na entrada dela

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *