PROCESSO ELEITORAL EM ALENQUER ESTÁ EM CLIMA DO VALE TUDO
A disputa para os cargos no Executivo e Legislativo, nas próximas eleições no município de Alenquer está a cada dia mais acirrada. Os militantes, postulantes, correligionários e cabos eleitorais, estão a todo vapor. Ou seja, nem bem começou a política propriamente dita, liberada pela lei eleitoral, já são grandes incompatibilidades, dissensões, até mesmo, ofensas incisivas entre adversários, tais como: jogo baixo, anonimato (pasquim), calúnia e difamação entre os antagônicos.
No que concerne a comparar as políticas anteriores, com a atual, presume-se que pouco ou quase nada acontecerá de modernização e amadurecimento democrático. Uma vez que, no decurso da campanha protagonizada pelos entes supramencionados, muita coisa desagradável vai acontecer. Isto porque, até a presente data não se vislumbra nenhuma perspectiva que o processo venha ser pautado nos princípios da ética. Principalmente no que tange: inovação, transparência, objetividade e licitude.
Exemplo sintético dessa afirmação são os rumores negativos que circundam na cidade, objeto das absurdas estratégias, conchavos e acertos entre os postulantes. O deprimente desse tradicionalismo na corrida fascinante para chegar ao poder, a qualquer preço e a qualquer custo, é o óbvio que o interesse próprio do candidato é o que prevalece.
É oportuno frisar que, o povo por sua vez, está cético e literalmente envergonhado com a atual conjuntura da politicagem que mergulhou Alenquer no caos vivenciadoe sem precedente. As promessas dos candidatos, em salvas exceções, continuam manjadas, utópicas, descabidas e hilariantes.
Em detrimento dessa balbúrdia, com tanta hipocrisia, tem candidato que já perdeu a noção do ridículo. Com tanta mentira, está servindo apenas de chacota e zombaria para o povo que está exaurido e vacinado ao presenciar tanto escândalo. No ponto de vista especulativo, é sintético o desejo da comunidade ximanga por mudança.
Em suma, é coerente não generalizar. Por isso, vamos aguardar o processo eleitoral, e ficar atendo nas plataformas concretas e palpáveis de trabalho. Errar é inerente no ser humano. Entretanto, é imprescindível e preponderante que o eleitor não seja nunca mais: medíocre e imbecil de dar oportunidade para certos oportunistas que querem se perpetuar no poder. Afinal, até Santo com muita esmola desconfia.
FUTRIMANGANDO- ELEIÇÃO 2016: Apenas 185 dias faltam para os eleitores irem às urnas através do voto secreto, e escolher vereadores e prefeitos em todo território nacional. Em Alenquer a política está uma verdadeira torre de babel, ninguém se entende. POLÍTICA: Na sua concretude, é o conjunto de leis que visam fortalecer o exercício da democracia e o estado de direito. A mesma estabelece a arte de bem governar, cuja Constituição Federal – CF elenca a ética, a decência e a moralidade com coisa pública. PODER: Na acepção da palavra emana do povo. Assemelha-se a uma virtude de conquistas, adquiridas através do equilíbrio do cidadão que ao receber o voto deve possuir verdadeira conduta ilibada, honestidade, ser livre e de bons costumes. FICHA LIMPA NA POLÍTICA: É o cidadão que possui honradez, recebendo o reconhecimento da sociedade por possuir princípios pautados na moralidade, que norteiam a investidura ao poder, e não envergonha: suas famílias, eleitores, a sociedade, não dá trabalho para justiça, não esconde as algemas no braço e nem vai preso. POLITICAGEM: Lamentavelmente muitas pessoas desinteligentes e humildes, não possuem caráter suficiente para combater o vício considerado tumor cancerígeno de vender o voto. Infelizmente ainda é cultural, o eleitor ser ludibriado por candidatos picaretas. Isto é, aqueles inescrupulosos, que possuem poder econômico e de maneira acintosa fazem da consciência do cidadão, mercadoria de quinta categoria. FICHA SUJA NA POLÍTICA: É ferramenta que foi instituída por lei para punir políticos imputados nos seguintes crimes: compra de voto, prevaricação, enriquecimento de forma ilícita, apropriação indébita, corrupção, improbidade administrativa, malversação, peculato, evasão de divisa, etc. Por conseguinte, o preço da condenação da justiça é ficar bandidos e/ou extirpados da vida pública por um períodode 8 anos.
CONDOLÊNCIAS: Alenquer perdeu um extraordinário cidadão e gênio da publicidade. O adeus de Raimundo Santos, que tinha potencialidade e peculiaridade de uma das vozes mais bonitas do estado do Pará. O mesmo deixou muita saudade e consternação para sua legião de amigos. Seu legado nesta vida foi a competência, senso de responsabilidade, autenticidade e lealdade para o setor esportivo. Sua partida para a mansão celeste é uma lacuna que ficará marcada no coração da população ximanga com um ícone da comunicação de todos os tempos.
O povo Alenquerense não pode se deixar levar por falsas promessas de políticos oportunistas que só visam seus interesses pessoais. O município de ALENQUER e seu povo é muito maior do que todo e qualquer tipo de politicagem. É preciso que nesse momento as pessoas de bem de Alenquer que não são poucas possam trabalhar para conscientizar toda a população, pois o que está em jogo é o desenvolvimento do município e não o particular. Tenho fé que ALENQUER irá ter em breve uma administração que tenha ética e que pense tão somente no bem comum da população. Alenquer a minha segunda cidade natal onde em escolhi para viver durante 20 anos ajudando de alguma forma está terra ximangas.