PF deflagra operação Lupa II em Santarém

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), deflagrou, em Santarém, na manhã de quinta-feira (13) a operação LUPA II. De acordo com informações da PF, ao todo, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva de um servidor do Ibama, quatro mandados de busca e apreensão, que foram realizado nas residências e no local de trabalho dos investigados – nas dependências internas do Ibama, e dois afastamentos cautelares de servidores do órgão de fiscalização ambiental federal em Santarém.

Segundo apuração do Jornal O Impacto, foi preso o servidor Elton Cândido, fiscal, e foram afastados das funções o fiscal Wanderley Santos, lotados no escritório do Ibama em Santarém, e a ex-interventora do Ibama em 2014, Silvana Cardin.

Na operação foram apreendidos notebooks, pen drives, celulares e diversos documentos relacionados ao Ibama, além da prisão de um dos investigados. Apuração sobre o caso duraram cerca de um ano. De acordo com as investigações, os servidores envolvidos estariam exigindo propina a donos de madeireiras embargadas e com restrições para que estas empresas fossem liberadas para funcionar. O inquérito surgiu a partir de denúncias ao MPF das próprias vítimas (os representantes dessas madeireiras). O material apreendido foi encaminhado para análise e perícia, e o servidor preso seguiu para o Complexo Penitenciário de Cucurunã. A operação Lupa I foi deflagrada em 2014 e investigava fato similar ao caso atual.

5 comentários em “PF deflagra operação Lupa II em Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *