Médico humilha pacientes no Pronto Socorro Municipal

Zito Nascimento diz que médico o tratou mal, quando procurou atendimento no PSM
Zito Nascimento diz que médico o tratou mal, quando procurou atendimento no PSM

“O médico chegou estressado, e começou a reclamar que os pacientes vinham para lá, fazer não sei o que? Que vinham com uma gripe, uma febre, uma virose. Teriam que procurar era os Postos de Saúde, e não o Pronto Socorro, porque lá já estava lotado. Foi que eu respondi para ele, dizendo que os Postos de Saúde, não estão atendendo, mandam a gente vir para cá. Em outro momento, ele disse que a gente só ia para atrapalhar o trabalho deles, e por isso, que os médicos não querem atender no PSM. A gente se sente humilhado, porque estamos doentes, e quando procuramos um Posto de Saúde, não tem médico para atender. Se vai na UPA 24 horas, também não tem médico. Chega no PSM, e eles não querem atender. Assim fica difícil, se eles mesmos falam que a gente não pode se automedicar em casa, e como que fica uma situação desta”.

A situação acima aconteceu na quinta-feira (12). O paciente Zito Nascimento da Silva, revoltado procurou nossa equipe de reportagem para falar do caso, que precisa ser verificado pela Direção do Pronto Socorro Municipal (PSM), e que o médico – identificado como Rafhael Carneiro-, que em vez que tratar os pacientes, acaba de forma de desumana, maltratando quem procura atendimento para reestabelecer a sua saúde, pelo menos seja advertido, e assim não volte a cometer o mesmo erro.

PACIENTES OBRIGADOS A DEITAR EM MACAS SEM COLCHÃO: Além de serem atendidos nos corredores lotados, os pacientes do PSM reclamam da falta de materiais básicos, tais como, lençóis e colchões. As macas que são disponibilizadas estão em péssimas condições de uso – com partes danificadas e cheias de ferrugem. Para ter um pouco mais de conforto, os usuários improvisam folhas de jornais no lugar de colchão.

DESORGANIZAÇÃO: De acordo com familiares de pacientes que estão sendo atendidos no PSM, está ficando frequente, pela falta de organização, a perda de documentos de pacientes.

“Estava acompanhando meu pai, e o médico solicitou vários exames, e entregou a solicitação para os enfermeiros. Passou o dia inteiro e nada de fazerem os exames em meu pai. Quando foi no outro dia, eu questionei, e eles foram procurar a solicitação, e não acharam. Resultado, o médico veio no outro dia, e passou uma nova solicitação de exame, e só assim meu pai fez os exames. Porém, essa demora pode ter sido decisiva para a morte do meu pai”, denuncia o jovem, que infelizmente, perdeu o pai que estava em tratamento no PSM.

VEREADORA DENUNCIA CAOS NO ATENDIMENTO À SAÚDE: Após passar por problemas de saúde e procurar atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), a vereadora Ivete Bastos (PT) relatou o drama sofrido por ela para conseguir ser atendida. “Como sou usuária do SUS, tenho a cara do povo, represento interesses dessa população e todas às vezes que recorro ao serviço, tenho sofrido, porque o atendimento tem sido péssimo”, relata.

De acordo com ela, a maioria dos servidores que está nos postos de saúde trata a população de costas. “A maioria não ouve a população, não tem humanidade, não está preparada para atender o povo. Por isso, a gente fica indignada, porque minha luta é para melhorar”, desabafa Ivete Bastos, acrescentando que é inadmissível o tratamento dispensado à população que recorre ao SUS em Santarém.

A Vereadora observa que a Comissão de Saúde da Câmara, da qual faz parte, tem feito fiscalizações que geram um relatório, mas que não tem dado resultado, “pois esses relatórios se perdem não sei por onde e não acontecem melhorias. Mas, agora estou cobrando uma efetiva fiscalização (da Comissão de Saúde) nesses postos que estão, na maioria, sem medicamentos; em dias de funcionamento eles param pra fazer limpeza; outros com pouca gente pra atender”.

De acordo com Ivete Bastos, se os postos de saúde seriam para desafogar o Hospital Municipal, não estão conseguindo, pois as pessoas estão jogadas pelo chão; os leitos estão ocupados por pessoas de outros municípios. “Fazem pacto pela saúde com outros municípios e Santarém não está tendo capacidade nem pra atender os seus”, criticou a Vereadora.

Por: Edmundo Baía Junior

6 comentários em “Médico humilha pacientes no Pronto Socorro Municipal

  • 25 de maio de 2016 em 20:20
    Permalink

    Engraçado, o Zito teve pro-atividade, vigor e disposição para procurar a reportagem. Aparentemente ele não foi tão grave para o pronto socorro. Eu fui porterio do pronto socorro da 14 em Belém por 4 anos e afirmo que as pessoas que chegam com problemas banais no PS são aquelas que mais fazem barraco. Não imaginam q ali chega pessoa acidentada gravemente, com queimadura severa, infartanto e etc e que se o médico custa a atendendo é pq tá priorizando alguém mais grave. Pronto socorro é pra casos graves, urgência e emergência.
    Não conheço esse médico e nem vi o tom q ele se expressou. Mas sei q se ele falou isso é pq o bicho tava pegando esse dia lá. Como em todos os outros..

    Resposta
  • 25 de maio de 2016 em 08:20
    Permalink

    Já fui um paciente do pronto socorro municipal, em um dia que senti uma forte dor nos rins e febre. Entendo perfeitamente a situação vivida pelo médico, pois quando estive lá percebi que existem muitos pacientes encrenqueiros e que gostam de ser atendidos de qualquer forma, sem ter a paciência necessária e sem perceber a gravidade dos outros pacientes ao seu redor. Batem na porta, xingam, esbravejam, sem nenhum senso de educação e compreensão com os profissionais de saúde. Fui atendido pelo Médico aqui criticado, Rafhael Carneiro, um médico atencioso e que me tratou de forma super humilde e humana, por isso critico a nota aqui declarada. Acho que os dois lados da moeda devem ser vistos, o pronto socorro é para casos mais graves e urgentes, e isso está certo, acho que a equipe de saúde do hospital jamais nega socorro a alguém, muito pelo contrário, trabalham sob condições adversas, com uma demanda cada vez maior que a oferta, o que gera o caos na saúde pública. É uma atitude muito simples, alguém denunciar um profissional por vontade própria em um meio de comunicação, mas acho que a imprensa deve avaliar melhor as circunstancias antes de jogar notícias sensacionalistas e bombásticas frente a sociedade. Pois esse tipo de informação, que creio eu errônea, pode trazer sérias complicações. E o paciente em questão, sem ter um entendimento adequado de como funciona o sistema de saúde, simplesmente faz uma crítica de forma leviana ao médico em questão, pois pela forma em que fui atendido, nada se encaixa com o perfil do profissional.

    Resposta
  • 24 de maio de 2016 em 21:03
    Permalink

    Olá, boa noite. Estou aqui como paciente para distorcer oq esse cidadão disse. Este que talvez stressado também fez um comentário infeliz. Muitas pessoas como esse senhor não sabem a diferença entre um infarto e uma gripe(virose). Meu pai há duas semanas sofreu um infarto e por coincidência acabou sendo atendido pelo jovem Dr Rafhael Carneno. Este que não condiz com a matéria, foi extremamente atencioso com meu pai e com toda minha família. Foi rápido e competente, sem falar na educação. E creio que a atitude dele é fudamental para salvar pessoas que chegam graves(traumas, facadas, infartos..etc). Eu realmente tive a sensação de que meu pai foi atrapalhado por pessoas que não deveriam estar lá, como pacientes simplesmente gripadas. Estes que gritam e chutam a porta como se estivessem morrendo e não a essência de um pronto-socorro.
    Obs: quero deixar claro q minha família não é rica e nem importante é mesmo fomos atendidos com seriedade e atenção. Obrigado Dr. Rafhaeal por salvar vida do meu pai.

    Resposta
  • 20 de maio de 2016 em 09:13
    Permalink

    Ano passado minha mãe fico muito mal e precisou de um leito e com graças a Deus conseguimos um.
    Quando minha mãe dormia eu andava pelos corredores próximos e lembro que isso me causava um tremendo desconforto em ver a situação do local, atendimento precário, “profissionais” sem educação ou preparo, muita gente doente. Voltava pro quarto e ficava ali rezando para que eu não tenha que precisar do atendimento no qual minha mãe e muitas outras pessoas passaram e passam. Vejo o ” Von” mexendo com pavimentação de ruas e outras coisas que tenho certeza que irão apenas ficar pela metade ou mesmo não sairão do papel,enquanto alguns setores importantes estão as traças. O que dizer de um outro câncer santareno Cosanpa? O que dizer do PSM?
    Outro lado é… se você não tem perfil de trabalho com atendimento à pessoas,por favor, deixe seu cargo e vá trabalhar com animais, ou sozinho ” intocado” no mais escuro buraco, evitando o tratamento indigno à pessoas que estão precisando. Médico ganha pouco? tem muitas vezes que fazer milagre com o que tem?…disso sabemos e temos que cobrar melhoras do nossos representantes e não despejar sua indignação em cima de pessoas que não tem a menor culpa… e outra coisa…adoecemos não porque queremos…mas quando acontece, pedimos pelo o menos um pingo de decência dos “profissionais” estudados no assunto, em atendera quem precisa.
    Gostaria de lembrar esse entre vários médicos que acham no direito de tratar mal pessoas que buscam apoio em hospitais:
    “Juramento de Hipócrates
    Eu juro, por Apolo médico, por Esculápio, Hígia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue:
    Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém.

    A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.

    Conservarei imaculada minha vida e minha arte.

    Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.

    Em toda casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução, sobretudo dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.

    Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.

    Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça.”

    E se isso não for suficiente, a porta é serventia da casa e apague a luz ao sair.

    Resposta
  • 20 de maio de 2016 em 08:53
    Permalink

    Já Disse varias Vezes e vou REPETIR:::::::

    – O Atendimento no Hospital Municipal está
    PÉSSIMO.

    – Já perdi Parente que ficou na maca no corredor em situação de urgência de UM DIA PRO OUTRO PASMEM:: com diagnostico feito errado pelo hospital sem se quer realizar um exame de ultrason, raio x ou endoscopia etc…nem exame de sangue nada, examinado só de olhar pelo medico— isso com paciente apresentando infecção visivel na pele. veio tranferido da upa 24hs com recomendação de urgência–chegou andando e saiu morto.

    – Confiamos a Nossa vida e a de nossos entes queridos a este Hospital a estes Profissionais.

    – Sei que Lá Tem Médicos e Enfermeiros, Profissionais Competentes, comprometidos com suas atividades e não quero Generalizar e nem Culpar ninguem, Só Faço um Pedido:

    – Se não tem verba, se falta remédio, DENUNCIE no Ministério Público, Na Camara de Vereadores, Seja Forte.

    – Receitas da Prefeitura:

    -Governo Federal – convênios, repasses, Saude, Ministério das Cidades
    -Governo Estadual – convênios , repasses
    -Arrecadação Municipal:
    Taxas
    Tributos
    Iluminação Publica
    25% Detram emplacamento municipio
    Exploração Mineral no município

    – Agradeço Aos jornalistas pela cobertura das reportagens.

    Resposta
  • 20 de maio de 2016 em 07:54
    Permalink

    OLHA O ZITO ESTÁ CERTO O PROBLEMA DA SAÚDE NÃO É SÓ AQUI É TODO PAÍS, MAIS PODEM RESOLVER É SÓ CONTRATA MAIS E PAGA BEM VC ENTRA NO PSM SÓ TEM UM TÉCNICO RADIOLOGIA NO DOMINGO PORQUE NÃO CONTRATA MAIS E NO DOMINGO DÁ MUITA GENTE O SEU PREFEITO DINHEIRO VEM PARA SAÚDE VAMOS CONTRATA MAIS PROFISSIONAL OK

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *