Prefeito assina termo de cessão de uso para construção de mercado e feira livre no Residencial Salvação

O prefeito Alexandre Von assinou na manhã de sexta feira (16/12), o Termo de Cessão de Uso de um terreno localizado no Residencial Salvação, destinado a construção de um mercado e uma feira livre. O documento também foi assinado por seis cooperativas de produtores que vão ser  responsáveis pela reforma e adequações do espaço.

O mercado vai abrigar 3 boxes para venda de carne, 2 destinados para a comercialização de peixe, 4 venderão grãos e 1 será usado pela Associação dos Moradores do Residencial Salvação para venda de produtos artesanais. A feira terá 20 bancas de venda de hortifrutigranjeiro.

O diferencial será a venda dos produtos diretamente do produtor ao consumidor, sem a presença do atravessador. Com isso, os produtos além de sempre frescos, terão preços abaixo do mercado.

Cidnei Nunes,, presidente da Cooperativa dos Trabalhadores Rurais, que está envolvido na execução da obra, garante que o projeto já está pronto e que tão logo seja iniciado, terá 60 dias para ser construído.

As seis cooperativas são responsáveis pela execução do novo empreendimento.

O prefeito Alexandre Von destacou, na solenidade de assinatura, que este é o primeiro ato assinado entre o poder público municipal e os cooperados.

Ele também lembrou que as 6 cooperativas parceiras do projeto possuem mais de 300 cooperados, que são produtores familiares e urbanos. Essa união, segundo Von, é a garantia de garantia da política de abastecimento do município, que nos últimos 4 anos tem incentivado o cooperativismo, como alternativa de aumento de emprego e renda.

O prefeito apostou que o novo espaço vai atender aos bairros do entorno, e num espaço bem próximo, pelo diferencial, consumidores de outros bairros mais distantes.

Estiveram presentes ao ato de assinatura do Termo autoridades do setor produtivo: secretário de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar, Rosivaldo Colares, o secretário de Meio Ambiente (SEMMA), Podalyro Neto, o Presidente do SISTEMA OCB/SESCOOP/PA, Ernandes Rayol da Silva e os representantes das 6 cooperativas:COOPROMBEL,ACOSPER,COOPAFS,COOPRUSAN,e COOPATACOOPBOA.

NOVOS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE SÃO EMPOSSADOS

Na manhã de sexta-feira, 16/12, no auditório do IESPES, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA)  gestão 2016/2018.

Estiveram presentes: o representante da prefeitura de Santarém, Jaci Barros; o representante da 14ª promotoria da Infância e Juventude, João Ferreira; o representante da juíza de direito titular da vara da infância e juventude da Comarca de Santarém, Elias de Jesus Pereira; o adolescente da Pastoral do Menor, José Marcos Tapajós e a  presidente do COMDCA gestão 2014-2016, Luana Cohen Serique.

O COMDCA foi criado através da lei municipal nº 14.856 de 30 de dezembro de 1993 alterado pela lei municipal nº 15.529 de 04 de janeiro de 1996. O COMDCA Atua como órgão deliberativo e  controlador das ações em todos os níveis da política de atendimento, observado a composição paritária de seus membros nos termos da Lei Federal nº 8.069 de 13 de julho de 1990, a Lei de Criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A realização do processo de escolha dos membros  do Conselho ocorreu no dia 25 de novembro de 2016, na sede dos Conselhos, e o novo colegiado possui uma mandato de 2 anos, sendo o biênio 2016/2018, que terá a presidência  uma instituição não-governamental e vice- presidência, o governo.

Sendo assim, a composição do COMDCA gestão 2016/2018 ficará da seguinte forma:

 

REPRESENTANTES GOVERNAMENTAIS:

Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS)

– Luana Cohen Serique do Nascimento – titular

-Marinete Farias- suplente

 

Secretaria Municipal de Educação (SEMED)

-Verônica Walfredo- Titular

– Gilma da Silva Rocha -suplente

 

Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA)

-Odaisa Ribeiro Alves- titular

-Marilia de Nazaré Garcia- suplente

 

Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL)

-Fábio da Costa- titular

– Sara Santos da Silva- suplente

 

Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (SEMDETUR)

-Naiara Miranda Reis – titular

-Elcivância Barreto- suplente

 

REPRESENTANTES NÃO-GOVERNAMENTAIS

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santarém (APAE)

-Milany Santos de Carvalho -titular

-Lindomar Martins Menezes- suplente

 

Associação Santarena de Estudos e Aproveitamento dos Recursos da Amazônia (SEARA)

-Regina Bento da Cruz- titular

-Marileuda de Sousa Cunha- suplente

 

Obras sociais da Diocese de Santarém- Pastoral do Menos

– Antônia Padilha- titular

-Katriane Azevedo Sousa- suplente

 

Diocese de Santarém- Projeto Rádio pela Educação

– Alaise Almeida de Oliveira- titular

-Modesta dos Santos Figueira- suplente

 

Fundação Esperança

-Michele Oliveira da Silva- titular

-Ethel Fernanda Soares- suplente

 

Centro de Integração Empresa Escola (CIEE)

-Monique Silva Damasceno- titular

-Débora Chirlena Correa da Costa- suplente

 

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *