FALTA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA INDIGNA POPULAÇÃO CURUAENSE

Situação caótica dos microssistemas de abastecimento de água reflete na escassez do líquido precioso nas torneiras
Situação caótica dos microssistemas de abastecimento de água reflete na escassez do líquido precioso nas torneiras

A Constituição Federal – CF elenca que água potável é direito fundamental do cidadão brasileiro e dever do Estado. Acredite se quiser, o abastecimento do líquido precioso no município de Curuá é fornecido apenas parte do dia. Outro absurdo é o fato de que a mesma não é tratada conforme recomendação preconizada pelo Ministério da Saúde. A péssima qualidade passa a ser, por conseguinte, agente de proliferação de doenças gastrointestinal.

A dura realidade é que a cada dia que passa aumentam as reclamações e a escassez do abastecimento em vários bairros da cidade. Dada problemática de natureza crônica, que alías já vem se arrastando por muito tempo, passa a ser também, fator gerador de mal estar, transtorno e indignação.

Tem estudantes que estão deixando de frequentar as escolas, por conta do descaso. Alguns proprietários de hortaliças e a população como um todo, sofrem grandes prejuízos sem saber para quem apelar. Uma vez chegando a patamares insustentáveis, as pessoas prejudicadas pedem providências ou atitude por parte do Poder Legislativo. Ou seja, não aguentam mais ficar à mercê da própria sorte.

Em contato com nossa redação, os servidores do setor nos informaram que a anormalidade é em detrimento de duas situações atípicas. Primeira, pelo fenômeno da estiagem que distancia o lençol freático da sucção das bombas. Segunda, deve se levar em consideração, as frequentes oscilações de energia elétrica que provocam queimas nas bombas. Em suma, do ponto de vista crítico, o óbvio disso tudo se atribui ao descaso e falta de vontade política, na busca de soluções plausíveis para a solução da pendência por parte da classe política na sua pluralidade. Afinal, indiscutivelmente o município de Curuá é um dos que mais crescem na região, tanto na densidade populacional, como territorial. Daí, portanto, a imperiosa necessidade de realização de estudos concretos de infraestrutura de cunho condizente com a atual realidade.

Simplesmente o que não deve mais ser fomentado é a inércia de insistir: na mesmice, na incompetência, na indiferença, tapando o sol com peneira com bombas impotentes, obsoletas e sucateadas.

FESTEJANDO: No dia 30 de outubro de 2016, o competentíssimo docente da rede municipal e estadual de ensino do município de Curuá, Everaldo de Sousa Pereira (foto), reuniu em sua residência seus familiares e um seleto grupo de amigos para festejar o dom da vida. Saiba professor que, pelas suas extraordinárias virtudes, e o seu reconhecido talento no sacerdócio de educar com: sabedoria, vocação, talento e dedicação, são os ingredientes de sua vida pautada para o exercício da cidadania. Por isso, o faz merecedor de receber de nossa página, as mais sinceras, justas e merecidas homenagens. Saúde, paz e felicidade são nossos ardentes votos. E que Deus possa lhe propiciar, não apenas neste dia muitas alegrias, mas durante todo o seu existir.

antonio-nunes-pereiraDESTAQUE DA SEMANA: É com imensa satisfação que destacamos o aniversário do meu dileto amigo Antônio Nunes Pereira, ocorrido no dia 28 de outubro de 2016. O aniversariante, além de comerciante e pecuarista, também é um ícone na dedicação do desenvolvimento sustentável do município de Curuá. Como legado, detém imensurável parcela na transformação do pequeno vilarejo até a categoria de cidade. Por tal mérito, nossa coluna o reputa como um cidadão de conduta ilibada. Ademais, é detentor de um vasto conhecimento na história e na economia do pacato torrão que lhe serve de berço. Que Papai do Céu com suas infinitas benevolências possa fluir todos os dias de sua preciosa existência, com mais: luzes, vitórias e conquistas para que seus sonhos se transformem em realidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *