Juruti abraça campanha de combate à dengue
A Prefeitura de Juruti lançou, na manhã desta sexta-feira (17), a campanha de combate à dengue com o tema “Cidade Limpa no combate ao Aedes”, com uma caminhada que saiu da Secretaria de Saúde e seguiu até o barracão da comunidade Perpétuo Socorro, bairro Maracanã, primeiro bairro a receber as ações de limpeza das ruas e coleta de lixo doméstico e de entulhos, além de orientações às formas de prevenção da doença.
“Uma campanha como essa tem um significado muito importante porque nós vamos utilizar os recursos que temos, convocar a sociedade em geral. Enquanto governo, vamos fazer a nossa parte, mas a população precisa ser nossa parceira e assim conseguir resultados positivos no combate a dengue”, frisou José Maria Melo, secretário municipal de Governo. Três secretarias vão trabalhar em conjunto nesta campanha: Saúde, Infraestrutura e Meio Ambiente.
As escolas Maria Pereira, Raimundo Coelho (municipal), Rosa de Saron e Elza Albuquerque participaram da caminhada. “A importância desse projeto junto com as escolas é que nossos alunos serão informados e suas famílias também e assim a comunidade escolar vai ajudar a combater o mosquito”, afirmou o professor Adson Luiz, da escola Elza Albuquerque.
Os jovens do projeto “Pra ver a banda tocar” também fizeram parte do lançamento. “O nosso projeto envolve muito jovens e adolescentes e é de extrema importância estarmos envolvidos nessas ações, como de combate ao Aedes, porque é através desses jovens que vamos começar introduzir essa cultura de que esse mosquito éum perigoso transmissor de três doenças”, disse o coordenador do projeto, Huelk Garcia.
Segundo a secretária de Saúde, Joquibede Mota, a campanha inicia no bairro do Maracanã devido ao posto ter o maior número de atendimento (1.816 famílias) e de ter casos positivos da doença e de focos da doença. “Por isso o trabalho dos agentes de saúde e de endemias é importante porque eles verificam, coletam os dados e a gente consegue ter ações mais efetivas contra o AEDES. Estou muito feliz que a população aderiu à campanha”, afirmou Joquibede.
A caminhada contou com a parceria do DEMUTRAN, Guarda Municipal e Polícia Militar.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMJ