Peru declara estado de emergência em 11 distritos por causa de mercúrio

Como parte da Lei 29664 de Gestão do Risco de Desastres, o governo do Peru anunciou a declaração de estado de emergência por mercúrio nos distritos de Tambopata, Inambari, Las Piedras, e Maze, na província de Tambopata; Fitzcarrald, Manu, Madre de Dios e Huepetuhe na província de Manu; e Iñapari, Iberia e Tahuamanu na província de Tahuamanu do departamento de Madre de Dios.

A medida foi introduzida pela contaminação por mercúrio existente na área e têm um período de sessenta dias para ser executado. Neste período, serão conduzidas as ações de resposta e reabilitação imediatas destinadas a reduzir os efeitos nocivos sobre a saúde da população exposta a este elemento nocivo utilizado na mineração ilegal.

Essas ações incluem, imediatamente e, especificamente, a proibição de consumo de peixe pontilhado cisco nos distritos mencionados; o desenvolvimento de triagem individualizado através do hospital Peru que participou do país irmão do Equador; e a distribuição de alimentos e ajuda através da Defesa Civil, com o apoio do Ministério da Defesa e do Interior; e a expansão e o fortalecimento dos programas sociais na região.

O Ministro do Ambiente Manuel Pulgar-Vidal presidiu a conferência de imprensa sobre o assunto oferecido no Palácio do Governo. Ele disse que os ministérios do Meio Ambiente; Agricultura e Irrigação ; Habitação, Construção e Saneamento ; saúde; educação; Minas e Energia; interior; defesa; cultura; Mulheres e populações vulneráveis; Desenvolvimento e Inclusão Social; e Produção, vão cuidar da população afetada, estimada em cerca de 41% da população dessa região que sofreu este tipo de poluição por causa da mineração ilegal.

O relatório afirma que a contaminação foi causada por práticas inadequadas no garimpo clandestino. A região de Madre de Dios, na fronteira com o Brasil e a Bolívia, produz cerca de 20% do ouro extraído no Peru. A maioria é retirada de forma ilegal em floresta e no leito de rios.

Por sua parte, o ministro da Produção, Piero Ghezzi  disse que hoje vai começar com os respectivos testes para determinar as espécies que foram afetadas pelo mercúrio e que o seu setor vai conduzir a questão da aquicultura no lugar.

Estima-se que o garimpo ilegal despeje cerca de 40 toneladas de mercúrio nos rios amazônicos por ano e destrua mais de 100 mil hectares de floresta na região de Madre de Dios, de acordo com o Ministério peruano do Meio Ambiente. O metal é usado para separar o ouro da rocha.

Por: Portal Amazônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *