Baile das Flores em Alter do Chão é sucesso de público e emociona os participantes

“Uma noite inesquecível!”, assim foi considerado a 31ª edição do Baile das Flores, ocorrido no sábado (26), na Vila Balneária de Alter do Chão. O baile denominado o Cravo e a Rosa, este ano foi voltado aos idosos usuários dos serviços do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Alter do Chão. Quinze casais tiveram a oportunidade de realizar o sonho de ser debutante por uma noite, alguns contaram com a participação dos filhos para este feito tão especial.

O evento que iniciou às 21h teve vários atrativos para animar os casais: show de Milton e Milena, desfile individual, desfile dos casais e a tão esperada valsa. Familiares e amigos dos idosos estavam presentes e se emocionaram com a linda noite preparada com toda dedicação e carinho.

O casal Julia Ferreira Correa e Canuto Lobato Correa, ambos com 78 anos, prepararam-se elegantemente para o baile. Eles, que já participaram das edições anteriores, foram os homenageados da noite por suas histórias de vida, o que para eles tornou o evento mais especial.

Dona Julia passou a participar do grupo dos idosos por conta de um problema de saúde. Suas três filhas Maria da Paixão Ferreira Correa, Maria Edinélia Ferreira Correa e Jandira Ferreira de Sousa a levaram ao Centro e hoje vão todas juntas para as atividades do equipamento. Seu Canuto também superou desafios ao longo de sua jornada. Músico do grupo Espanta Cão, teve a vida recuperada pelo Cras e hoje sempre participa das atividades.Mais três idosos viúvos receberam homenagem especial, o senhor Manoel Carmo Mendes, a dona Zuma Correa e a dona Almira dos Santos, que disse ainda sonhar em casar-se na Igreja.

Dione Galvão, pedagoga e técnica de referência do serviço do Cras Alter do Chão, foi a idealizadora do projeto que contemplou o grupo de idosos. “Há três anos quando entrei para o serviço pensei no tema o Cravo e a Rosa, com o objetivo de homenagear a família e a união de todos. A família é a base de tudo então trazer as famílias é trazer a renovação da aliança para os casais. Há anos que eles fizeram um compromisso com Deus. Amadurecemos a ideia e então nos preparamos para essa grande noite que valorizou a instituição do casamento e a união das famílias. Nos encontramos três vezes na semana, na quarta, quinta e sexta-feira por três horas, e colaboramos para que eles se sintam importantes. O Cras de Alter do Chão atende com frequência 70 idosos.”

Prefeito Nélio Aguiar e sua esposa Celsa Brito participaram do evento

O Prefeito de Santarém Nélio Aguiar e a primeira dama e Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, prestigiaram e aprovaram o baile. “Este é o segundo ano em que estamos colaborando com a realização do baile, que é uma tradição na nossa cidade, e não tem preço ver nossos usuários tão felizes compartilhando esse momento com suas famílias. A noite foi maravilhosa e com certeza ficará marcada na vida dessas pessoas que prestigiaram o momento dedicado a eles. Agradecemos aos nossos colaboradores do Cras Alter do Chão e da Semtras que não mediram esforços para fazer com que a noite ficasse tão bonita. O empenho com que tudo foi preparado merece os nossos agradecimentos”, afirmou Celsa Brito.

Sobre – A Proteção Social Básica objetiva prevenir situações de risco por meio de desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. A oferta dos serviços de prevenção, destinados ao atendimento das famílias e indivíduos que se encontram em situações de vulnerabilidade e risco social são realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que realiza visitas domiciliares, orientações (Benefício de Prestação Continuada – BPC, descondicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF), entre outros), encaminhamentos, atendimentos psicossocial e pedagógico, além de inclusão e atualização do Cadastro Único.

O Cras representa a porta de entrada para os serviços socioassistenciais e devem ser buscados para informação e orientação. Dentre os serviços oferecidos nos Cras estão:

– Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (Paif): Consiste no trabalho social com as famílias com a finalidade de fortalecer a função protetiva cujo objetivo é prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

– Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – Consiste em um serviço complementar ao trabalho social com as famílias realizado por meio do Paif. Tem como principal objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido da vida coletiva. O SCFV é organizado em grupos de acordo com os diferentes ciclos de vida: Crianças e Adolescentes, de 7 a 14 anos; Adolescentes, de 15 a 17 anos; Pessoas idosas, com idade igual ou superior a 60 anos. O Cras Alter do Chão está localizado na Tv. Antônio Agostinho Lobato s/n – Bairro Centro – Alter do Chão.

Fonte: RG 15/O Impacto e Agência Santarém de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *