Sedap discute políticas públicas para o setor rural nos municípios

Secretário Giovanni Queiroz reunirá na 5ª feira (19) em Santarém e Belterra

A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) vai iniciar uma rodada de reuniões técnicas nos municípios para levantar as demandas específicas  do setor rural de cada região e definir políticas públicas para o desenvolvimento da agricultura, aquicultura, pecuária e da pesca a partir das necessidades apontadas pelos produtores.

As reuniões vão começar por cidades das regiões do Baixo Amazonas e do Sudoeste paraense. As duas primeiras estão marcadas para esta quinta-feira, 19, em Santarém, pela manhã, e em Belterra, pela parte da tarde. Os encontros vão contar com a presença do titular da Sedap, Giovanni Queiroz, e do secretário adjunto, Afif Jawabri, além de diretores da Secretaria e de técnicos da Emater. A ideia é reunir vereadores, representantes das prefeituras, de cooperativas e associações, de sindicatos de produtores e de trabalhadores rurais, para discutir ações.

Na sexta-feira, logo no começo da manhã, às 8h30, ainda em Santarém, a equipe da Sedap vai aproveitar para visitar a II Feira da Agrobiodiversidade e Segurança Alimentar do Oeste do Pará, organizada em parceria entre a Emater, Sedap e prefeituras municipais. Durante a visita serão assinados termos de cooperação e entregues equipamentos agrícolas.

Nesta primeira rodada de reuniões também estão programados encontros nas cidades de Mojuí dos Campos, Itaituba, Trairão, Novo Progresso e no distrito de Castelo dos Sonhos, em Altamira.

O secretário Giovanni Queiroz vai aproveitar os encontros para também conversar com os produtores rurais sobre a importância de aderirem às vantagens oferecidas pela Lei 13.340 para quitação e negociação de financiamentos contratados com recursos do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Norte (FNO) até 31 de dezembro de 2011. “A inadimplência dos produtores rurais hoje é um entrave para a contratação de novas operações de crédito e as condições oferecidas para a renegociação são excelentes”, afirma o secretário.

A lei 13.340 oferece aos produtores rurais a possibilidade de quitar o financiamento com um desconto de até 85% no valor total da operação ou renegociar o principal com juros baixos – entre 0,5% e 3,5% – e ainda três anos de carência e dez anos para pagamento do valor negociado. O prazo para a concessão de benefícios se encerra no dia 29 de dezembro.

Fonte: RG 15/O Impacto e Sedap

 

Um comentário em “Sedap discute políticas públicas para o setor rural nos municípios

  • 21 de dezembro de 2017 em 12:53
    Permalink

    O INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA PESCA E DA AQUICULTURA DA AMAZÔNIA – IDESPAM, acompanha e trabalha em prol do fortalecimento, organização e fomento da Cadeia Produtiva relativa ao Setor Pesqueiro e Aquícola Paraense, a equipe técnica do instituto (constituída por engenheiros de pesca, técnicos em aquicultura e pesca, advogados, contadores e administradores) AFIRMA com clareza e com ampla participação nas regiões do estado – que, após o ingresso do Sec. Giovanni Queiroz em Janeiro de 2017 e sua equipe na gestão da SEDAP/Estado – o Segmento Pesca e Aquicultura foi resgatado e diversas ações foram retomadas em pouco tempo. A Pesca com um todo estava ESQUECIDA no Pará. Hoje o segmento ganha força e se reestrutura organizacionalmente. Acreditamos que as parcerias e com a participação dos diversos atores do setor na tomada de decisões – gestão compartilhada através do Conselho Estadual – COEPAq – O Pará seguirá no rumo do crescimento produtivo do Pescado.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *