CÍRIO DE SANTO ANTÔNIO REÚNE MILHARES DE CATÓLICOS EM ALENQUER
Em clima de fervor, numa manhã de quarta-feira ensolarada, no dia 1º de junho de 2016, milhares de romeiros e fiéis superlotaram as ruas, travessas e avenidas da cidade ximanga, com: bandeirinhas, magníficos arranjos e ornamentação do mais alto quilate. A grande caminhada de fé, oração e devoção, mais um ano saiu da Capela de São João, no Bairro da Bela Vista. A intensa mobilização teve como principal objetivo, homenagear o glorioso padroeiro Santo Antônio, da comunidade católica do município de Alenquer.
Neste ano o tema central escolhido foi: “SANTO ANTÔNIO INSPIRA-NOS NO CUIDADO COM A CASA COMUM, A COMEÇAR PELO NOSSO MUNICÍPIO”. A exemplo dos anos anteriores, as solenidades oficiais iniciaram pela parte da madrugada, com a tradicional alvorada festiva, em seguida o Círio.
Destarte, a segunda maior manifestação religiosa do Oeste do Pará terá seu ápice com a procissão e missa campal de encerramento, em frente da imponente e bela igreja Matriz, no dia 13 do corrente. Conforme programação, as celebrações eucarísticas, litúrgicas e animação do arraial, procederão normalmente todas as noites dentro da programação previamente elaborada pela coordenação.
No que concerne à religiosidade de crença e credo é notória que o regozijo, agradecimento e pedidos de ação de graças, por parte dos devotos, é uma incontestável realidade. Isto é, os famigerados pagamentos de promessas, onde as pessoas dão testemunho que conseguiram milagres de emprego, aquisição de casa própria, trabalho, reconciliação com a família, casamento, cura de enfermidades, libertação de penitenciários, das drogas lícitas e ilícitas, etc.
Na sua concretude, a festa do Santo Casamenteiro é um acontecimento de extraordinária emoção, reencontro, alegria e confraternização entre parentes, conterrâneos e amigos que migram dos mais longínquos lugares e retornam à Princesa do surubiu, cujo principal intuito é comungar e reverenciar esse indescritível acontecimento. Tanto na parte litúrgica, com profana. Já que em frente da belíssima praça da Matriz, o arraial proporciona: entretenimento, apresentação folclórica, artísticas, cultural, deleites e iguarias da época.
É importante frisar que a grandiosidade e sucesso dessa atração turística têm grande parcela da população, através de ofertas em dinheiro e de grandes quantidades de animais doados e arrecadados, os quais são leiloados entre os fazendeiros.
JUDICIÁRIO: O competentíssimo Juiz de Direito da Comarca de Alenquer está gozando merecidas férias. Dr. Gabriel Veloso foi tomar um fôlego e reabastecer as baterias, visando o processo político das eleições municipais no dia 02 de outubro. O meritíssimo responde pelos municípios de Alenquer e Curuá. Doravante, os conflitos dos curuaenses e alenquerense serão dirimidos pelo Juiz da Comarca de Óbidos, Dr. Rômulo Nogueira de Brito.
JUSTA HOMENAGEM: Merecidamente o destaque da semana vai de forma honrosa, para uma cidadã de extraordinária abnegação no setor educacional. Professora Carícia e/ou tia Carícia da Silva Vallinoto (foto). Nasceu no dia 08 de junho de 1931, na referida data a mesma celebra e comunga o dom da vida completando 81 anos de idade. Transcendendo o tempo a homenageada teve uma vida pautada e abnegação formando cidadãos para o exercício sagrado da cidadania. Com muita competência, talento e dedicação foi professora nas escolas tradicionais Fulgêncio Simões e diretora do colégio Santo Antônio. Como ícone no sacerdócio de educar, é filha de Lauro Monteiro da Silva e Lília de Sousa e Silva. O mais dignificante que a mesma com oito décadas e meia servindo a educação e ainda administra a Escola Ateneu Dom Bosco de sua propriedade. Neste ano completara 51 anos de fundação. Parabéns são os votos de nossa página.