Coluna Impacto

c01FESTIVIDADES DE SÃO PEDRO

A Diocese de Santarém e a Colônia de Pescadores Z-20 iniciaram oficialmente, no último sábado, 18, a celebração oficial do padroeiro São Pedro. As festividades estão programadas para encerrar no dia 29 de junho. A Z-20 organiza as homenagens ao padroeiro dos pescadores há 65 anos. Para este ano, a coordenação destaca o tema da passagem bíblica “Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo”. No último dia 18, aconteceu a carreata com a imagem de São Pedro, por volta de 8h. Às 19h, houve celebração da santa missa de abertura das festividades, na igreja de São Sebastião. Ainda na programação da festividade do padroeiro dos pescadores, terá celebrações e a tradicional procissão fluvial no dia 29 de junho.

PARCERIA

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o Instituto Ayrton Senna (IAS) e a Fundação Volkswagen firmaram, na semana passada, Termo de Cooperação para melhorar os indicadores e alavancar, ainda mais, a qualidade da educação pública municipal. O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal de Artes Professor Emir Bemerguy e contou com presença do prefeito Alexandre Von, da vice-prefeita Maria José Maia, da secretária de educação Irene Escher; da gerente de Projetos do IAS, Rita de Cássia Paulon; da agente técnica do IAS, Sandra Pignaton; da representante da Volkswagen, Sandra Maria Viviani, professores, alunos, gestores e demais autoridades. A parceria entre Instituto Ayrton Senna e a Prefeitura de Santarém iniciou no ano de 1997 com a correção de fluxo escolar – Programa Acelera Brasil – e a partir do ano de 2001 com o Programa Escola Campeã, que visa promover a melhoria da aprendizagem e do gerenciamento do sistema educacional. Atualmente, Santarém adotou como política educacional para correção de fluxo escolar na Rede Municipal, programas do Instituto Ayrton Senna: Se Liga e Acelera Brasil. A Fundação Volkswagen coordena investimentos sociais da Volkswagen no Brasil há 36 anos. A parceria firmada visa oferecer o projeto educacional “Aceleração da Aprendizagem”, para as séries da Rede Municipal de Ensino.

RIVER TOUR

A Secretaria Municipal de Turismo, que tem à frente Rosemary da Fonseca, está realizando um River Tour (passeio pelo rio) no período de 22 a 26, por ocasião das comemorações do aniversário de 355 anos de Santarém. O evento está voltado primordialmente para a contemplação dos nossos atrativos naturais (encontro das águas e lago do Maicá), mas também proporcionará aos participantes um “mergulho cultural”, visto que conta com apresentação de canto e dança representativos do Município.

2ª CORRIDA PAIS & FILHOS

Depois do sucesso no ano passado, o Grupo CR vai realizar a segunda edição da Corrida Pais & Filhos. O evento, que acontece neste sábado, dia 25, às 17 horas, em Santarém, tem como objetivo incentivar a prática de esportes, a vida saudável e a convivência familiar. A largada acontece na Praça Barão de Santarém e terá um percurso de 1,8 quilômetros pelas ruas do centro da cidade. Várias duplas já estão treinando na Orla e no Parque da Cidade. A Corrida Pais & Filhos já faz parte do calendário de eventos de Santarém.

O MELHOR DE SANTARÉM

Os santarenos elegeram o melhor de Santarém, por ocasião do aniversário de 355 anos da Pérola do Tapajós, comemorado na quarta-feira (22). O tambaqui assado foi escolhido como o sabor que mais lembra Santarém. Natural de água doce, essa espécie de peixe da pode atingir até 45 quilos. A música “Terra Querida”, composta pelo maestro Wilson Fonseca, foi eleita como a que melhor representa o Município. O encontro dos rios Tapajós e Amazonas foi escolhido como o lugar que é a “cara” de nossa cidade. A praia de Alter do Chão “o Caribe da Amazônia” foi escolhida a maior atração turística. Existem outros pontos de referências, mas esses quatro foram os mais destacados.

c02COLAÇÃO DE GRAU

A competente Camila Mota dos Santos, filha de Amarildo e Leide dos Santos, será uma das colandas do Curso de Direito da UFOPA. A solenidade de outorga acontece nesta sexta-feira, no Campus da Ufopa e o baile de formatura será no sábado, no Iate Clube de Santarém. Camila está se preparando para realizar o Exame da Ordem e assim, atuar na carreira profissional que escolheu. Parabéns!

RETOQUES

c03A coluna parabeniza o grande comunicador Armando Carvalho (foto), que trocou de idade na quarta-feira (22) e festejou a data junto com Santarém, que também festejou 355 anos na quinta-feira. Parabéns, amigo Armando Carvalho. * Como parte das programações sociais o Centro de Referência Especializado em Atendimento à Mulher em Situação de Violência – Maria do Pará, promoveu na quinta-feira (23), no Centro de Referência (anexo à SEMTRAS), a Festa Junina Maria do Pará. A ocasião festiva foi momento de confraternização e inserção em atividades socioeducativa de todos que são atendidos pelos serviços oferecidos no Centro. * A partir do dia 30 de junho as lâmpadas incandescentes não serão mais comercializadas no Brasil. Os estabelecimentos, importadores e fabricantes quem não atenderem à legislação poderão ser multados. Com esta determinação, os consumidores terão que buscar outras possibilidades de iluminação residencial. As duas opções que abrangem maior economia e maior vida útil são as lâmpadas fluorescentes e de Led. * No dia do aniversário de Santarém, o Município foi reconhecido pela Fundação ABRINQ, uma organização sem fins lucrativos, que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes. O reconhecimento se dá por meio do Prêmio Prefeito Amigo da Criança, relativo a gestão de políticas públicas implementadas no período 2013-2016. * Será nesta sexta-feira, 24, em Santarém (PA), o lançamento do livro Educação Ambiental e Políticas Públicas: vivências nas escolas municipais, de autoria da Profa. Dra. Maria Mirtes Cortinhas dos Santos, do Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Ufopa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *