Iniciadas as atividades do anexo escolar no Residencial Salvação
Evento contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar, secretárias Celsa Brito e Marluce Pinho.
A manhã desta quinta-feira (2) foi de festa para moradores do Residencial Salvação que não haviam conseguido vagas nas escolas que funcionam nos bairros do entorno. O motivo da comemoração foi o início das atividades letivas do anexo da Escola Aldo Ferreira Campos, localizado na Rua Caneleiro, que foi equipado pela Prefeitura de Santarém para atender 318 alunos divididos em: educação infantil, 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para José Ribamar Soares, morador do Residencial, que antes tinha que levar os filhos para estudar em outros bairros, muitas vezes sem ter o dinheiro para pagar a condução, a abertura do anexo é um alento. “A Caixa fez o sorteio das famílias, colocou a gente pra morar aqui, mas a gente passou muita dificuldade. Teve dias da minha família comer só o feijão branco para pagar transporte para os meus filhos chegarem até a escola. São seis filhos, três filhos no Eilah Gentil e três no São Felipe. Tinha de desembolsar a passagem para não atrasar o estudo das crianças. Então, hoje é um dia de alegria para nós pais, porque as nossas crianças vão poder estudar perto de casa”, agradeceu.
No anexo do Residencial, José Ribamar acompanhou os filhos Raquel, Lucas, Marcilene e Vitória para conhecer as salas onde vão estudar, já que nesse primeiro dia, a atividade foi voltada à apresentação do espaço e acolhimento das famílias.
Para o prefeito Nélio Aguiar, que esteve prestigiando a abertura do anexo, possibilitar que as crianças possam estudar perto de suas famílias é um sonho que começa a se materializar. “O que nós queremos é entregar para essa comunidade uma escola e uma creche no padrão MEC. Mas, devido à necessidade do início das aulas e do problema das crianças terem que estudar em escolas de bairros distantes, porque as do entorno não atendiam toda a demanda, nós decidimos adequar esse espaço para dar oportunidade das crianças estudarem no Residencial Salvação. E ver a felicidade das famílias ao receber esse anexo, nos anima e motiva a batalhar por uma estrutura melhor”, declarou.
O projeto do Residencial Salvação do programa federal “Minha Casa, Minha Vida”, localizado na Avenida Fernando Guilhon, tem 3.081 casas e foi entregue aos beneficiados em maio de 2016 sem equipamentos públicos. A gestão do residencial ainda não foi repassada à Prefeitura de Santarém, sendo ainda de responsabilidade da empresa construtora.
Escola e creche
De acordo com o prefeito Nélio, o Município está buscando os recursos para construir uma escola municipal e uma creche no Residencial. “Já conversamos com a secretária nacional de Habitação, e o recurso para a construção de uma escola e uma creche está garantido. Estamos esperando a liberação via Ministério das Cidades para a gente lançar o processo de licitação e dar início às obras. Esperamos que isso aconteça ainda nesse ano”, frisou.
Transporte escolar
Durante o evento de abertura das atividades do anexo, a secretária municipal de Educação, Marluce Pinho, informou aos moradores que a partir de segunda-feira (6), três ônibus voltarão a fazer o transporte escolar dos alunos que estudam nas escolas do entorno. O transporte será bancado com recursos do Tesouro Municipal. “Atravessar as ruas é muito complicado para as nossas crianças, por isso, nós vamos garantir o transporte escolar para aquelas que não puderam ser atendidas pelo nosso anexo”, assegurou.
Fonte: RG 15/O Impacto e Sílvia Vieira/Ascom-PMS