Empurrador está sendo desenterrado; sem previsão de içamento

Os trabalhos da  operação salvatagem do empurrador da empresa Bertolini estão em pleno andamento. Já foi realizada uma forma de puxar o empurrador com a garra, mas em virtude do risco de rasgar o empurrador, essa hipótese foi descartada. Nos últimos dias tem sido realizado um trabalho de cavar o fundo em torno do empurrador utilizando a própria garra.

Segundo informações do comandante da Capitania dos Portos de Santarém, o capitão Ricardo Barbosa, na manhã da última sexta (24), por voltas das 08h45min. da manhã. O guindaste da Cábrea começou a puxar gradualmente o empurrador até 880 toneladas. Houve duas movimentações do empurrador. Uma pela manhã e outra no período da tarde. No final da tarde a carga foi reduzida para 800 toneladas e essa carga será mantida no período noturno. E na manhã deste sábado (25) os trabalhos reiniciaram voltando a carga de 880 toneladas. Após a reunião realizada entre os órgãos envolvidos e as empresas, ficou acertado que este procedimento será mantido até segunda, quando será realizada nova reunião no final do dia para avaliar os resultados.

Só para esclarecer, o guindaste está puxando e buscando desenterrar o empurrador. Ele continua preso nos sedimentos no fundo do rio e o objetivo atual é escavar em torno do mesmo para assim poder liberá-lo.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *