Hemopa não possui estoque de sangue para atender população

Maurício Tapajós, do Hemopa de Santarém
Maurício Tapajós, do Hemopa de Santarém

A informação de que o banco de sangue do Hemopa Santarém não possui material suficiente para transfusões, foi dada a equipe do jornal O Impacto por Maurício Tapajós, enfermeiro e também um dos coordenadores da instituição.

“Na verdade, quase todos os tipos de sangue estão em falta, principalmente os tipos raros: O e B negativos”, citou Mauricio Tapajós. “Quase todos os dias têm acidentes de trânsito em Santarém, isso é fato, não podemos fugir da realidade, principalmente acidentes envolvendo motos em número muito alto”, alertou. “Mas independente de todos esses fatores, temos que atender aos demais problemas que ocorrem na saúde pública”, disse o enfermeiro.

Um dos fatores que também sobrecarregam e faz com que o estoque de sangue seja insuficiente é que o Município atende através do hemocentro de Santarém todos os 18 municípios que compõe a região Oeste do Pará. “O Hemopa de Santarém precisa estar preparado para fazer esse atendimento”, falou Maurício Tapajós.

MEDO NA DOAÇÃO: Um dos detalhes que mais influenciam para a quantidade baixa de sangue no banco de transfusões do Hemopa Santarém é o medo que algumas pessoas têm em doar o líquido da vida de suas veias, direto para a dos pacientes. “As pessoas ainda têm certos mitos que impedem de doar sangue. Dizem que vai engrossar, outros falam que vai afinar o sangue. De jeito nenhum, a doação de sangue é um ato muito simples e muito fácil, é só a pessoa ter a atitude de vir até o Hemocentro e fazer a doação”, disse Maurício Tapajós.

Por: Carlos Cruz

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *