Descaso – Prefeito acusado de abandonar ruas de Itaituba
Em protesto, moradores bloquearam várias ruas do Município
Há cerca de vários dias, diversas ruas de Itaituba, principalmente do bairro São Tomé, foram bloqueadas por moradores, impedindo a passagem de veículos e ciclistas. A ação é um protesto pela ausência de asfalto nas localidades, o que resulta em bastante poeira.
Ao menos quatro ruas continuam bloqueadas, 12ª, 13ª, 14ª e 15ª, ruas dos bairros São Tomé e Jardim das Araras. Motoristas e moradores reclamam da situação, principalmente pais de crianças que precisam chegar às escolas. Lixo, manilhas, madeiras e outros objetos foram colocados nos locais de bloqueio.
“Se as pessoas reivindicam melhorias nas ruas, elas poderiam ir diretamente na Prefeitura fazer o pedido. Isso na rua prejudica todos nós. No sábado quase cai na minha bicicleta em um desses pontos, é uma situação difícil”, disse uma moradora à reportagem.
Outra moradora também relatou que uma pessoa doente teve dificuldades de locomoção após precisar ser levada ao hospital, o bloqueio teria dificultado o transporte de emergência do mesmo.
Nossa reportagem conversou com Orismar Pereira, Secretário de Infraestrutura do Município. Ele disse que já reuniu com moradores, onde garantiu que o trabalho será feito o quanto antes, porém, os manifestantes não aceitaram desobstruir a passagem até lá, informando que só fariam isso quando o trabalho iniciasse.
O secretário falou, ainda, que atualmente o Viva Itaituba e o Liberdade são os bairros que estão recebendo os trabalhos de melhoria e pavimentação, por este motivo não há possibilidades de deixar esses trabalhos para imediatamente resolver os problemas dos moradores do São Tomé e Jardim das Araras. “Esses bairros serão os próximo a receberem os trabalhos, está em nossa programação”, disse Orismar Pereira.
“Nós nos preocupamos com a cidade inteira, se largarmos um serviço pela metade para começar outro estaremos prejudicando os moradores. Por isso só pedimos um pouco de paciência aos moradores, o mais rápido possível suas reivindicações serão atendidas”, finalizou o Secretário
PREFEITO VALMIR ABANDONOU BAIRRO JARDIM DAS ARARAS: Reproduzimos os anseios dos moradores, que cobram com veemência o que consideram verdadeiro descaso. Dois exemplos são a 11ª Rua e a 12ª Rua, sentindo Laranjal, onde a população não agüenta mais com tanta poeira, com crianças adoecendo, sendo que nesse local tem a Escola Maria Aparecida de Sousa Costa, onde os alunos estão sendo prejudicados com muita poeira quando os carros passam em alta velocidade.
FIM DO BLOQUEIO DA BR 230: Terminou, com muita revolta, ao meio dia de sábado (11), a manifestação que bloqueou por seis dias a Rodovia Transamazônica (BR 230) em Rurópolis. A desobstrução aconteceu após determinação judicial que obrigou a população a encerrar o protesto, sob pena de multa diária em caso de descumprimento.
Apesar de todo o esforço das lideranças, o protesto terminou sem nenhuma conquista, fazendo com que todo o esforço tenha sido em vão, isso causou revolta aos moradores e lideranças do movimento. O protesto iniciou segunda-feira (06), onde a princípio a estrada era liberada para passagem de veículos somente de 6 em 6 horas, pouco tempo depois, os manifestantes ficaram ainda mais rígidos, e decidiram abrir passagem, somente de 12 em 12h.
As difíceis condições de tráfego na Transamazônica sempre causaram grandes transtornos para os motoristas que trafegam pela rodovia federal. Mesmo com os trabalhos de pavimentação iniciados há quase uma década, ainda existem vários trechos em péssimas condições, pontes inacabadas, e outros problemas, o que causa grandes prejuízos para toda a região.
O movimento foi organizado pelo SINTRAF, Feira da Agricultura Familiar, Associação dos comerciantes de Rurópolis, Associação Terra Viva do km 40, Associação do km 100, Associação dos moto-taxistas de Rurópolis, e teve o apoio de empresas de toda a região.
Fonte: RG 15/O Impacto e Portal Giro