II Fórum Comunitário do Selo Unicef Município Aprovado avalia ações de impacto social realizadas em Santarém

Autoridades presentes durante evento no Iespes
Autoridades presentes durante evento no Iespes

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca) juntamente com a Comissão Pró Selo Unicef, representada pelas Secretarias Municipais de Educação (Semed), Saúde (Semsa), Trabalho e Assistência Social (Semtras) e Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), promoveram na terça-feira, (28/06), o II Fórum Comunitário do Selo Unicef Município Aprovado/edição 2013-2016.

O evento aconteceu no auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES) e contou com a presença do prefeito de Santarém, Alexandre Von, da vice-prefeita, Maria José Maia, da secretária adjunta de Educação, Marilza Serique, da secretária da Semtras, Zuila Wanghon, da presidente do Comdca, Luanna Cohen, da articuladora municipal do Selo Unicef Município Aprovado, Gervânia Silva, conselheiros tutelares, técnicos das Secretarias Municipais, diretores, coordenadores escolares, alunos e professores das escolas municipais e estaduais e sociedade civil.

O evento teve como objetivo avaliar os avanços do plano de ação apresentado no I Fórum, ocorrido em maio de 2014, em relação às garantias dos direitos da criança e do adolescente no município. O plano de ação inclui várias ações estratégias de impacto social e gestão de políticas públicas que assegurem serviços de qualidade nas áreas de saúde, educação, assistência social, esporte, meio ambiente, arte, cultura e segurança.

Durante a programação foram divididos cinco grupos de trabalhos, para identificação dos avanços no Município, no que tange as ações realizadas no eixo de impacto social que trabalham dez indicadores, sendo eles: taxa de mortalidade infantil; percentual de nascidos vivos de gestantes com sete ou mais consultas de pré-natal; porcentagem de óbitos infantis investigados; cobertura vacinal pentavalente; distorção idade/série (5º ao 9º ano), da rede municipal; percentual de escolas da rede pública municipal que atingiram ou ultrapassaram a nota do IDEB, anos iniciais, porcentagem de gestantes que realizaram o teste de HIV, porcentagem de crianças de até 01 ano de idade com registro civil do total de nascidos vivos; taxa de mortalidade entre crianças e adolescentes de 10 a 19 anos por causa externas e porcentagem de nascidos vivos de mulheres de 10 a 19 anos.

Na ocasião, houve discussões sobre os objetivos de impacto e votação para avaliar a percepção da comunidade a respeito dos indicadores de impacto social, além da apresentação dos temas: Semana do bebê e Esporte e Cidadania.

Após o fórum, a articuladora do Unicef visitou o Comdca e o Conselho Tutelar para acompanhar os trabalhos desenvolvidos nessas unidades.

PREFEITURA PREPARA A PAVIMENTAÇÃO DA AVENIDA ELINALDO BARBOSA NO TRECHO GONÇALVES DIAS ATÉ O MERCADO DE SANTANA

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), iniciou os serviços de drenagem, preparando a Avenida Elinaldo Barbosa, no trecho entre a Rua Gonçalves Dias até o Mercado de Santana, para receber pavimentação asfáltica.

A Elinaldo Barbosa, importante artéria que interliga bairros da grande área da Prainha, começou a ser recuperada, a partir da Avenida Curuá-Una e será pavimentada até o Mercado de Santana.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *