Absurdo – Celpa diz que conta de luz de abril só deve ser cobrada em junho

Consumidores da grande Belém alegam não terem recebido conta de luz referente ao mês de abril. As faturas não chegaram pelos correios e, em pelo menos um caso, a conta do mês de março veio zerada e a de abril ainda não chegou: o advogado Mauro Vaz Júnior recebeu a cobrança inusitada e, apesar do susto, diz que ainda não entrou em contato com a empresa – mas classifica a situação como “não agradável e legalmente inaceitável”.

“O Ministério Público deveria ser avisado, um fato como esse com certeza enseja, no mínimo, um termo de ajustamento de conduta”, afirma o advogado.

A reportagem do G1 entrou em contato com a central de atendimento da concessionária de energia Celpa, e recebeu a informação de que o sistema da empresa passou uma migração – com isso as cobranças referentes ao consumo no mês de abril, que seriam feitas em maio, só ocorrerão em junho junto com a fatura do mês corrente.

Oficialmente, a assessoria da empresa disse que mediu o consumo de todos os clientes, mas que a data de leitura do consumo de alguns clientes com unidades consumidoras antigas foi alterada por conta de uma mudança no sistema de atendimento da empresa.

Em nota, a empresa afirmou que nenhum cliente será prejudicado por essa mudança e que as faturas entregues terão a data de vencimento prorrogada automaticamente. A Celpa orienta ainda aos clientes que caso não tenham recebido a sua fatura de energia que procurem os canais de atendimento para ter acesso a segunda via, como o aplicativo, site e a agências de atendimento

Conta em dobro
Para a dona de casa Sebastiana Corrêa, o acumulo de contas é problemático. “Achei estranho a conta não chegar na data, porque nunca atrasa. Já temos dificuldade de pagá-la, porque o valor é alto e agora ainda vai acumular dois valores grandes”, diz.

Além das contas acumuladas, a dona de casa questiona o fato de não ter sido avisada da mudança. “Se não ligo para saber o que aconteceu, nunca ia entender o fato. Sem contar que na central eles não informam a gente direito, quando pedi mais detalhes a atendente começou a ficar grosseira e disse que ia ser assim e pronto”, lembra.

Falta de informação
O publicitário Raffael Regis também diz que não recebeu a conta do mês de abril. “Acho um absurdo a operadora não informar os clientes, não fazer um comunicado online, na tv ou em qualquer outro lugar. Se eu fosse uma pessoa desavisada, ou, como é o caso de muita gente, fizesse pouco caso, no mês que vem eu teria um problema financeiro”, argumenta.

Regis diz ainda que considera a prática de realizar mudanças e não avisar os clientes perigosa. “É uma falha de comunicação terrível. E já estamos quase na segunda quinzena do mês”, pontua.

Aviso
A servidora pública Lívia Consenza, porém, disse que no prédio onde mora, no bairro da Cidade Velha, foi afixado um documento dizendo que o faturamento de abril não seria feito. “O aviso ficou um bom tempo no elevador, depois tiraram. Ele era bem didático, com desenhos e explicava que a Celpa estava modificando o sistema de medição e que, por conta disso, a conta seria aferida com base na média de consumo dos meses anteriores”, diz.

Com base na cobrança por média de consumo, Lívia reclama que passou o mês fora e mesmo assim o valor veio semelhante ao que paga todo mês. “Vou aguardar a próxima conta para contestar, porque como meu vencimento é dia 26, vou ver se não tem diminuição na próxima por conta dos dias do mês passado que estávamos fora”, detalha.

A empresa garantiu ainda que as faturas entregues terão a data de vencimento prorrogada automaticamente e orienta aos clientes que não receberam a fatura a procurar os canais de atendimento para ter acesso a segunda via.

Santarém

Consumidores santarenos também relatam não terem recebido a fatura do mês de Abril, inclusive a casos em que um cliente foi tirar a segunda via pela internet, e quando imprimiu a cobrança tinha o valor zero. A população cobra uma atitude por parte do Pronco, que deve agir para que os consumidores não sejam prejudicados.

Veja, na íntegra, a nota da Celpa:
A Celpa esclarece que houve o faturamento de todos os seus clientes no mês de abril, porém, pontualmente para algumas contas contratos (antiga Unidade Consumidora) a data de leitura e entrega foi alterada para otimizar a rota das equipes em campo. Estas ações ocorrem por conta mudança do sistema de atendimento da empresa, que agora adota o Sistema de Atendimento SAP, a tecnologia de gestão comercial mais utilizada no mundo e que permite integrar todos os serviços da concessionária e garante que os processos sejam realizados com muito mais segurança e agilidade.

A empresa ressalta que nenhum cliente será prejudicado por essa mudança e que as faturas entregues terão a data de vencimento prorrogada automaticamente. A Celpa orienta ainda aos clientes que caso não tenham recebido a sua fatura de energia que procurem os canais de atendimento para ter acesso a segunda via, como o aplicativo, site e a agências de atendimento.

Fonte: G1 Pará

3 comentários em “Absurdo – Celpa diz que conta de luz de abril só deve ser cobrada em junho

  • 29 de agosto de 2016 em 21:23
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    Pior foi eu : depois de tantas tentativas em baixar a fatura no mes de abril sem saber do ocorrido implimir e fui pagar na loterica. Passaram 3 meses agora a celpa disse que eu estou em debito no mes de abril. Procurei a fatura e nao~ achei mais.

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  • 17 de maio de 2016 em 19:30
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    Minha conta de energia nunca chega em casa,tenho q inprimir e custa três reais cada imprçao,isso e um roubo.

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  • 16 de maio de 2016 em 16:09
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    Boa tarde, gente tomem cuidado com esta ação, esta empresa que administra a Celpa e a mesma que administra o Maranhão, a qual tem a maioria das açoe ligadas a familia Sarney. Aqui no maranhão, quizeram fazer igual, o povo foi pras ruas e quase tem quebra quebra no atendimento local. Cuidado meu povo.

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