Foro da Justiça Federal no Pará tem novo diretor e vice diretora

Sérgio Wolney de Oliveira Batista Guedes e Carina Cátia Bastos de Senna, tomaram posse
Sérgio Wolney de Oliveira Batista Guedes e Carina Cátia Bastos de Senna, tomaram posse

Os juízes federais Sérgio Wolney de Oliveira Batista Guedes e Carina Cátia Bastos de Senna tomaram posse, na sexta-feira (03), nos cargos de diretor e vice-diretora do Foro da Justiça Federal no Pará, em ato que contou com as presenças de magistrados que atuam em Belém, do diretor da Secretaria Administrativa (Secad), José Luiz Miranda Rodrigues, e demais diretores de varas e núcleos da Seção Judiciária.

Os dois magistrados vão dirigir a Justiça Federal no Estado durante o biênio 2016-2018. O juiz federal Arthur Pinheiro Chaves, que exerceu as funções de diretor do Foro até o 31 de maio passado, não pôde comparecer ao ato de posse por se encontrar em viagem fora do Estado. A juíza federal Lucyana Said Daibes Pereira, que exerceu as funções de vice-diretora da Justiça Federal na gestão anterior, representou o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador Hilton Queiroz.

“Para nós, magistrados, é um desafio assumir uma nova função administrativa, além da atividade judicante, especialmente nesse cenário de crise. Porém, estou preparada para auxiliar o diretor do Foro em suas atividades, apesar das dificuldades financeiras”, disse a nova vice-diretora, Carina Senna.

Sérgio Wolney Guedes manifestou-se honrado em atuar na Justiça Federal e destacou que seu propósito é dar continuidade às ações desenvolvidas pelas gestões anteriores na Seccional do Pará. Acrescentou ainda que o momento de dificuldades que o País enfrenta pode representar “uma oportunidade de aprimoramento dos serviços internos.” A diretoria do Foro, reforçou o magistrado, também atuará sempre no sentido de facilitar a atividade jurisdicional. “Informo aos colegas que estou aberto a sugestões. O trabalho também é nossa casa, nossa vida”, resumiu o diretor do Foro.

A juíza Lucyana Pereira destacou que as habilidades e a capacidade administrativa do juiz Sérgio Wolney já foram testadas em sua atuação como coordenador dos Juizados Especiais Federal no Estado. “Estou certa de que, apesar desse cenário de crise, o novo diretor do Foro conseguirá contornar os desafios com criatividade e dedicação, conduzindo bem esta Seção Judiciária, apesar das dificuldades”, observou a magistrada.

Atividades – O Juiz Federal Sérgio Wolney esteve acompanhado na solenidade por sua esposa, a Dra. Thalita Rosal Feitoza. O novo Diretor do Foro graduou-se em Direito pela Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e foi técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, analista judiciário do Supremo Tribunal Federal (trabalhando inclusive no gabinete do ministro Moreira Alves) e conselheiro do Fundo dos Direitos Difusos. Como procurador federal, trabalhou na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no gabinete do Advogado Geral da União e na Procuradoria-Geral Federal, sendo também aprovado em vários concursos públicos, entre os quais: técnico judiciário do TRF da 1ª Região, analista judiciário do Superior Tribunal de Justiça, analista processual do Ministério Público da União e defensor federal da Defensoria Pública da União.

Tendo ingressado na magistratura federal em abril de 2006, Dr. Sérgio Wolney foi juiz federal substituto na Subseção Judiciária de Uberaba (1ª Vara), na 11ª e 26ª Varas da Seccional do Distrito. Foi ainda juiz federal diretor da Subseção Judiciária de Altamira e atualmente é titular na 10ª Vara da Seção Judiciária do Pará e coordenador dos Juizados Especiais Federais no Estado.

Mestranda em Ciências Jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa/Portugal, a nova vice-diretora do Foro, a Juíza Federal Carina Senna, é graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador (2001) e pós-graduada em Direito do Estado pela Fundação Faculdade de Direito – UFBA (2006/2007). Atualmente, exerce o cargo de juíza federal da 12ª Vara Federal, em Belém, e leciona Direito Constitucional e Prática Jurídica na Faculdade do Pará – FAP/Estácio.

A Dra. Carina Senna já foi procuradora do Estado da Bahia e lecionou Direito Constitucional no Centro Integrado e no Instituto Mantenedor de Ensino Superior, ambos também da Bahia. Ministrou as cadeiras de Direito Constitucional e Seguridade na Faculdade do Maranhão (Facam) e foi professora do curso de Especialização em Direito Processual, Pós-graduação lato sensu, ministrando a disciplina Processo Constitucional na Faculdade Maurício de Nassau, em Recife (PE).

Fonte: RG 15/O Impacto e Paulo Bemerguy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *