Prefeito defende manutenção do contrato com a COSANPA

Alexandre Von reuniu na manhã desta quinta-feira no Ministério Público Estadual
Alexandre Von reuniu na manhã desta quinta-feira no Ministério Público Estadual

O prefeito de Santarém, Alexandre Von, nesta quinta-feira, 19, em reunião convocada pelo Ministério Público Estadual, com a participação da Câmara, defendeu a continuidade do contrato com a Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA). A empresa detém a concessão do serviço de abastecimento de água e esgoto, no município de Santarém há mais de 30 anos.

Alexandre defendeu o referido contrato, justificando que a falta de eficiência no abastecimento de água em Santarém é um drama histórico. No entanto, disse que com os investimentos que o Estado e a União estão fazendo vão servir para melhorar o sistema como um todo e com isso, o setor busca uma efetiva solução no abastecimento e na ampliação dos serviços aos bairros que atualmente são atendidos precariamente.

Com essa reunião que envolve diversos segmentos, de acordo com o prefeito, buscam-se formas de manter o contrato que há entre a COSANPA e o Município de Santarém, no sentido de ganhar sobrevida, possibilitando a concessionária implementar ações e investimentos que efetivamente melhorem a qualidade do serviço prestado  ao município de Santarém. O prefeito defende que haja comprometimentos de todos os atores para que ações institucionais sejam feitas, de fato, a fim de beneficiar a população com melhor serviço de abastecimento de água no município. Alexandre Von também disse que as ações efetivas exigem tempo e recursos, embora a COSANPA já esteja monopolizando o serviço de abastecimento de água e esgoto em Santarém há mais de 30 anos.

Segundo o prefeito no momento em que estiver assinado o contrato de investimentos apoiado pela União e pelo Estado, efetivamente implementado e a maioria desses projetos realizados, a população será melhor atendida. Alexandre Von, demonstrando clara defesa pela manutenção do contrato com a COSANPA, lembrou que e o prazo para a efetivação do referido contrato é até 2017. Além disso, segundo ele, é ruim quando esses contratos são interrompidos por falta de repasses de recursos que dificultam ainda mais a conclusão das obras.

Alexandre Von declarou que tem feito esforço permanente de contato e de cobrança junto a diretoria da COSANPA para que os investimentos, efetivamente, sejam concretizados. “Só assim, a população terá um atendimento com qualidade superior no que diz respeito ao abastecimento de água em Santarém”, concluiu.

CÂMARA DEFENDE ROMPIMENTO DE CONVÊNIO COM A COSANPA

Reginaldo Campos, nesta quinta-feira, 19, em reunião convocada pelo Ministério Público Estadual, que tem a frente a Promotora Maria Raimunda da Silva Tavares e que contou com a participação da Prefeitura de Santarém e da sociedade civil organizada, disse que a COSANPA não tem dado as respostas previstas no convênio assinado. “Nossa posição é exigir o cumprimento das cláusulas. Caso contrário, a Câmara defende o rompimento do convênio e a busca de outras alternativas, até mesmo a possibilidade de uma empresa público-privada para resolver o problema de abastecimento de água e saneamento básico de Santarém”, disse.

Reginaldo disse que a COSANPA é uma empresa que costuma “viver às custas das migalhas do Governo do Pará, não se preocupa com a arrecadação e por isso não tem condições de fazer investimentos, expansão da rede de saneamento e abastecimento. Ela precisa buscar eficiência e qualidade. Isso nós estamos cobrando da COSANPA. Caso ela não faça, vamos cobrar o rompimento”, ressalta.

O vereador considera que a empresa tem possibilidade de triplicar o número de ligações de água na cidade, que hoje chega a pouco mais de 35 mil. “Esse número pode triplicar e se for eficiente na cobrança e educação dos seus consumidores, certamente ela poderá fazer investimentos”, alertou, ao acrescentar que está cobrando também mais autonomia da COSANPA local que em tudo depende de Belém. Para ele, a Câmara está se sentindo obrigada a fazer isso, diante do fato de que a COSANPA não está dando as respostas que a população de Santarém precisa.

 Fonte: RG 15/O Impacto e CMS

 

Um comentário em “Prefeito defende manutenção do contrato com a COSANPA

  • 20 de maio de 2016 em 09:23
    Permalink

    HAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA……

    Só lendo essa matéria pra eu ri… estava eu aqui triste e abri o O impacto, um “puta” jornal..sou fã……

    mas lê que nossa estimada prefeitura ” pretende” tomar alguma providência quanto ao nosso câncer santareno…é pra começar o dia rindo…

    enquanto bem sabemos que isso é uma atitude de loooooooooooooooooooooongo prazo e põe looongo…….é…essa promessa é velha….enquanto isso vou aqui buscando água na casa da vizinha que fez uma gambiarra……Von meu querido…é o jeito kkkkkkk…..

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *