A Hannah Arendt do Ver-o-Peso

Artigo do advogado ismael Moraes
Advogado Ismael Moraes

Domingo passado, ao fazer compras no Mercado Ver-O-Peso pela manhã, perguntei a uma vendedora, senhora sexagenária, o que ela achara da ordem de condução coercitiva de Lula. A observação lúcida contida na resposta deixou-me atônito.
Em 1960, a filósofa judia-alemã Hannah Arendt fez a cobertura jornalística para a revista The New Yorker do julgamento de Adolf Eichman, comandante de um campo de extermínio nazista, sequestrado pelo Mossad em Buenos Aires e levado a Israel. Ao reportar os fatos, concluiu ter visto não um terrível criminoso anti-semita, mas tão-só um disciplinado burocrata frio. Observou que o Estado nazista reduzira a perversidade da indústria homicida a uma categoria institucional de modo a banalizar a maldade. Isso, que lhe rendeu muitos desafetos na intelectualidade e no próprio Estado judeu, veio se confirmando na historiografia.
Voltando à comerciante da feira, ela assim respondeu:
– Foi um erro desse juiz (Sérgio Moro), porque o Lula já estava preso, ele não podia sair na rua porque era chamado de ladrão por qualquer pessoa. Ele não podia sair de casa. Agora ele está solto, está livre, porque virou vítima de novo!
Considero que a sutileza contida nessa resposta tem uma dimensão filosófica digna de Hannah Arendt. Apesar de confundir o ato judicial como se fora punição, quando é medida de investigação, mesmo assim correspondeu à compreensão geral de que castigar era o efeito utilitário buscado pelo juiz, o que destoou da sensação de martirização que fora efetivamente produzida.
Não havia lido em lugar algum o que ouvi dessa senhora sobre esse significativo evento da crônica política nacional. O que prova que é como disse Guimarães Rosa: no sertão encontramos de Goethe a Cervantes.
Fonte: RG 15/O Impacto

4 comentários em “A Hannah Arendt do Ver-o-Peso

  • 12 de março de 2016 em 18:30
    Permalink

    Pelo que entendi o Lula pode ser preso pois nao tem prova nenhuma contra ele. O fato de nao ter prova nenhuma contra ele é obviamente uma prova de que ele esta ocultando as provas contra ele. Entao ele vai ser preso por ocultacao de provas. Além disso ele esta se defendendo da acusacao e isso é errado. Ah ele também foi visto no fundo de um video dizendo que o pessoal que quer prender ele sem provas tem que enfiar o processo no cu. Nao pode. Nao pode falar palavrao. Tem que ser educado. Só a elite, ao vivo e em coro, pode mandar uma mulher, avó e presidenta ir tomar naquele lugar! O nordestino que ousou tirar Brasil do mapa da fome, nem pensar. Hipocrisia! A gente vê por aqui!

    Resposta
  • 12 de março de 2016 em 14:44
    Permalink

    – Malu do céu! O que é que tá acontecendo no Brasil?
    – Deixa eu tentar te explicar… Aqui no Brasil, um advogado que responde a crime de falsidade ideológica, está acusando Lula de falsidade ideológica. Um senador que perdeu as eleições em 2014, delatado por corrupção por todos os condenados no caso Petrobras, está acusando a Dilma de corrupção. O crime é dele e ele exige “o trono” com seus denuncismos. E tem certeza que vai conseguir dar o golpe de Estado. Já conta com juiz do Supremo, pra quem o partido dele já deu R$185 mil de caixa 2, que está tentando inviabilizar o resultado da eleição de 2014. Conta com outro juiz de 1ª instância, filho do fundador do seu partido no Paraná e cabo eleitoral do candidato do seu partido pela prefeitura de SP que não esconde que prometeu a cabeça de Lula numa bandeja… e não para por aí. Ele paga a Revista Veja que, nas vésperas das eleições presidenciais, ao invés de denunciar que o doleiro Youssef teria mencionado o nome dele na delação como operador de esquema de propinas, publicou mentirosamente que o tal doleiro teria mencionado Lula e Dilma. Mesmo usando milhares de xérox da capa sensacionalista “Lula e Dilma sabiam de Tudo” pra fazer panfletagem e boca-de-urna, o golpe eleitoral não deu certo. Ainda assim, a mesma revista, semanalmente, ataca o governo pra esconder os crimes deste senador que não são poucos e que não sai barato camuflar midiaticamente. Semana passada, outra revista fez o mesmo. Ao invés de dizer que outro senador o havia delatado no mesmíssimo esquema, soltou capa e matéria dizendo que a delação acusava Lula e Dilma, um dia antes do juiz de 1º instância, juntar 200 homens armados pra guerra, para sequestrar de forma ilegal Lula e prendê-lo sem prova de crime algum.
    Em resumo: O Brasil está sendo atacado pelo crime organizado. O crime organizado aqui e nos EUA, paga e espalha na mídia a mentira de que o chefe de todos os esquemas de corrupção no Brasil é o Lula, quando, na verdade, o chefe é o Aécio, herdeiro do esquema de FHC.

    Resposta
  • 12 de março de 2016 em 10:41
    Permalink

    kkkkkkkkkkkk
    Acho que vc leu o pequeno príncipe, de Maquiavel!!! Desculpa, mas não dá pra defender quem consegue substituir Engels por Hegel!!!
    #lulavalealuta
    #globogolpista

    Resposta
  • 12 de março de 2016 em 10:37
    Permalink

    “O objetivo da educação totalitária nunca foi incutir convicções, mas destruir a capacidade de formar alguma.”
    Hannah Arendt

    Daí o empenho da rede globo em incitar o ódio, há poucos dias das manifestações. Vejo um claro golpismo, afinal corruptos chamando para lutar contra a corrupção é hipocrisia pura e não existe proposta plausível, é apenas uma luta pelo retorno do poder ao PSDB, pois não conseguem ganhar nos votos. #PSDBteupassadotecondena
    #Aéciomaiscitadoque…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *