Celpa inaugura posto do Ecocelpa em Santarém

O projeto contribui com a preservação do meio ambiente e oferece descontos na conta de energia por meio da troca dos resíduos recicláveis

O município de Santarém será a mais nova cidade beneficiada com a instalação de um posto de coleta de materiais recicláveis do Projeto Ecocelpa. Este projeto é responsável por contribuir com a preservação do meio ambiente através da coleta seletiva de resíduos recicláveis que são trocados por descontos na conta de energia elétrica.

Com esta inauguração, o Ecocelpa passa a somar 15 ecopontos de coleta que estão estruturados em postos fixos ou volantes. O funcionamento dos postos fixo é diário durante a semana e atualmente temos instalados os ecopontos na sede da empresa, na Avenida Augusto Montenegro, em um shopping também na Avenida Augusto Montenegro, na Paróquia Divino Espirito Santo, em Ananindeua, no Lar Fabiano de Cristo no Guamá e na Travessa Cônego Leitão (em frente à Praça do Estrela), em Castanhal. Os postos volantes, que funcionam em datas específicas da semana, estão na Praça Matriz de Ananindeua, no Largo do Santuário de Fátima, no bairro de Fátima, em Icoaraci, nos bairros da Pedreira, próximo a Aldeia Cabana e Jurunas, próximo a Escola Rancho, também nos municípios de Marabá e Altamira.

De acordo com o líder da área de Eficiência e Inovação da Celpa e um dos responsáveis pelo projeto, Hugo Cardoso, conta que o Ecocelpa está em expansão. “A entrada em atividade do mais novo posto, no oeste do Pará, reforça o nosso compromisso de multiplicar cada vez mais a inciativa. Inauguramos recentemente dois novos postos do Ecocelpa em Marabá e Altamira, agora será a vez de Santarém”, diz Hugo.

RECICLAGEM – Em atividade há quase três anos, o Ecocelpa já conseguiu coletar cerca de 4.493,57 toneladas de resíduos recicláveis. Essa quantidade significa 11.271,86 toneladas capturadas de gás carbônico, substância altamente nociva ao meio ambiente. Essa contagem também representa uma economia de 21.949,51 MWh (megawatt), em se tratando de energia elétrica, pois para cada tipo de material reciclado, tem-se uma economia energética, devido ao seu reprocessamento e a não retirada direta das matérias primas na natureza.

Veja os resíduos que podem ser trocados:

Plásticos: garrafas pet, embalagens de produtos de limpeza, de massas, potes de manteiga e margarina, baldes e bacias, entre outros similares.

Metais: latas de alimentos, refrigerantes, cervejas, panelas, sucatas de ferro.

Papel: jornais e revistas, papel comum, livros, papelão.

Tetra Pack: caixas de leite ou sucos, caixinhas de molhos ou achocolatados.

Resíduos orgânicos: óleo de cozinha usado.

SERVIÇO: O posto Ecocelpa Santarém ficará localizado na Praça Barão de Santarém, no bairro da Prainha e funcionará de segunda à sexta-feira, nos horários de 8h às 12h e 14h às 17h. E aos sábados de 8h as 12h.

INAUGURAÇÃO: Será no próximo dia 26, às 9h00, na Praça Barão de Santarém. Estarão presentes ao evento, o presidente da Celpa, Nonato Castro; Prefeito Municipal de Santarém, Nélio Aguiar; Secretária Municipal de Meio Ambiente, Vânia Portela e demais autoridades municipais e organizações civis.

A Abertura Oficial contará com a Participação Especial da Banda Sinfônica Maestro Wilson Fonseca e a Coleta Seletiva Simbólica por parte dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE/Santarém.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Celpa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *