IJUS reúne mais de 370 participantes em reflexão sobre caminhos de uma Amazônia Sustentável

Promover momentos de reflexão sobre os caminhos da sustentabilidade em Juruti e região, foi a proposta do 1º Encontro Regional de Ações para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia promovido pelo Instituto Juruti Sustentável (IJUS), nos dias 29 e 30 de novembro, no município de Juruti. Reunindo o total de mais de 370 participantes nos dois dias, o IJUS abriu o diálogo entre acadêmicos, agentes públicos, gestores de empresas, representantes da sociedade civil e a comunidade em geral, sobre os desafios do desenvolvimento local sustentável.
Com o tema “Desenvolvimento sustentável em um cenário de crise”, Beto Veríssimo, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), realizou a palestra magna do Encontro, afirmando que “precisamos ser protagonistas do nosso amanhã”. Retratou aspectos sociais e econômicos atuais do Brasil, destacando a região amazônica, onde há grandes riquezas naturais que contrastam com os enormes dilemas sociais vivenciados localmente. Veríssimo convidou o público a refletir sobre sua realidade e ainda provocou a todos sobre a contribuição proativa que cada um pode exercer para a construção de um futuro melhor.


A abertura do encontro também contou com apresentações culturais das Associações Folclóricas das Tribos Muirapinima e Munduruku, grandes anfitriãs do Festival das Tribos Indígenas de Juruti (Festribal), que ocorre anualmente no último final de semana do mês de julho.
O segundo dia de evento foi intenso, com palestras e workshops sobre variados temas de interesse. Para Daniel Bentes, coordenador do programa Pará 2030, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará, Juruti está na frente de muitos municípios por ter um Instituto que consegue colocar todos os importantes agentes locais para dialogar. “Apesar de todas as dificuldades, vocês estão articulados. Isso é um caminho fundamental, de vocês chegarem e terem uma pauta conjunta e irem cobrar os direitos de vocês. Não tenho dúvida de que estão no caminho certo”. Bentes realizou a palestra “O Cenário local, regional e amazônico – de onde viemos, onde estamos e para onde vamos”, esclarecendo as iniciativas do Pará 2030 e as oportunidades de contribuições do Governo do Estado pelo desenvolvimento da região de forma integrada, otimizando recursos e potencializando resultados.
Durante o encontro promovido pelo IJUS, vários participantes puderam interagir ativamente, como comenta Ludimila Pinheiro, estudante de Administração Pública da Universidade Federal do Pará (UFPA): “O encontro foi muito importante na construção de conhecimento dos participantes, abrindo portas para quem estava tendo dificuldade de encontrar parcerias. O IJUS trouxe conhecimento através de palestrantes de referência nos temas aqui discutidos. As informações demonstraram alto nível, com grande importância regional”, completou.
Ana Letícia Silva, palestrante que representou o Programa Territórios Sustentáveis desenvolvido pela Agenda Pública nos municípios de Oriximiná, Terra Santa e Faro, retratou como o terceiro setor é fundamental para o sólido desenvolvimento local por meio de parcerias. “Em Juruti, percebi que as pessoas são bastante engajadas, com discursos interessantes, tanto em relação ao território quanto ao que é desenvolvimento sustentável, demonstrando abertura para trabalhar de forma integrada”, declarou.

 

 

Futuro
Para Gustavo Hamoy, presidente do IJUS, o Encontro foi um divisor de águas nas ações que o Instituto vem trabalhando, com grande expectativa de crescimento de suas ações. “Pudemos falar um pouco sobre o que nós acreditamos. A razão do IJUS existir e atuar. Ouvimos experiências de municípios vizinhos, já vislumbrando o próximo encontro, trazendo sempre o desenvolvimento local e regional.”
O encerramento do evento ocorreu com uma mesa redonda onde todos os palestrantes convidados realizaram considerações finais, destacando a importância de estabelecer alianças pelo bem comum. Segundo Rogério Ribas, gerente de Assuntos Institucionais e Recursos Humanos da Alcoa Juruti, o evento foi um marco na história de Juruti. “O IJUS trouxe pessoas de referência nacional nos temas, com dados importantíssimos, fazendo um comparativo até com outros locais do Pará. Importante termos essa visão mais ampla para construir uma perspectiva real de futuro melhor. E esse futuro começa hoje!”, comenta.
Os jovens foram a grande maioria do público no Encontro, principalmente acadêmicos de Juruti, que, há poucos meses, iniciaram novas turmas de graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) no município. “Foi notória a conscientização da juventude em relação ao seu futuro, expressando a importância de seu papel no mundo como acadêmicos e como futuros profissionais”, comentou Elis Lucien, do Projeto Saúde e Alegria, palestrante sobre o tema “Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável e Protagonismo Juvenil”.
O Encontro contou com o apoio de várias empresas locais e organizações de nível regional, além do próprio poder público e da Alcoa, empresa que mantém projeto de mineração de bauxita em Juruti. Entre as temáticas abordadas durante o Encontro, também houve a reflexão sobre o fortalecimento das cadeias produtivas locais, visualizando o desenvolvimento social e econômico em longo prazo, de forma desatrelada à exploração mineral, que possui tempo limitado como atividade econômica.
Delineada como proposta de modelo de desenvolvimento local sustentável, o Instituto Juruti Sustentável foi impulsionado originalmente com o apoio da mineradora Alcoa e hoje atua de forma totalmente autônoma, gerando espaços de diálogo e investimentos em projetos de sustentabilidade na região.

Sobre o IJUS

Estabelecido em agosto de 2008, o Instituto Juruti Sustentável (IJUS) é a primeira organização civil certificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) no município de Juruti-PA.

O IJUS é composto pelo Conselho Juruti Sustentável – CONJUS, órgão voltado à promoção do diálogo coletivo entre organizações sociais, poder público e iniciativa privada; Fundo Juruti Sustentável – FUNJUS, mecanismo financeiro voltado a investimentos em projetos voltados ao desenvolvimento sustentável local; e indicadores para acompanhamento de aspectos do desenvolvimento socioeconômico de Juruti. Conselho, Fundo e Indicadores, juntos, integram a estratégia “Tripé Juruti Sustentável”, que norteia a atuação do IJUS desde a sua origem.

 

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/IJUS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *