Celpa e Cosanpa são denunciadas por cobranças abusivas

Genival Albuquerque, liderança do Residencial, denuncia tarifas altas de água e luz

Aconteceu no sábado, dia 22 de julho, no Residencial Salvação, uma reunião para discutir as taxas abusivas cobradas pelas companhias Celpa e Cosanpa. O evento contou com a presença de autoridades, como o presidente da Câmara dos Vereadores de Santarém, Antônio Rocha e do vice-prefeito de Santarém, José Maria Tapajós, bem como do advogado Sérgio Sant’anna, representando os moradores do Residencial.

O advogado Sérgio Sant’anna, explicou seu importante papel nesse processo: “Eu estive em fevereiro desse ano em minha casa, justamente quando o Genival, que é diarista, me relatou que estava passando por muitos problemas com relação às cobranças da Celpa e agora também da Cosanpa. A Celpa na época fazia cobrança muita alta nessas casas e eu vim para dar uma olhada achando que seriam apenas cinco ou seis pessoas prejudicadas, mas me surpreendi ao ver trezentas pessoas. Em vista da Celpa não ter dado uma resposta plausível, fomos obrigados a entrar em contato com o Judiciário, onde temos ações, com aproximadamente quarenta pessoas livres de cobranças excessivas e até agora não conseguimos transferir essas cobranças para tarifa Baixa Renda. Hoje, temos mais ou menos umas 20 pessoas que já conseguiram com a operação infrasocial. Nosso objetivo é de colocar todos o moradores do Residencial no baixa renda. Quando todo esse pessoal veio pra cá, já era, por obrigação, colocar todos numa tarifa social, e isso não acontece até hoje. Trata-se de um problema sério esta posição que a Celpa faz, existe resíduo de consumo de energia, que quando você paga 100 reais ou duzentos por mês, de repente vem uma cobrança de 800 reais, e eles respondem: ‘isso são resíduos de energia de um certo mês’. Isso também precisa ser discutido com a Celpa, pois no Residencial muita gente que sobrevive só com o auxílio social. Como é que uma pessoa nessa condição vai conseguir pagar um consumo de energia de 400, 500 reais, se ela ganha na maioria das vezes apenas 200, 300 reais? Acho que tudo deveria ter um princípio, pois se a pessoa consegue se cadastrar aqui, automaticamente deveria ter, a Cosanpa, Celpa ou qualquer órgão público, seja ele federal, estadual ou municipal, que tivesse uma prestação de serviço, e isso fosse uma tarifa social em qualquer decisão. Mas, isso não acontece. A Celpa, por exemplo, pede uma dezena de documentos, que a pessoa peça uma petição, sendo que às vezes o coitado é analfabeto, e tem de fazer petição. Então, trata-se de um absurdo a exigência sobre isso. Se ela já tem o cadastro no baixa renda, se ela já ganhou essa casa, seria obrigatório que todas essas famílias pagassem uma tarifa  social”, declarou o advogado Sérgio Sant’anna.

Genival Albuquerque, uma das lideranças do Residencial Salvação, nos relatou o principal objetivo dessa reunião: “Nós estamos tentando ganhar nossos direitos, por causa das cobranças abusivas da Cosanpa. A Celpa reduziu para alguns moradores, não para todos de baixa renda, mas continua vindo um custo abusivo de energia. Agora, o problema é a água, eu tenho um talão no valor de 128 reais, para comprovar, a maioria do povo que está aqui recebe cobranças de 114, 119, 121, 123 reais. Isso é um custo abusivo, foi decretado que a taxa mínima seria de 26 reais, no máximo 28 reais, não seria permitido ultrapassar esse valor. Por conta disso, queremos esclarecimentos, convocamos o Vereador Antônio Rocha, o vice-prefeito José Maria Tapajós, vereadora Maria José Maia, o advogado Sérgio Sant’anna, o enfermeiro Josiel que está representando a área da saúde e agradecemos a presença da equipe do Jornal O Impacto. Precisamos do apoio de vocês, o poder público, Legislativo e a imprensa. Nós gostaríamos de uma explicação do porque este custo abusivo das tarifas de água e luz”, se manifestou Genival Albuquerque.

O vice-prefeito José Maria Tapajós falou o seguinte à reportagem: “Infelizmente, o tempo em que nós poderíamos estar discutindo os avanços para essa população que aqui reside, um avanço que de fato todo mundo quer, dias melhores para todas as famílias, nós estamos discutindo o aumento absurdo de tarifas tanto por parte da Celpa como também da Cosanpa. Já foram feitos vários pleitos, onde a Assembleia Legislativa já participou, Câmara Municipal, Prefeitura Municipal de Santarém, lideranças aqui do Residencial Salvação, mas infelizmente volta tudo de novo. Nós vamos levar as informações para o prefeito Nélio, para que a Prefeitura possa estar novamente à disposição para que juntos com as lideranças dos bairros que também já acionariam seu corpo jurídico, junto a todas as autoridades que possam ajudar, para que realmente essa população receba de fato o que é de direito, que se trata de taxas sociais”, disse José Maria Tapajós.

Por: Allan Patrick

Fonte: RG 15/O Impacto

Um comentário em “Celpa e Cosanpa são denunciadas por cobranças abusivas

  • 28 de julho de 2017 em 09:34
    Permalink

    Abusivo mesmo é o desperdício de água que a Cosanpa deixa escorrer nos vazamentos dos canos; vc vai lá, alerta sobre o problema e nenhuma providência é tomada !

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *