ZOOUNAMA reintroduz cachorros-do-mato na Flona do Tapajós

Cachorro-do-mato é um mamífero da família dos canídeos, amplamente distribuído pela América do Sul.

Nesta terça-feira (21), às 14h o Zoológico da Unama (ZOOUNAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) farão a reintrodução de dois exemplares de “Dusicyon thous” na Floresta Nacional do Tapajós (Flona do Tapajós).

Serão reintroduzidos um casal de cachorros-do-mato, em que a fêmea já estava em processo de avaliação desde 2015 no ZOOUNAMA, o macho foi encaminhado ontem pelo 4° Grupamento Militar de Bombeiros (GMB) para o zoológico avaliar.

Segundo Jairo Moura, médico veterinário do ZOOUNAMA o exemplar macho foi encontrado em uma residência no centro urbano de Santarém. “Exames foram realizados pelos técnicos veterinários nos dois exemplares e observados que suas condições são adequadas à soltura”, explica.

Os animais serão soltos no KM 67 da Flona,localizada Oeste do Estado do Pará, município de Belterra,na Rodovia BR-163.A floresta é uma unidade de conservação criada em 1974 pelo Governo Federal, com uma área aproximadamente 527.000 hectares.

Fonte: RG 15/O Impacto e Lana Mota

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *