FALTA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA INDIGNA POPULAÇÃO CURUAENSE
A Constituição Federal – CF elenca que água potável é direito fundamental do cidadão brasileiro e dever do Estado. Acredite se quiser, o abastecimento do líquido precioso no município de Curuá é fornecido apenas parte do dia. Outro absurdo é o fato de que a mesma não é tratada conforme recomendação preconizada pelo Ministério da Saúde. A péssima qualidade passa a ser, por conseguinte, agente de proliferação de doenças gastrointestinal.
A dura realidade é que a cada dia que passa aumentam as reclamações e a escassez do abastecimento em vários bairros da cidade. Dada problemática de natureza crônica, que alías já vem se arrastando por muito tempo, passa a ser também, fator gerador de mal estar, transtorno e indignação.
Tem estudantes que estão deixando de frequentar as escolas, por conta do descaso. Alguns proprietários de hortaliças e a população como um todo, sofrem grandes prejuízos sem saber para quem apelar. Uma vez chegando a patamares insustentáveis, as pessoas prejudicadas pedem providências ou atitude por parte do Poder Legislativo. Ou seja, não aguentam mais ficar à mercê da própria sorte.
Em contato com nossa redação, os servidores do setor nos informaram que a anormalidade é em detrimento de duas situações atípicas. Primeira, pelo fenômeno da estiagem que distancia o lençol freático da sucção das bombas. Segunda, deve se levar em consideração, as frequentes oscilações de energia elétrica que provocam queimas nas bombas. Em suma, do ponto de vista crítico, o óbvio disso tudo se atribui ao descaso e falta de vontade política, na busca de soluções plausíveis para a solução da pendência por parte da classe política na sua pluralidade. Afinal, indiscutivelmente o município de Curuá é um dos que mais crescem na região, tanto na densidade populacional, como territorial. Daí, portanto, a imperiosa necessidade de realização de estudos concretos de infraestrutura de cunho condizente com a atual realidade.
Simplesmente o que não deve mais ser fomentado é a inércia de insistir: na mesmice, na incompetência, na indiferença, tapando o sol com peneira com bombas impotentes, obsoletas e sucateadas.
FESTEJANDO: No dia 30 de outubro de 2016, o competentíssimo docente da rede municipal e estadual de ensino do município de Curuá, Everaldo de Sousa Pereira (foto), reuniu em sua residência seus familiares e um seleto grupo de amigos para festejar o dom da vida. Saiba professor que, pelas suas extraordinárias virtudes, e o seu reconhecido talento no sacerdócio de educar com: sabedoria, vocação, talento e dedicação, são os ingredientes de sua vida pautada para o exercício da cidadania. Por isso, o faz merecedor de receber de nossa página, as mais sinceras, justas e merecidas homenagens. Saúde, paz e felicidade são nossos ardentes votos. E que Deus possa lhe propiciar, não apenas neste dia muitas alegrias, mas durante todo o seu existir.
DESTAQUE DA SEMANA: É com imensa satisfação que destacamos o aniversário do meu dileto amigo Antônio Nunes Pereira, ocorrido no dia 28 de outubro de 2016. O aniversariante, além de comerciante e pecuarista, também é um ícone na dedicação do desenvolvimento sustentável do município de Curuá. Como legado, detém imensurável parcela na transformação do pequeno vilarejo até a categoria de cidade. Por tal mérito, nossa coluna o reputa como um cidadão de conduta ilibada. Ademais, é detentor de um vasto conhecimento na história e na economia do pacato torrão que lhe serve de berço. Que Papai do Céu com suas infinitas benevolências possa fluir todos os dias de sua preciosa existência, com mais: luzes, vitórias e conquistas para que seus sonhos se transformem em realidades.