Ministro da Integração Nacional vistoria obras da orla de Santarém

As obras do Projeto Orla que tiveram início em 14 de dezembro de 2017 já estão com 50% dos serviços executados. Na manhã de sábado (22), o Ministro da Integração Nacional, Antônio Pádua, vistoriou os serviços que já foram realizados na orla de Santarém.

A vistoria contou com a presença do Prefeito Nélio Aguiar, do titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) Daniel Simões e por técnicos da Defesa Civil Nacional e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec).

O titular da Seminfra Daniel Simões explicou sobre o valor que já foi empregado e quais os serviços já executados. “A empresa Mello Azevedo, responsável pela obra, já fez 81% das fundações, 63% de aterro e 87% de bombeamento. Aqui perto do Bosque Vera Paz já iniciaram a cravação das estacas da fundação do píer, que vai fazer parte da obra. Os 6 píeres não estão sendo executados aqui em Santarém, possibilitando que a obra avance mais rápido. O rio está baixando e com isso a equipe vai concluir as fundações e finalizar o muro de contenção. As placas de pré-moldados já estão prontas e as fundações também, faz-se a laje piso e colocam-se os píeres. É um trabalho bem articulado, com várias frentes de serviço, para que o prazo seja cumprido e a finalidade também, que é minimizar os riscos de acidente”.

Antônio Pádua ressaltou as prioridades do Ministério da Integração Nacional. “Temos a prioridade de garantir a segurança hídrica, de trabalhar para o desenvolvimento regional e também de investir em obras de prevenção. Essa obra em Santarém está avançada e já liberamos 70% do recurso. Viemos fazer uma visita de fiscalização, acompanhamento e verificação da qualidade da obra, checando com a equipe de engenharia o cronograma físico da obra, para que possamos liberar então os 30% restante do recurso necessário. O cronograma da obra está no prazo. Vale ressaltar que não houve atraso, permitindo que a obra avançasse, isso porque está sendo bem administrada pela prefeitura. É uma grande obra que vai mudar a realidade dessa área portuária. Santarém ganha com isso”, enfatizou.

Para o gestor municipal Nélio Aguiar é muito importante esse acompanhamento de perto para mostrar a necessidade da população santarena. “É uma obra de prevenção que está sendo executada com qualidade. Tivemos interferências como a cheia e o próprio tablado, mas a empresa continuou trabalhando. Quando foi aprovado o projeto ele atendeu uma grande demanda das comunidades ribeirinhas que precisam chegar até aqui. O projeto da orla não vai beneficiar somente as pessoas que moram na área urbana, pois contaremos com 6 píeres para atracação de embarcações. A equipe já começou a trabalhar no primeiro píer. Isso vai dar mais segurança a população e não vai danificar o cais de arrimo. Já conseguimos aprovar a prestação de contas e foram liberados mais 14 milhões que completaram os 70% dos recursos. Agora vamos trabalhar mais, para solicitar os 30% restante e até janeiro de 2019 entregar a orla da cidade”, finalizou.

Sobre a obra:
Está sob a responsabilidade da Construtora Mello Azevedo S/A no valor de R$ 72.103.595,26. É dividida em 3 metas:

1ª Meta – Muro de contenção
Extensão: 1.640m
Perímetro: Travessa Augusto Montenegro até o Bosque da Vera Paz
2ª Meta – Píeres
Quantidade: 6 unidades ao longo do muro de contenção
3ª Meta – Casas de Bomba
Quantidade: 2 unidades

Fonte: RG 15\O Impacto e Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *