Lancha abusa na linha Itaituba-Santarém com aval da Arcon

“A ARCON só serve para liberar concessões, pois fiscalizar, que deveria fazer parte do andamento da liberação das operações, o órgão não faz”. Quem disse foi o vereador Peninha, na sessão desta semana na Câmara Municipal de Itaituba, com relação à Lancha Torpedo III, que toda viagem dá prego e mesmo sabendo do ocorrido a ARCON faz vista grossa.

O Vereador afirmou que na semana passada, a lancha saiu de Itaituba, rumo a Santarém, por volta das 12 horas e ao chegar na comunidade de Brasília Legal, sofreu o primeiro pane. Ali foi feito um remendo e a embarcação seguiu viagem. Quando chegou nas proximidades da praia conhecida por Ponta de Pedras, o motor parou e a lancha ficou à deriva no meio do rio.

O parlamentar disse que foi feita uma denúncia para a Capitania dos Portos em Santarém e uma lancha da Marinha foi até o local e rebocou a embarcação até a praia de Ponta de Pedras. Ali os passageiros foram agasalhados na Lancha Ana Karoline, que foi chamada pela Marinha para transportá-los até o porto em Santarém.

A lancha Torpedo III, que faz linha em substituição a lancha Ana Beatriz, foi rebocada até Santarém pela lancha da Marinha. A Lancha Torpedo III não é a primeira vez que dá pane nesta linha. A embarcação não tem as mínimas condições de fazer o transporte de passageiros nesta linha. Quando ela quebra, como é o caso agora, é substituída pela Lancha Veloz I, que também, além de pequena não oferece segurança aos passageiros.

Nesta última viagem da Lancha Torpedo III, um servidor da ARCON viajava nela e relatou toda a situação vivida pelos passageiros, que graças a Deus não acabou em tragédia, graças a denúncia feita à Capitania dos Portos que imediatamente deslocou uma lancha para prestar socorro. Os passageiros chegaram ao porto de Santarém, por volta das 22:30 horas.

A verdade é que nesta época de inverno, esta embarcação não oferece nenhuma segurança aos passageiros, pois além de pequena é estreita e quando pega banzeiro joga bastante.

Peninha concluiu seu pronunciamento dizendo que a ARCON está aguardando uma tragédia para proibir que esta lancha faça a linha Itaituba-Santarém-Itaituba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *