Coluna Impacto

c01HOMENAGEM

 O advogado e decano do Conselho da Subseccional da OAB de Santarém, Cláudio Araújo Furtado (foto) foi homenageado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Santarém, com a medalha Honra ao Mérito Advocatício, em evento que aconteceu no dia 23 de agosto, em Santarém.

IX SALÃO DO LIVRO

Escritores e o público leitor têm um encontro marcado nesta sexta-feira, dia 02, quando tem início o IX Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas, em Santarém. O evento será no Parque da Cidade Espaço Pérola Tapajós, com programação diária até o dia 11 e entrada franca. Este ano, o Salão, que é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Prefeitura de Santarém, assim como na capital, vai homenagear a escritora paraense Amarílis Tupiassú e terá como nação reverenciada a “Terra: o país de todos”. A programação do Salão será apresentada durante uma coletiva de imprensa, marcada para a quinta-feira, dia 1º de setembro, às 9h, na Sala Pará, do Espaço Pérola Tapajós, com a presença da diretora de Cultura da Secult, Ana Catarina Brito, do representante da Associação Brasileira de Difusão de Livros (ABDL), Robério Pinto e do Secretário de Cultura de Santarém, Raimundo Nonato Aguiar.

OPERAÇÃO SORRISO

A Operação Sorriso prepara sua décima missão em Santarém, onde desembarca na primeira semana de setembro para realizar 70 cirurgias corretivas gratuitas em pacientes de todas as idades residentes no município e cidades próximas. Ana Stabel, diretora executiva da Operação Sorriso, convoca todos os interessados para esta próxima seleção de pacientes, marcada para 05 de setembro, na Casa da Criança (Av. Barão do Rio Branco, 860, Bairro Santa Clara). No mesmo dia acontece a avaliação pós-operatória dos 76 pacientes que fizeram a cirurgia no programa humanitário passado, realizado em agosto de 2015. Para participar da edição de 2016 do programa humanitário, basta comparecer ao local levando documentos de identificação do paciente e também do responsável (para menores de idade), e exames de sangue recentes (realizados há seis meses ou menos), caso os tenha. As cirurgias serão realizadas entre os dias 06 e 09 de setembro, no Hospital e Maternidade Sagrada Família. No dia 14 de setembro, todos os pacientes operados retornam para uma avaliação pós-operatória.

VIOLÊNCIA

A tranquilidade das comunidades que ficam distante da área urbana de Santarém tem sido ameaçada. Os comerciantes, que antes viviam livres e despreocupados, agora estão com medo da ação de criminosos que rondam a região. A Polícia alerta que a prática de guardar grandes quantias de dinheiro em casa pode chamar a atenção dos assaltantes. Medidas estão sendo adotadas nas comunidades para evitar que casos possam se repetir. Vários assaltos estão acontecendo nessas regiões e alguns com vítimas fatais. “Estão assaltando de cara limpa. Até a Polícia vir de Santarém para cá custa muito. Nos sentimos muitos inseguros”, ressalta um comerciante da região do planalto.

FESTIVAL DE BANDAS E FANFARRAS

Escolas dos Municípios de Alenquer, Belterra, Itaituba e Santarém participam do 10º Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém. Ao todo, 24 instituições formalizaram inscrição, duas a mais que no ano passado. O festival acontece nos dias 8 e 9 de setembro, na orla de Santarém, encerrando a programação oficial da Semana da Pátria, com disputa nas categorias Fanfarra Simples, Fanfarra com Melodia e Banda Marcial. A exemplo de 2015, a premiação total para o festival é de R$ 27 mil, em créditos, divididos entre os três primeiros colocados de cada categoria.

c02ANIVERSÁRIO

Ângelo Roberto Miranda (foto), competente representante das tintas Anjo em Santarém e região, é o destacado aniversariante desta sexta-feira, dia 02 e festejará a data ao lado de seus familiares e amigos, em sua residência. Parabéns, muita paz, saúde e felicidade para você neste dia especial.

RETOQUES

c03A elegante Leny Assunção (foto) passando férias em Manaus. * A UFOPA lançou na manhã de quarta-feira (31/08) o edital do concurso público, que  ofertará 76 vagas para técnicos administrativos em educação. As vagas estão divididas em dois níveis: 24 para nível superior e 52 para nível médio para os municípios de Santarém, Alenquer, Monte Alegre, Óbidos, Itaituba, Juruti e Oriximiná, no oeste do Pará. * O Asilo São Vicente de Paulo iniciou na quinta-feira (1) a programação do mês do idoso, em Santarém. Até o dia 30 de setembro, várias atividades serão realizadas como visitas de alunos de escolas e faculdades, membros de Igrejas, grupo de jovens e outras entidades. Apresentações culturais, almoços e lanches especiais oferecidos por colaboradores também fazem parte da programação. * Atendendo a uma recomendação do Ministério Público do Estado do Pará (MP), a Justiça do município de Oriximiná ordenou o fechamento do matadouro público local em virtude do funcionamento irregular e fora dos padrões mínimos de higiene exigidos pelos órgãos sanitários. * Ao menos 1.522 consumidores beneficiados com o programa “Tarifa Social” de energia elétrica em Santarém, podem perder o benefício em dezembro, caso não façam o recadastramento dos dados junto à Celpa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no estado. De acordo com a distribuidora, a atualização do cadastro social deve ocorrer a cada dois anos. O “Tarifa Social” é um programa que concede descontos de 10% a 65% na conta de luz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *