Índios bloqueiam entrada para o Sítio Pimental em Belo Monte

Rodovia Transamazônica, no Km 23, está bloqueada
Rodovia Transamazônica, no Km 23, está bloqueada

Um grupo formado por 30 indígenas de várias etnias bloqueia o quilômetro 27 da rodovia BR-230, na entrada para o Sítio Pimental, no município de Altamira, sudoeste paraense, na manhã desta terça-feira (28). Eles protestam contra os impactos que a obra da hidrelétrica de Belo Monte causou no rio Xingu.

Com arcos e flechas nas mãos, eles impedem a entrada de carros e ônibus na Usina de Belo Monte. O grupo também mantém os veículos presos no local, o que está causando um grande congestionamento na rodovia.

Os indígenas pedem a presença de um representante da Norte Energia e outro da Funai (Fundação Nacional do Índio) para ouvir as reivindicações.

Em nota, a Norte Energia informou que todas as obras e ações do Projeto Básico Ambiental do Componente Indígena (PBA-CI) estão em dia e que a maioria já está concluída ou em fase de conclusão. ‘A Norte Energia desconhece as motivações do protesto e também novas demandas, que considera inoportunas e intempestivas’, finaliza.

O ORM News tenta contato com a Funai.

Fonte: Portal ORM

Um comentário em “Índios bloqueiam entrada para o Sítio Pimental em Belo Monte

  • 29 de junho de 2016 em 09:36
    Permalink

    Agora a produtiva indiada não quer outra vida,o Xingú virou o rio do leite e mel.É só atravancar a vida de quem produz e tudo cai do céu !

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *