Festival das Iguarias abre calendário de eventos do assentamento Eixo Forte, em Santarém
A comunidade Ponte Alta, do Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Eixo Forte – município de Santarém (PA) -, irá realizar, nos dias 26 e 27 de maio, a primeira edição do Festival das Iguarias. Ele marca a abertura do extenso calendário de eventos do assentamento Eixo Forte, que, neste ano, abrange 14 festivais, de maio a dezembro, com foco na produção, culinária e no folclore.
O I Festival das Iguarias será aberto ao meio-dia de sábado (26), com a venda de itens da culinária regional, como pato no tucupi, galinha caipira, tacacá, mugunzá, vatapá, bolo de macaxeira, peixe assado, açaí e pupunha.
A barraca com a venda de comidas típicas funcionará de 12h a 0h, no sábado, e de 10h a 0h, no domingo (27).
Haverá atrações musicais no sábado e no domingo, às 20h e às 16h, respectivamente. A rainha do festival irá se apresentar nos dois dias de evento, às 18h.
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) apoia o evento por meio do serviço de assistência técnica e extensão rural prestado às famílias do assentamento Eixo Forte, que é executado pela Consulte, empresa contratada pelo órgão. Os comunitários são auxiliados na organização e divulgação do evento, além de terem passado por capacitação que envolve aspectos como a definição dos itens a serem comercializados e o atendimento ao público.
Como chegar a Ponte Alta?
O acesso à comunidade Ponte Alta se dá pela rodovia Everaldo Martins (PA-457), no sentido Alter do Chão. Uma faixa com a identificação do festival será colocada no ramal de entrada, que fica depois da comunidade Cucurunã. O centro da comunidade, onde ocorrerá o evento, fica a aproximadamente 10 quilômetros da rodovia.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Incra