Aulas na rede municipal de ensino começam na segunda-feira

As aulas da rede municipal em 2017 vão começar no dia 13 de fevereiro para quase todas as modalidades de ensino. As exceções são para as crianças das Unidades de Educação Infantil, que retomam as atividades em 2 de março, e para os alunos da região de várzea – que têm o calendário diferenciado em função do período de enchente na região.

Várzea- As aulas na várzea iniciaram em agosto de 2016 e o encerramento está previsto para o dia 30 abril deste ano. O início do ano letivo de 2017 é em julho de 2017.

Educação Infantil- A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) decidiu adiar o início das atividades devido às reformas e serviços de manutenção pelos quais as unidades estão passando.

De acordo com a coordenadora de Educação Infantil da Semed Flora Aparecida, os serviços que estão sendo realizados são pinturas, limpezas nos forros e nas centrais de ar, reparos de hidráulica e elétrica, dentre outros.

REUNIÃO COM OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a primeira reunião pedagógica da Educação Especial na manhã de sexta-feira (10). O encontro aconteceu na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) – Campus Amazônia.

O encontro serviu para dar boas vindas à nova equipe, bem como orientar os professores com informações técnicas sobre a educação especial, além de tratar sobre as atribuições desse profissional que atuará nas escolas da rede, no ano letivo de 2017.

Participaram dessa primeira reunião, coordenação e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE/Semed) e os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) inclusiva.

PREFEITO REÚNE COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

O prefeito de Santarém Nélio Aguiar reuniu na quinta-feira (09), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com membros do Sindicato do Profissionais da Educação de Santarém (Sinprosan), gestores, professores e coordenadores de unidades de educação infantil da rede municipal de ensino.

A reunião foi para tratar da pauta de reivindicações da categoria. Entre os principais pontos abordados estão: lotação dos professores de Educação Física Escolar nas séries iniciais de 1º ao 5º ano; melhorias na infraestrutura das unidades escolares; qualidade da merenda escolar, entre outros assuntos.

O prefeito reafirmou o compromisso com a melhoria da educação escolar. Garantiu que o governo municipal está buscando recursos junto ao governo federal, para oferecer melhor estrutura aos educandários com ampliação, reformas e construção de mais escolas, creches e ginásios esportivos.

A merenda escolar é outra prioridade do governo municipal para atender toda a rede de ensino. “É importante que os gestores sejam agentes fiscalizadores, desde o processo de licitação até a entrega dos alimentos”, reforçou Nélio Aguiar.

No que diz respeito à lotação dos professores de Educação Física nas séries iniciais de 1º ao 5º ano, o prefeito destacou a importância desse profissional para a grade curricular, mas reconhece que o maior entrave para a contratação está na falta de recursos financeiros. “A lei não nos obriga e nem desobriga a contratação. Não somos contrários à questão, sabemos da importância e do valor desse profissional. Não queremos ser irresponsáveis, fazer uma contratação e não poder pagar e depois ter que tirar o servidor”, explicou.

Ainda sobre esse assunto, o prefeito Nélio e a secretária municipal de Educação Marluce de Pinho comprometeram-se a dar uma resposta concreta numa próxima reunião, agendada para  o mês de março, em data ainda não definida.

Ficou acordado entre Prefeitura e Sindicato que as aulas da Educação Infantil só vão começar em 2 de março, porque as unidades receberão manutenção.

Estiveram presentes na mesa de reunião: o prefeito Nélio Aguiar, a secretária municipal de Educação Marluce de Pinho, o Assessor de Assuntos Educacionais da Semed Marcos Gentil, o presidente do Sinpronsan Josafá da Costa Gonçalves e o vice presidente Raimundo Carlos Assis e também o vereador Dayan Serique.

PREFEITURA ENTREGA DOCUMENTOS E CHAVES DE TRANSPORTES ESCOLARES

Check-list de transporte escolar

Condutores de veículos que atuam no transporte escolar na rede municipal de Santarém receberam no final da manhã de sexta-feira (10) os documentos e as chaves dos ônibus e micro-ônibus que atenderão as rotas terrestres do programa Caminho da Escola.

Antes de receber os documentos e chaves, os condutores foram recebidos pela Divisão de Transporte Escolar, da Secretaria Municipal de Educação, para orientações sobre o correto uso dos veículos, palestra motivacional e palestra sobre “Condução de Transporte Escolar”, proferida por um instrutor de cursos do Sest Senat, por meio de parceria com a Prefeitura de Santarém.

“Nós repassamos orientações sobre a manutenção preventiva e também sobre o funcionamento do veículo, principalmente dos que transportam os alunos portadores de necessidades especiais, como abertura de portas, descida e subida do elevador para cadeirantes e sistema de frenagem”, afirmou Antonio Teixeira Silva, encarregado de manutenção de transporte da Semed.

Do lado externo do prédio, os condutores foram acompanhados pelo encarregado de manutenção para o check-list dos veículos. Foram feitas anotações sobre estado dos pneus, bagageiros, bancos, pintura, lataria, lanternas e faróis, vidros das janelas, entre outros itens. Ao final, os condutores assinaram termo de responsabilidade.

Para os profissionais que a partir do dia 13 estarão levando e buscando os alunos das regiões de Planalto e Eixo Forte, as orientações recebidas durante o encontro serão de grande utilidade no seu dia-a-dia. “É uma responsabilidade muito grande transportar vidas humanas. Então, essas orientações são de grande importância porque os desafios estão presentes na nossa profissão e precisamos estar sempre atentos para prevenir acidentes”, afirmou Lailson dos Santos Silva, condutor de transporte escolar.

Atualmente, a rede municipal de educação de Santarém conta com 189 rotas do transporte escolar que atendem 12.540 alunos. Desse total, 43 rotas são feitas pelos 9 ônibus, 3 micro-ônibus comuns, 3 micro-ônibus para portadores de necessidades especiais e 26 lanchas, da frota escolar do município.

PREFEITURA QUER CONHECER PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA CHAMADA PÚBLICA DE 2017

Com o objetivo de conhecer a produção da agricultura familiar que estará disponível para a chama pública da alimentação escolar para o ano de 2017, a Prefeitura de Santarém, por meio da Divisão de Atendimento ao Educando, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reúne na próxima segunda-feira (13) com representantes de todas as cooperativas contratadas na chamada pública de 2016.

“Será a oportunidade de sabermos o que cada cooperativa tem a oferecer de hortaliças, frutas, grãos, verduras e legumes, e em que épocas do ano conforme a safra, para podermos fazer a nossa programação, de modo que não faltem produtos para a merenda escolar ao longo do ano”, afirmou Vanda Maia, coordenadora da Divisão de Atendimento ao Educando.

O objetivo do encontro é fazer um levantamento da situação documental das cooperativas, para saber se todas estão aptas a participar da chamada pública da alimentação escolar de 2017.

Da reunião também participarão representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), Incra, Emater e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém.

NÚCLEO TECNOLÓGICO RECUPERA LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA MARIA AMÁLIA

O cenário encontrado pelos técnicos do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM), da Secretaria de Educação de Santarém (Semed), na maioria das escolas atendidas com serviços de manutenção desde o mês de janeiro, era de abandono. Muitas máquinas desativadas e cabeamento com problemas. Mas, os computadores estão sendo recuperados e, a partir de segunda-feira (13), quando voltarem às aulas, crianças e adolescentes da rede municipal vão encontrar os laboratórios de informática em condições de funcionamento.

Na quinta-feira (9), os técnicos do NTM tiveram muito trabalho para recuperar as máquinas do Labin da Escola Municipal Maria Amália, no bairro Mapiri. Quando chegaram à escola, encontraram apenas cinco computadores funcionando. No final do dia, quando encerraram os trabalhos, o Labin ficou com 16 máquinas em plenas condições de uso pelos alunos.

Além de manutenção dos laboratórios de informática das escolas, os técnicos do NTM também estão fazendo todo o cabeamento para garantir o bom funcionamento dos equipamentos, bem como a instalação do Linux Educacional 3.0.

Ação Prefeitura no bairro Jaderlândia

MORADORES DO JADERLÂNDIA RECEBEM AÇÕES DO PROGRAMA “PREFEITURA NOS BAIRROS”

A manhã de sexta-feira (10) foi de ação no bairro Jaderlândia, o segundo a receber o Programa “Prefeitura nos Bairros, desenvolvido pela Prefeitura de Santarém.

O prefeito Nélio Aguiar destacou o quanto é importante aproximar a prefeitura dos moradores, principalmente da periferia. “O governo municipal está realizando várias ações e o programa é uma maneira de levar aos bairros mais distantes ações de saúde, de infraestrutura, emissão de documentos, entre outros. São oferecidos serviços de forma concentrada”, explicou.

Segundo o presidente da associação de moradores Francisco dos Santos, o bairro do Jaderlândia conta com 1.980 famílias. “O bairro é carente e a periferia é esquecida, mas agora nós fomos recebidos pelo governo com essa ação”, declarou.

As ações das secretarias foram realizadas na Escola Municipal Profª Maria Conceição Figueira. A diretora do educandário Rosenilda Imbiriba afirmou que a ação traz muitos benefícios para a comunidade. “Os atendimentos são vistos de forma positiva por todos. Moramos em um bairro que precisa de assistência e a prefeitura nos deu essa oportunidade”, agradeceu.

Nas ações do Prefeitura nos Bairros, todas as secretarias municipais se envolvem de alguma forma, de acordo com a sua competência. Os moradores recebem esclarecimentos em relação a benefícios e tributos, serviços de saúde, atendimentos de cidadania, atividades de lazer, serviços de limpeza nas ruas e ambientais, entre outros.

O próximo bairro a receber ações do Programa será o Pérola do Maicá, na Escola Municipal João Bianor, com a data a ser definida.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *