Mundurukus interditam Porto da Balsa em protesto contra portaria do Ministério da Saúde

Indígenas da etnia Munduruku em nossa região, mais precisamente de Itaituba e do Alto Tapajós, revoltados com medida que consideram prejudicais aos interesses de toda a população indígena, interditaram na manhã desta terça-feira, dia 25 de outubro, o Porto da Balsa, considerado ponto estratégico que interliga Itaituba ao Distrito de Miritituba.
Os protestos já vêm ocorrendo há vários dias para chamar a atenção das autoridades para que revoguem a Portaria nº 1.907, de 17 de outubro de 2016, do Ministério da Saúde, que transfere as decisões da saúde indígena para Brasília, diretamente ao ministério da Saúde, deixando sem autonomia a SESAI. Os servidores da saúde indígena, em sua maioria enfermeiros(as), também aderiram ao manifesto em apoio a reivindicação dos Mundurukus.
Para um dos lideres do Movimento, Sandro Waru Munduruku, essa medida só vai complicar a vida dos indígenas, principalmente quando se tratar de uma emergência e isso tiver que ser resolvido por Brasília. Para Sandro, fica completamente inviável o governo Federal dar conta das demandas de saúde.
Por: Nazareno Santos
Fonte: RG 15/O Impacto